Resolução sobre o Estágio de Docência
Dispõe sobre o Estágio de Docência no Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) da UFAL/ Campus Arapiraca
Resolucao Estagio de Docencia PPGEFOP2021.pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E FORMAÇÃO DE
PROFESSORES
CAMPUS ARAPIRACA
Resolução nº 01, de 30 de junho de 2021
Dispõe sobre o Estágio de Docência no
Programa de Pós-Graduação em Ensino e
Formação de Professores (PPGEFOP) da
UFAL/Campus Arapiraca.
O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores da
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, por meio de suas atribuições,
CONSIDERANDO que o Estágio de Docência é atividade formativa para mestrandos;
CONSIDERANDO as particularidades da formação docente, e compreendendo que o
estágio não se caracteriza exclusivamente como ministrar componentes curriculares,
resolve estabelecer as seguintes normas para o Estágio de Docência:
DAS DEFINIÇÕES
Art. 1º – O Estágio de Docência é uma atividade curricular, definida como um espaçotempo de formação e de reflexão em torno da docência superior dos discentes do
Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores, no formato de
Atividades Complementares II, em práticas de ensino na graduação da Universidade
Federal de Alagoas, ou em outra Instituição de Ensino Superior.
§1º – A critério do Orientador, com a anuência do Colegiado, o Estágio de Docência
poderá ser realizado em outras Instituições Públicas do Ensino Superior.
§2º – A participação dos discentes de pós-graduação no Estágio de Docência não cria
vínculo empregatício e não é remunerado.
Art. 2º – O Estágio de Docência será desenvolvido pelo discente do PPGEFOP em curso
de graduação sob a supervisão do docente responsável pela disciplina.
§1º – A escolha da disciplina deverá considerar a sua relevância para o processo formativo
do discente no que diz respeito à formação profissional e interesses de pesquisa, devendo
ser realizada com a concordância do Orientador.
Art. 3º – O Estágio de Docência na graduação é obrigatório para discentes bolsistas e
facultativo aos demais discentes, por um período equivalente a 1 (um) semestre letivo em
disciplina de carga horária mínima de 30h.
Parágrafo único: O Programa recomenda, no entanto, que todos os discentes sem
experiência em atividades formais de ensino na Educação Básica ou Ensino Superior
desenvolvam o Estágio de Docência.
Art. 4º – As atividades do Estágio de Docência incluem todas aquelas relacionadas à
prática pedagógica no Ensino Superior, tais como, mas não restritas a estas: elaboração
de plano de ensino, planejamento de atividades teórico-práticas, regência e avaliação. É
vedado ao discente assumir inteiramente a responsabilidade da disciplina.
Parágrafo único: O(A) discente que exerceu docência na graduação em Instituições de
Ensino Superior poderá solicitar dispensa do Estágio de Docência e equivalência de
créditos, apresentado comprovação. As disciplinas, para fins de comprovação, deverão
ter carga horária mínima de 30 horas.
SOBRE OS CRÉDITOS DO ESTÁGIO
Art. 5º – As Atividades Complementares II - Estágio de Docência contabilizarão 2 (dois)
créditos para os discentes.
Art. 6º – Ao final do estágio, o(a) discente deve submeter à aprovação da Coordenação
do PPGEFOP um relatório de atividades assinado pelo supervisor, conforme modelo
(Anexo I). O cômputo dos créditos será efetivado somente após a aprovação do relatório,
redigido conforme esta resolução.
DAS ATRIBUIÇÕES DO(A) ORIENTADOR(A)
Art. 7º – Constituem atribuições do(a) orientador(a):
I – Acompanhar o cumprimento do Estágio de Docência, bem como analisar e indicar
a relevância da disciplina em que será realizado o estágio para a formação do
discente;
II – Dar anuência ao Plano de Trabalho para o estágio;
III – Avaliar o rendimento do discente e dar anuência ao Relatório Final do Estágio
de Docência, conforme modelo (Anexo I), emitindo seu parecer para aprovação ou
reprovação.
DAS ATRIBUIÇÕES DO(A) DISCENTE
Art. 8º – Constituem atribuições do(a) discente:
I – Elaborar o Plano de Trabalho da Disciplina em conjunto com o(a) professor(a)
responsável pela disciplina de Graduação, na qual realizará o Estágio e sob anuência
do(a) professor(a) orientador(a) do PPGEFOP;
II – Solicitar matrícula na Secretaria do PPGEFOP durante o período regular,
estabelecido no calendário acadêmico da pós-graduação em Atividades
Complementares II;
III – Encaminhar, no máximo de 15 (quinze) dias após o início do semestre letivo,
à Secretaria do PPGEFOP, em requerimento próprio (Anexo II), o Plano de
Trabalho do Estágio de Docência;
IV – Cumprir seu Plano de Trabalho;
V – Submeter o Relatório Final do Estágio de Docência, conforme modelo (Anexo
I), à Secretaria do PPGEFOP, com parecer do(a) professor(a) responsável pela
disciplina e anuência do orientador(a), até no máximo 30 dias após o término do
semestre letivo da graduação.
DAS ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA
Art. 9º – Constituem atribuições da Secretaria do PPGEFOP:
I – Compor um processo para cada discente do Estágio de Docência contendo: o
requerimento de solicitação de Estágio Docência do(a) discente, conforme modelo
(Anexo II), e o Plano de Trabalho na disciplina em que o Estágio será realizado;
II – Cadastrar o(a) discente nas Atividades Complementares II - Estágio de
Docência;
III – Acompanhar o cumprimento da entrega do Relatório Final do Estágio de
Docência à Secretaria do PPGEFOP, no máximo 30 dias após o encerramento do
semestre letivo na graduação;
IV – Juntar o Relatório Final do(a) discente ao processo, a que se refere o inciso I
deste artigo, e arquivá-lo na pasta pessoal do(a) interessado(a).
DAS ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO DO PPGEFOP
Art. 10º – Constituem atribuições da Coordenação do PPGEFOP:
I – Promover a avaliação contínua das atividades de Estágio Docência, envolvendo
discentes e docentes orientadores;
II – Encaminhar um ofício aos coordenadores dos Colegiados de Graduação, nos
quais os pós-graduandos realizarão o Estágio de Docência, solicitando a anuência
para o seu desenvolvimento;
III – Exigir o cumprimento das normas e prazos do Estágio de Docência, bem como
proceder os encaminhamentos para a concessão dos créditos devidos quando todas
as prerrogativas forem cumpridas.
Art. 11º – Os casos omissos serão resolvidos no âmbito do Colegiado do PPGEFOP.
Art. 12º – Esta resolução entra em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho do
PPGEFOP.
Arapiraca-AL, 30 de junho de 2021.
Prof. Dr. Wilmo Ernesto Francisco Júnior
Prof. Dr.ª Tereza Cristina C. de Albuquerque
Coordenação PPGEFOP
ANEXO I
Roteiro para Elaboração do Relatório de Estágio de Docência
I. INTRODUÇÃO
Breve descrição de seu projeto de dissertação e de suas atividades no
PPGEFOP
II. INFORMAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA ONDE O
ESTÁGIO FOI REALIZADO OU DAS ATIVIDADES
REALIZADAS CONFORME O ARTIGO 3º
Descrição – contendo Unidade Acadêmica ou IES onde foram desenvolvidas
as atividades,
Nome da disciplina, docente responsável pela disciplina, período, carga
horária e créditos; ementa, objetivos, metodologia e bibliografia.
III. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO
Preparação das atividades;
Descrição das atividades, acompanhada de informações acerca das leituras
realizadas e materiais/sites consultados.
IV. AVALIAÇÃO DO ALUNO
Incluir avaliação das oportunidades de formação oferecidas pelo estágio de
docência e autoavaliação de desempenho.
V. ANEXOS
Plano da Disciplina;
Parecer assinado do(a) docente da graduação que supervisionou o Estágio
Docência;
Parecer assinado do(a) docente orientador(a) do PPGEFOP;
Outros documentos ou registros importantes.
ANEXO II
Requerimento para a realização de estágio de docência
Arapiraca-AL,
de
de 202X.
Ao: Coordenador (a) do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de
Professores
De: Nome do discente.
Prezado(a) Senhor(a),
Eu, (nome do/a discente), regularmente matriculado(a) no Curso de Mestrado do
Programa de Pós- Graduação em Ensino e Formação de Professores da UFAL, No.:
(número de matrícula), orientando (a) pelo(a) Prof. (nome do orientador), venho por meio
deste, solicitar a realização de Estágio de Docência junto à disciplina (código da disciplina
e nome). Encaminho, em anexo, o Plano de Ensino da Disciplina (no caso de atividade
de regência em graduação e o Plano de Trabalho (no caso de orientação de TCC na
graduação).
Nestes Termos, pede Deferimento.
Assinatura do Discente
Assinatura do(a) Orientador(a)