Ger. de Registro e Controle Acad.-GRCA
1. Apresentação
A Gerência de Registro e Controle Acadêmico (GRCA)/Campus de Arapiraca (Sede) é o setor responsável por diversas ações administrativas pertinentes à vida acadêmica do aluno, caracterizada como uma unidade organizacional de apoio administrativo que suporta estrategicamente os macroprocessos finalísticos da instituição (Ensino-Pesquisa-Extensão) e desenvolve suas atividades em consonância com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), localizado no Campus A. C. Simões, em Maceió, sede da Universidade.
Com relação às atividades do setor, a termo de organização,estas são gerenciadas com base na forma de funcionamento utilizada pelo DRCA através de suas subdivisões: Secretaria Administrativa, Divisão de Matrícula e Controle Acadêmico (DMCA), Divisão de Registro Acadêmico (DRA) e o Setor de Arquivo Acadêmico (SAA) (Quadro 1). Sendo assim, informa-se que cada servidor é responsável por uma determinada área, ao tempo que presta suporte às demais.
Atualmente, a GRCA funciona de forma remota de segunda a sexta das 8h às 20h, e presencial às terças, quartas e quintas das 8h às 12h e às segundas, terças, quartas e quintas das 13h30min às 17h. Neste momento, a principal via para prestação de serviços é o e-mail institucional crca@arapiraca.ufal.br. Conta com uma equipe de quatro técnicos: 02 (dois) Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE), 01 (um) Assistente Administrativo e 01 (um) Secretário-Executivo. E, desses quatro servidores, um ocupa a função de chefia, designada como coordenação (Quadro 2).
Quadro 1: Atividades da GRCA
ATIVIDADES |
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SECRETARIA ACADÊMICA |
Atender ao público (servidores, estudantes e sociedade em geral); assinar e/ou emitir documentos pertinentes à vida acadêmica do aluno/egresso (certidões); Receber, tramitar e despachar processos, física e eletronicamente; Elaborar/enviar atas, ofícios e e-mails; Emitir GRUs; Manter a atualização e organização do setor; Fornecer informações gerais com base nas normas acadêmicas vigentes; e outros. |
DIVISÃO DE MATRÍCULA E CONTROLE ACADÊMICO |
Fornecer informações gerais com base nas normas acadêmicas vigentes; Implantar no sistema acadêmico (SIE WEB): reabertura de matrícula, rematrícula, desistência, trancamento de matrícula e de disciplina, aproveitamento de estudos, prorrogação de curso, licenças, falecimento, desligamento, mobilidade, repreensão, suspensão, reopção de curso, reintegração, transferência (Externa e Ex Officio), saída por transferência; Monitoramento dos processos de reopção de curso, transferência, portador de diploma de graduação e reintegração; Emitir declaração de vaga e guia de transferência; Cadastrar e matricular alunos avulsos (disciplina isolada); Editar dados pessoais dos alunos; Editar histórico comum; Ajuste de matrícula (fora de prazo); Participação na construção do calendário acadêmico da Instituição; Participação na construção dos editais de Reopção de Curso, Reintegração, Transferência Externa e Portador de Diploma; e outros. |
DIVISÃO DE REGISTRO ACADÊMICO |
Fornecer informações gerais com base nas normas acadêmicas vigentes; Orientar quanto ao ato de colação de grau e expedição de diploma; Verificar a situação do aluno quanto a integralização do curso; e outros. |
SETOR DE ARQUIVO ACADÊMICO |
Gerenciar o arquivo acadêmico atuando na organização, controle e monitoramento do armazenamento e tráfego dos documentos recebidos; Fazer uso da tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo para IFES; e outros. |
Além das atribuições apontadas no Quadro 2, o setor tem a função de Requisição de Compras do setor.
Considerando as atribuições do setor apontadas acima, segue abaixo (Quadro 2) a relação de servidoras do setor e as atribuições desempenhadas por cada uma.
Quadro 2: Relação de servidores e atribuições
Relação de servidoras da GRCA por tipo de trabalho (presencial e/ou remoto) de acordo com a Instrução Normativa Nº 109, de 29 de outubro de 2020 Telefone: 3482-1833/E-mail: crca@arapiraca.ufal.br |
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SERVIDORAS |
TIPO DE TRABALHO |
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Anna Cynthia Barros de Albuquerque |
Presencial (segundas, terças, quartas e quintas - 13h30min às 17h); Remoto. |
anna.albuquerque@arapiraca.ufal.br |
Eliane Ferreira Bomfim |
Remoto. |
eliane.bomfim@arapiraca.ufal.br |
Janeide Magalhães da Fonseca Barboza |
Remoto. |
janeide.barboza@arapiraca.ufal.br |
Marileide Ferreira da Silva |
Presencial (terças, quartas e quintas - 8h às 12h); Remoto. |
marileide.silva@arapiraca.ufal.br |
Atribuições de cada servidora |
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SERVIDORAS |
ATRIBUIÇÕES |
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ANNA CYNTHIA BARROS DE ALBUQUERQUE |
COORDENAÇÃO; DIVISÃO DE MATRÍCULA E CONTROLE ACADÊMICO |
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ELIANE FERREIRA BOMFIM |
SECRETARIA; SETOR DE ARQUIVO ACADÊMICO; APOIO À DIVISÃO DE REGISTRO ACADÊMICO; APOIO À DIVISÃO DE MATRÍCULA E CONTROLE ACADÊMICO; REQUISITANTE DE COMPRAS. |
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JANEIDE MAGALHÃES DA FONSECA BARBOZA |
SECRETARIA; APOIO AO SETOR DE ARQUIVO ACADÊMICO; APOIO À DIVISÃO DE REGISTRO ACADÊMICO; APOIO À DIVISÃO DE MATRÍCULA E CONTROLE ACADÊMICO. |
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MARILEIDE FERREIRA DA SILVA |
VICE-COORDENAÇÃO; SECRETARIA; DIVISÃO DE REGISTRO ACADÊMICO; APOIO AO SETOR DE ARQUIVO ACADÊMICO; APOIO À DIVISÃO DE MATRÍCULA E CONTROLE ACADÊMICO. |