Disciplinas
Nível do Curso: Mestrado em Ensino e Formação de Professores
Periodicidade de Seleção: anual
Disciplinas obrigatórias: 08 créditos
Disciplinas optativas: 12 créditos
Atividades programadas: 08 créditos
Dissertação: 92 créditos
Total de créditos mínimos necessários para titulação: 120 créditos
Duração máxima do Curso: 36 meses;
Duração mínima do Curso: 18 meses
Vagas por Seleção: 20 vagas anuais.
Descrição sintética do esquema de oferta do curso:
Para o estudante obter seu título de MESTRE, ele deverá cumprir um total de 12 créditos em disciplinas obrigatórias, 08 créditos em disciplinas optativas, 08 créditos em atividades programadas, ser aprovado no exame de qualificação, cumprir estágio docência (no caso de bolsistas), comprovar proficiência em língua estrangeira moderna, defender e ter sua dissertação aprovada. O exame de qualificação, que consistirá na análise do desenvolvimento do projeto de pesquisa e na discussão da versão parcial da tese do estudante, deverá ocorrer até 18 meses após a primeira matrícula.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
OBRIGATÓRIA PARA LINHA DE PESQUISA |
ESTUDOS AVANÇADOS DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Ementa: Estudo de teorias que fundamentam os processos de ensino e aprendizagem. O ensino e a mediação pedagógica. As relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. Análise das relações entre aprendizagem e desenvolvimento e implicações para as práticas pedagógicas. A aprendizagem e sua interface com o desenvolvimento cultural. O planejamento e a organização do processo ensino, aprendizagem e avaliação. |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO |
FUNDAMENTOS DO PROCESSO E DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES Ementa: A constituição do trabalho docente e modelos de ação. Bases epistemológicas da formação inicial e continuada de professores. A autonomia do trabalho docente. A proletarização e o papel do Estado e políticas públicas na profissão docente. A formação e a ação política do docente no Brasil. A escola como lócus do trabalho docente. Profissão docente, legislação e programas de formação. |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO |
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA EM ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Ementa: A pesquisa e suas implicações sociais. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa em ensino e formação de professores. Principais abordagens metodológicas da pesquisa ensino: pesquisa experimental; pesquisa-ação e pesquisa participante; estudo de caso; estudo etnográfico; análise de conteúdo; pesquisa histórica; pesquisa bibliográfica; estudos longitudinais e transversais. |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
DISCIPLINAS OPTATIVAS |
LINHA DE PESQUISA |
MULTICULTURALISMO, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Ementa: O ensino a formação de professores no contexto das diversidades cultural, de raça/gênero/sexualidades. Multiculturalismo, ensino e formação docente. Estudos culturais e ensino. Educação inclusiva. |
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LINGUAGEM, COGNIÇÃO E EMOÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO Ementa: Linguagem e cognição: pressupostos teóricos, pesquisas, relações com o ensino, a aprendizagem e o planejamento de ensino. O processo de leitura e escrita no ensino e aprendizagem. O papel das emoções no ensino e aprendizado. Questões metodológicas das pesquisas sobre cognição, linguagem e emoção no processo de ensino. |
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METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO Ementa: Origens e princípios epistemológicos das metodologias ativas. Aprendizagem baseada em problemas e problematização: conceituação e aplicações. Metodologia de ensino por estudos de casos. Metodologia de ensino por projetos. Ensino por investigação e a pesquisa como princípio de educativo. Aprendizagem colaborativa. Sala de aula invertida. |
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ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Ementa: Discute o processo ensino-aprendizagem no contexto das Ciências da Saúde, a partir do conhecimento das bases filosóficas da educação, das tendências pedagógicas, das metodologias do ensino e das técnicas e instrumentos didáticos para a formação e atuação profissional em saúde. Analisa a relação existente entre educação e processo saúde-doença do indivíduo e das coletividades. Aborda estratégias de ensino que podem ser utilizadas no exercício da prática profissional em saúde. |
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TICs APLICADAS AO ENSINO E À FORMAÇÃO DE PROFESSORES Ementa: Novos paradigmas sociais e os processos de informatização da sociedade. Dispositivos e interfaces no ensino, aprendizagem e (in)formação da população. Estratégias pedagógicas com uso de tecnologias de informação e comunicação. Softwares para o ensino. |
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DIDÁTICA NOS ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE ENSINO Ementa: Espaços formais e não formais de ensino: história, objetivos e propostas. O ensino e a aprendizagem nos espaços formais e não formais. Materiais educativos e sua função. Atividades educativas nos espaços formais e não formais: planejamento, execução, mediação didática, avaliação. |
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ESTUDOS EM AVALIAÇÃO Ementa: Avaliação como instrumento indispensável para o planejamento e acompanhamento das ações de ensino. As diferentes concepções da avaliação e suas questões na prática. Procedimentos e instrumentos da avaliação em processos de ensino e formação de professores. |
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