Bem vinda/o ao Campus Arapiraca

06/04/2022 17h11 - Atualizado em 30/09/2022 às 14h43

Olá, estudante!

Sou o professor Elthon, Diretor Acadêmico do Campus Arapiraca. Tenho atuado junto com o professor Arnaldo, Diretor Geral do Campus, nos últimos dois anos.

Passados os ajustes nas ofertas das disciplinas, desejo boas vindas ao Campus Arapiraca (e ao semestre 2021.2)!

Com o retorno às atividades presenciais, gostaria de compartilhar com vocês informações úteis sobre alguns setores do nosso Campus. Também apresento alguns conselhos que julgo pertinentes para o momento, principalmente às/aos novas/os estudantes.

Estes dois mapas (A e B) apresentam nossa infraestrutura. Espero que ajudem na localização dentro do Campus. :-)

Setores

• Biblioteca (bsca@arapiraca.ufal.br): quaisquer dúvidas relacionadas ao empréstimo de livros, multas, TCC's, etc.
  • NAC - Núcleo de Acessibilidade (nac@arapiraca.ufal.br ou atendimento.nac@proest.ufal.br): setor responsável por promover a acessibilidade e a inclusão das/os discentes com deficiência.
  • GAE (gae@arapiraca.ufal.br - antigo NAE - Núcleo de Assistência Estudantil): setor responsável pela assistência estudantil - bolsas, restaurante universitário, assistência psicológica.
  • NTI (atendimento@nti.ufal.br - Núcleo de Tecnologia da Informação): se houver dificuldade no uso do Sieweb ou qualquer outro sistema da universidade, deve ser enviado um email ao NTI com a descrição do problema.
  • GTI (arapiraca@nti.ufal.br - antigo NTI Arapiraca): desenvolve atividades de infraestrutura de rede lógica, telefonia voip, sistemas internos e manutenção.
  • CID (Centro de Inclusão Digital - @cid.arapiraca e @cidufalpenedo): setor responsável por ofertar cursos de TIC's.
  • GRCA (grca@arapiraca.ufal.br - antigo CRCA): setor responsável pelo controle e registro acadêmicos.
  • GGrad (cograd@arapiraca.ufal.br - antigo Cograd): setor responsável pelas atividades de ensino de graduação.
  • Protocolo (protocolo@arapiraca.ufal.br): setor responsável pela abertura de processos de licença saúde/maternidade, alteração de nome civil/social, desistência de vínculo, reabertura de matrícula, recursos, dentre outros.

[muito importante] Estes últimos três setores (localizados no Bloco das Coordenações) são responsável pela abertura de uma série de processos de interesse estudantil listados neste documento. Tal documento está em constante atualização. Quaisquer dúvidas poderão ser sanadas com o GRCA.

Conselhos
  • Mantenham os cuidados sanitários definidos pela UFAL, tais como o uso de máscara e a higienização constante das mãos.
  • Prestem bastante atenção ao Calendário Acadêmico da universidade! Lá encontrarão datas importantes, tais como trancamento de matrícula, início e final de semestre, feriados, etc.
  • Visitem os espaços neste site reservados aos seus cursos. Lá poderão obter diversas informações sobre eles. Ressalto a importância da leitura do PPC (projeto pedagógico do curso) que deve estar disponível no site.
  • Busquem, sempre que possível, participar de projetos (ensino, extensão e/ou pesquisa). Estes projetos enriquecem bastante a formação acadêmica de vocês. Confiem nas/nos docentes!
  • Participem da avaliação/gestão do curso. Procurem participar das ações do Centro Acadêmico do seu curso.
  • Busquem atividades esportivas/culturais na sua cidade e em nosso Campus. Se não há, provoquem a Coordenação do seu Curso e as Direções do Campus.
  • Leiam o PPC do curso (acho que já citei isso :-))
  • Cuidado com os prazos! Principalmente quando se tratar de editais de projetos ou avaliações.
  • Procurem ajuda com a monitoria. Também procurem ser monitor(a)! Estudar em grupo é muito eficaz.
  • Não se limitem aos livros relacionados ao seu curso. Leiam livros não técnicos. Aumentam o repertório e estimulam a criatividade.
  • Estudem inglês, espanhol ou outro idioma.
  • Experiência é tão importante quanto conhecimento. (na minha humilde opinião)
  • Procurem participar dos cursos oferecidos pelo CID (@cid.arapiraca e @cidufalpenedo)
  • Sejam pessoas proativas! Não esperem que tudo "caia do céu". Vocês podem (e devem) ajudar seus cursos e o Campus cobrando e propondo melhorias.
  • Socializem! Ninguém é ilha.

E caso seja necessário entrar em contato comigo: dir.academica@arapiraca.ufal.br. É isso.

Elthon (Diretor Acadêmico)