Laboratórios


Laboratório de Ensino de Ciência da Computação (LECC)

Criado em 2010 pelos professores do curso de Ciência da Computação e tem como objetivo principal oferecer um espaço de ensino, incluindo atividades como aulas de disciplinas do curso, palestras e minicursos. O LECC ocupa duas salas com uma área de aproximadamente 70 m2 no Bloco C da Universidade Federal de Alagoas e atualmente conta com 33 computadores, sendo 15 máquinas Itautec e 18 máquinas HP. Os computadores Itautec possuem processador Pentium Dual-Core, 2GB de memória RAM e HD de 320 GB. Os computadores HP contam com um processador intel Core i5, 4 GB de memória RAM e HD de 320 GB. Todas as máquinas possuem dual boot com Windows e Linux Ubuntu. O LECC é gerenciado pelo Grupo de Estudos Dirigidos dos Alunos de Informática (GEDAI), grupo este responsável pela configuração das máquinas e ferramentas. O grupo atualmente é formado por quatro estudantes voluntários incentivados: pelo aprendizado direcionado, participação gratuita em eventos organizados pelo curso de Computação, aproveitamento de carga horária flexiva, entre outros.


Laboratório de Análise, Modelagem e Programação (LAMP)

O Laboratório de Análise, Modelagem e Programação - LAMP foi criado em agosto de 2010 pelos professores Mário Hozano e Alexandre Barbosa com a finalidade de criar um ponto de referência em Tecnologia de Informação no agreste alagoano. A equipe do LAMP é formada por professores, alunos, ex-alunos e profissionais. O laboratório já realizou projetos em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - (FAPEAL), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Alagoas (SECTI) e o Grupo de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Arapiraca (GTInfo) e diversas empresas de Arapiraca e região. 


Laboratório Multidisciplinar de Computação (LabMulti)

Criado em 2016 e acolhe trabalhos de pesquisa (científica e/ou tecnológica) e de extensão que tenham a Computação como área fim ou meio, eventualmente envolvendo outras áreas do conhecimento. 


Laboratório de Banco de Dados e Engenharia de Software


Laboratório de Computação Gráfica e Processamento de Imagens

Instalado no NCEx o laboratório engloba dois laboratórios: 

O Laboratório de Modelagem e Análise de Redes Complexas(LaMARC) encontra-se no Núcleo de Ciências Exatas da UFAL/ARAPIRACA e tem como objetivo estudar redes tecnológicas usando da teoria de redes complexas. Utilizando-se o arcabouço matemático oferecido pela teoria de redes complexas é possível definir uma infraestrutura eficaz e eficiente que atenda às necessidades das redes tecnológicas, e garanta a qualidade dos serviços por elas oferecidos. São realizadas pesquisas em Redes Veiculares, Redes de Distribuição de Energia, Internet e Imagens. O grupo possui a colaboração de  pesquisadores do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN) que encontra-se nas dependências do CPMAT (Centro de Pesquisas em Matemática Computacional) da UFAL (Universidade Federal de Alagoas). 

O PAIVA


Laboratório de Hardware e Redes de Computadores


Centro de Inovação Colaborativa de Arapiraca (CICA)

O Centro de Inovação Colaborativa de Arapiraca (CICA) é um programa da Universidade Federal de Alagoas que visa favorecer o desenvolvimento regional a partir da promoção de Inovação Colaborativa entre a Universidade e Pessoas Jurídicas/Físicas do Setor Público e Privado. Vinculado ao Campus Arapiraca da UFAL, o CICA oferece uma série de possibilidades de parcerias por meio de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, especialmente nas áreas de tecnologia da informação, comunicação e automação.