Ana Paula Solino Bastos
Tem interesse em investigações acerca da Formação inicial e continuada de professores pautada na perspectiva freireana; Reestruturação de Currículos Escolares baseados em Paulo Freire; Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais; Ensino de Ciências por Investigação nos Anos Iniciais; Processos de ensino e aprendizagem de Ciências baseados na perspectiva histórico-cultural.
Quadriênio |
Produção mais relevante para o PPGEFOP |
Quadriênio (2017-2020) |
SOLINO, A. P.; SASSERON, L. H. A significação do problema didático a partir de Potenciais Problemas Significadores: análise de uma aula investigativa. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 25, p. 569-587, 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v25n3/1516-7313-ciedu-25-03-0569.pdf> |
Quadriênio (2017-2020) |
LIMA, J. A.; SOLINO, A. P.; GEHLEN, S. T. A Investigação temática na elaboração de um projeto político pedagógico humanizador. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 19, p. 1379-1409, 2019. Disponível em: < https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss3articles/assuncao-solino-gehlen.pdf> |
Quadriênio (2017-2020) |
BONFIM, V.; SOLINO, A. P.; GEHLEN, S. T. Vygotsky na Pesquisa em Educação em Ciências no Brasil: um panorama histórico. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 18, p. 224-250, 2019. Disponível em: < http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen18/REEC_18_1_11_ex1452.pdf> |
Quadriênio (2017-2020) |
SOLINO, A. P.; SASSERON, L. H. Investigando a significação de problemas em Sequências de Ensino Investigativa. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 23, p. 104-129, 2018. Disponível em: < https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/995/pdf> |