Área de concentração

NATUREZA E SOCIEDADE

A área de concentração Natureza e Sociedade articula pesquisas que estão ligadas aos saberes, processos e práticas que visam uma relação mais sustentável entre as pessoas e os recursos naturais. A nossa visão sistêmica de natureza e sociedade busca compreender essas duas dimensões interligadas como sistemas interdependentes e interativos, que devem estar em equilíbrio dinâmico. A natureza é vista como um sistema complexo, composto pelos seres vivos e elementos físicos, tal como por ecossistemas, ciclos biogeoquímicos e biodiversidade, que interagem entre si, constituindo relações que sustentam a vida na Terra. Por outro lado, a sociedade também é um sistema complexo, composto por instituições, economia, cultura, política e população. As interações sociais, as decisões políticas e o consumo de recursos naturais impactam diretamente a natureza. Consideramos que as ações humanas podem tanto impactar negativamente a natureza quanto contribuir para a sua conservação e sustentabilidade.

Pela sustentabilidade busca-se a conciliação entre a necessidade de produzir bens de consumo e a preservação dos elementos da natureza, ambos igualmente necessários à qualidade de vida da sociedade. As pesquisas dessa área de concentração cobrem, especificamente, as relações entre sistemas educacionais, naturais, de gestão e produção, alinhadas à avaliação e mitigação de impactos ambientais, bem como à conservação da sociobiodiversidade. Desta forma, o conjunto das três linhas de pesquisa contempla dimensões ecológica, territorial, ambiental, social, cultural, econômica e política da sustentabilidade.

Os sistemas naturais são nossa base de pesquisa, correspondem ao capital natural. Entender como gerir e transformar o capital natural, por meio da tecnologia, em bens de consumo contribuirá para melhorar a capacidade produtiva da economia e a sustentabilidade, no contexto regional. Os fatores de produtividade dos sistemas naturais serão considerados nos sistemas de gestão e produção para aumentar o equilíbrio entre a natureza e a sociedade. Ao final, entendemos que a educação e a política são necessárias para gerir, valorizar, distribuir, manter e utilizar estes bens produzidos de modo mais sustentável, melhorando a qualidade de vida da natureza e da sociedade.

As pesquisas desenvolvidas no contexto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb) serão orientadas a partir da ênfase nos sistemas da região do Baixo São Francisco e seu delta, na região do Litoral Sul, bem como no Agreste alagoano, proporcionando conhecimentos relativos às suas dinâmicas e aos impactos antrópicos nos sistemas da sociobiodiversidade e sua governança.