Linhas de Pesquisa

SISTEMAS EDUCACIONAIS E SUSTENTABILIDADE

Entendemos por sistema educacional o conjunto de instituições de educação básica, de educação superior, de educação profissional e tecnológica, federais, estaduais e municipais, públicas e privadas e de todos os atores envolvidos no processo educativo da população. Tais sistemas são fundamentais na definição e compreensão das relações entre a natureza e a sociedade e enfatizaremos aqueles da região do Baixo São Francisco, do Litoral Sul e do Agreste alagoano. Esta linha investiga o nexo entre saberes científicos, tecnologia, sociedade e natureza numa dimensão transversal do conhecimento, evidenciando os aspectos multidimensionais das questões socioambientais, numa perspectiva interdisciplinar de produção do conhecimento e interpretação da complexidade dos problemas ambientais contemporâneos, com ênfase na Educação e no Ensino; promove a construção, divulgação e popularização da Ciência na perspectiva da sociobiodiversidade; analisa temas relacionados à Educação Ambiental, em ambientes escolares e não escolares, enfocando a ação e a formação de docentes e pesquisadores, considerando a diversidade e alteridade dos grupos sociais, sua importância no entendimento das relações entre natureza e sociedade e os desafios globais enfrentados na atualidade. São exemplos de temas abordados nas pesquisas desta linha:

  • Educação ambiental em ambientes escolares e não escolares;
  • Políticas públicas de educação para a sustentabilidade;
  • Implicações das tecnologias na educação e na sustentabilidade;
  • Educação, territórios e povos tradicionais.

SISTEMAS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE

Esta linha de pesquisa descreve e avalia as relações entre a sociobiodiversidade dos sistemas naturais e a sustentabilidade de ecossistemas marinhos, dulcícolas e terrestres, com ênfase no Baixo São Francisco, Litoral Sul e Agreste alagoano. Esses estudos podem ser realizados em diferentes escalas geográficas e temporais, com destaque para a criação de linhas de base para gestão da sociobiodiversidade. A linha de pesquisa também identifica impactos ambientais e propõe estratégias para sua prevenção e mitigação, bem como de conservação da sociobiodiversidade. A sociobiodiversidade se refere aqui à interação entre a biodiversidade (variedade de vida, incluindo espécies de plantas, animais, microrganismos, genes e ecossistemas) e as dimensões sociais e culturais das comunidades humanas. O conceito reconhece a estreita relação entre as diversas formas de vida e as sociedades humanas, destacando a interdependência entre os sistemas ecológicos e as práticas culturais, tradições, conhecimentos e formas de organização social das comunidades. São exemplos de temas abordados nas pesquisas desta linha:

  • Interações ecológicas e socioecológicas e suas contribuições para a sustentabilidade dos sistemas naturais;
  • Impactos da agropecuária sobre as comunidades e ecossistemas continentais;
  • Impactos humanos em escalas local, regional e global, e resiliência dos sistemas socioecológicos;
  • Conservação da sociobiodiversidade.

SISTEMAS DE GESTÃO, PRODUÇÃO E SUSTENTABILIDADE

A linha de pesquisa avalia, desenvolve, constrói coletivamente e recomenda processos e métodos socialmente sustentáveis, em sistemas e ambientes produtivos naturais, empresariais, industriais e de gestão pública, por meio de temáticas transversais voltadas a relação entre sistemas de gestão, produção e sustentabilidade. A linha também analisa e propõe politicas publicas e estrategias para o desenvolvimento sustentável, principalmente no contexto do Baixo São Francisco, Litoral Sul e Agreste alagoano. Partimos do pressuposto de que os sistemas de gestão se concentram na organização como um todo, garantindo que ela funcione eficazmente em termos de processos e conforme padrões e legislações, enquanto os sistemas de produção estão relacionados à criação de bens ou serviços, com foco em processos específicos e eficiência operacional. Ambos são essenciais para o sucesso e a sustentabilidade de uma organização social, segundo a manutenção dos sistemas naturais. São exemplos de temas abordados nas pesquisas desta linha:

  • Biotecnologia, bioempreendedorismo, inovação e sustentabilidade;
  • Produção limpa, ecoeficiência dos processos produtivos e logística reversa;
  • Marketing societal, comportamento pró-ambiental e consumo sustentável no turismo;
  • Avaliação e gestão de recursos aquáticos, da pesca e de riscos de desastres hidrológicos;
  • Políticas públicas e desenvolvimento regional sustentável.