Apresentação
Missão
Formar profissionais altamente qualificados em Ciências Ambientais com uma compreensão aprofundada de sistemas educacionais, naturais, de gestão e produção, capazes de realizarem pesquisa inovadora e interdisciplinar, bem como de desenvolverem estratégias sustentáveis em diversos setores, integrando práticas ambientais responsáveis em ambientes corporativos, governamentais e sociais.
Visão
No Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCIAMB) vislumbramos a excelência na geração de conhecimento e na formação de recursos humanos altamente qualificados, capazes de produzir soluções para problemas da natureza e da sociedade, abordando os desafios ambientais contemporâneos de maneira holística e interdisciplinar, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS – ONU). A visão do PPGCiAmb se complementa com a visão de futuro da UFAL: ser referência local, regional e internacional em ensino, pesquisa e extensão, de forma
ética, inclusiva, transparente, democrática e socialmente referenciada, de modo a impactar positivamente a realidade social (PDI 2019-2023).
Valores
Os valores gerados pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb) podem ser diversos e fundamentais para a formação de profissionais comprometidos com a sustentabilidade. Aqui estão 10 valores que enfatizamos:
1. Sustentabilidade: Integração de práticas sustentáveis na região do Baixo São Francisco e seu delta, na região do Litoral Sul, bem como no Agreste alagoano, a partir do desenvolvimento de pesquisas e da atuação profissional, reconhecendo a necessidade de equilíbrio entre natureza e sociedade.
2. Interdisciplinaridade: Valorização da colaboração entre diversas disciplinas, reconhecendo que os desafios ambientais ao nível local, regional e global requerem uma abordagem holística, integrada e convergente.
3. Inovação: Cultivo da mentalidade inovadora, encorajando a busca por soluções novas e eficazes para os problemas ambientais, na pesquisa, na docência e na prática profissional.
4. Responsabilidade Ética: Promoção da consciência ética, encorajando a responsabilidade dos profissionais na tomada de decisões que impactam positivamente a natureza e a sociedade.
5. Compreensão Global: Compreensão das questões ambientais em uma perspectiva global, incentivando a consciência dos discentes sobre as interconexões entre sistemas educacionais, naturais, de gestão e produção.
6. Compromisso Social: Compromisso de profissionais formados no PPGCiAmb com o bem-estar social, reconhecendo que as questões ambientais estão intrinsecamente ligadas a questões sociais.
7. Empoderamento Comunitário: Reconhecimento da importância de capacitar as comunidades locais para lidar com desafios ambientais, promovendo a autonomia e a participação ativa.
8. Excelência Acadêmica: Excelência acadêmica como base para a produção de conhecimento de alta qualidade, garantindo que os profissionais formados possam se destacar em suas diferentes áreas de atuação, no estado alagoano, no Brasil ou mundo.
9. Liderança Sustentável: Capacitação para liderança sustentável, inspirando os egressos do PPGCiAmb a assumirem papéis de liderança que promovam práticas ambientais responsáveis em diferentes setores.
10. Resiliência Ambiental: Promoção da resiliência ambiental, preparando profissionais para lidar com a dinâmica e complexidade da natureza e da sociedade, adaptando-se a mudanças e contribuindo para a mitigação de impactos negativos.
Objetivos
1. Desenvolver pesquisa relativa à Natureza e Sociedade, com foco em sistemas educacionais, naturais, de gestão e produção para a intervenção e para a resolução de problemas ambientais na região do Baixo São Francisco e sua foz, na região do Litoral Sul, bem como no Agreste alagoano.
2. Promover a formação de pesquisadores com perfil marcadamente interdisciplinar e inovador que contribuam com estudos sobre sistemas educacionais, naturais, de gestão e produção, visando ao desenvolvimento regional sustentável.
3. Capacitar os egressos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais para atividades docentes, dando ênfase à formação interdisciplinar.
4. Gerar conhecimentos científico-tecnológicos, que valorizem a sociobiodiversidade de ecossistemas marinhos, dulcícolas e terrestres, visando à sustentabilidade na região do Baixo São Francisco e sua foz, do Litoral Sul, estendendo-se até o Agreste alagoano.
5. Identificar impactos ambientais decorrentes de extrativismo e de sistemas produtivos como pesca, aquicultura de organismos exóticos, usinas hidrelétricas, mineração, monoculturas agrícolas e turismo para propor estratégias de prevenção e mitigação, bem como de conservação da sociobiodiversidade.
6. Desenvolver processos e métodos de gestão e produção que integrem, de forma interdisciplinar e sustentável, a natureza e a sociedade.
7. Promover a sustentabilidade no âmbito da na região do Baixo São Francisco e sua foz, do Litoral Sul e Agreste alagoano, mediante ações de educação, de valoração da sociobiodiversidade, de avaliação de impacto ambiental, de melhoria de processos e métodos de gestão e produção.
8. Interagir com o setor público e privado para ampliar a capacidade de intervenção na natureza e na sociedade.
9. Estabelecer uma sistemática de integração e de cooperação com outros programas, organizações, pesquisadores, com o objetivo de promover estudos comparativos entre o espaço biogeofísico do Baixo São Francisco e sua foz, do Litoral Sul e Agreste alagoano e o de outras regiões.
10. Disseminar conhecimentos gerados no espaço biogeofísico do Baixo São Francisco e sua foz, do Litoral Sul e Agreste alagoano, para que também sejam aplicados em outras regiões na melhoria das condições da natureza e da sociedade.