Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores foi aprovado pelo APCN de 2019, tendo seu reconhecimento oficializado por meio da Portaria N° 540 publicada no Diário Oficial de 15 de junho de 2020. Foi idealizado com os objetivos de: proporcionar aperfeiçoamento teórico e prático relativo aos processos de ensino e de aprendizagem que impacte diversos atores sociais; planejar e desenvolver práticas pedagógicas em espaços formais e não formais de modo a estimular a autonomia formativa e a transformação dos processos educativos; desenvolver e avaliar metodologias e materiais didáticos destinados ao ensino escolar e não escolar de diferentes campos do conhecimento; valorizar o papel da pesquisa sobre os processos de ensino, aprendizagem e formação de professores na modificação positiva do contexto histórico, social, cultural e ambiental da região; contribuir com um processo formativo que favoreça o pensamento crítico e a compreensão da diversidade cultural e modificação das iniquidades sociais vigentes; contribuir com o avanço teórico-metodológico da pesquisa em ensino e formação de professores que se coadune às necessidades da região; fomentar a formação crítica de professores; e colaborar na difusão do conhecimento científico como cultura e direito de todos. Por meio da formação de pesquisadoras e pesquisadores em Ensino, espera-se formar sujeitos capazes de desenvolver e atuar autônoma e colaborativamente em atividades didático-pedagógicas e diferentes contextos educativos numa perspectiva crítico-reflexiva. Atualmente o PPGEFOP oferta o Curso de Mestrado em Ensino e Formação de Professores cuja área de concentração é: "Processos de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores".