Núcleo de Acessibilidade da Ufal - NAC

Somos do Núcleo de Acessibilidade da Ufal (NAC) e estamos aqui para apresentar de que forma podemos dialogar e promover a acessibilidade e inclusão de nossos/as discentes com deficiência.

Expomos um conjunto de dados e informações que pretende sinalizar aspectos importantes que possam contribuir com o processo ensino-aprendizagem e acolhimento do corpo discente com deficiência do curso.

1. Quem são as/os discentes matriculados/as nos cursos do Campus de Arapiraca?

A cada ano o número de discentes com deficiência no Campus aumenta. Mas quem são eles e elas?

Sugerimos a leitura dos materiais de sensibilização do NAC que comenta estratégias simples para promover uma sala de aula acessível e inclusiva. Não obstante, recordamos que cada pessoa possui uma história de vida e realidade própria. Por isso, é fundamental abrir um canal de diálogo com o/a discente com deficiência, pois ele/a será a melhor pessoa para propor estratégias – que na maioria das vezes são simples – que rompam com as barreiras de acessibilidade.

Aproveitamos para acrescentar que o/a discente com deficiência poderá necessitar de um tempo adicional para atividades avaliativas e, caso necessite de apoio e/ou orientação, nós estaremos disponíveis!

2. Um pouco sobre o NAC

O NAC durante a pandemia cresceu e hoje trabalha junto ao Laboratório de Acessibilidade (LAC) e ao Centro de Inclusão Digital (CID). Temos realizado encontros virtuais com docentes e discentes para dialogar sobre estratégias que possibilitem a remoção de barreiras que o corpo discente com deficiência se depara em seu cotidiano. Formação e orientação também tem sido um aspecto que o NAC investiu e que permanece disponível para dialogar com os colegiados de cursos.

Clique aqui para conhecer mais sobre nós?

Clique aqui para seguir o NAC no Instagram?

Clique aqui  para passar um e-mail?

Quer saber o que realizamos nos últimos anos? Clique em: Relatório de gestão - 2020 e Relatório de gestão - 2019.

3. Um pouco sobre o LAC

O LAC foi criado durante a pandemia como estratégia de ampliar e qualificar o atendimento de demandas pedagógicas de discentes com deficiência. O LAC realiza adaptação de materiais e orienta como pode ser produzido material adaptado. Na maioria das vezes os textos dados em sala de aula precisam ser adaptados para as pessoas com deficiência visual.

Entre em contato com o LAC na primeira semana de aula para garantir que o/a discente com deficiência visual seja atendido/a em tempo hábil.

Quer tornar os textos de sua aula acessível para PcD Visual? Clique aqui.

Quer orientação para audiodescrição? Passa um e-mail para atendimento.nac@proest.ufal.br

Quer orientação para enviar material pedagógico para o LAC? Passa um e-mail para atendimento.nac@proest.ufal.br

4. Encaminhar discente com deficiência para ser atendido/a pelo NAC

Quando o estudante não está sendo atendido/a pelo NAC e você visualizou a necessidade dele/a ser atendido/a então pode encaminhar para ele o formulário de acolhimento.

5. Dicas e orientações

Nós do NAC elaboramos alguns documentos para orientar discentes com deficiência e docentes. São documentos de rápida leitura!

Guia de orientação discente

Guia de orientação docente

Orientação para sala de aula com pessoa cega

Orientação para sala de aula com pessoa surda

Orientação para sala de aula com pessoa com Transtorno do Espectro Autista

6. Avaliação semestral

Ao final de cada semestre o NAC realizará encontros para dialogar sobre possíveis pontos para avançar/melhorar...Você está convidado/a! Passaremos um link com antecedência para que possas planejar seu tempo.

7. Sala de atendimento

Pensando em estreitar os laços o NAC/LAC criou uma sala de atendimento virtual. A sala tem como objetivo construir espaço permanente de orientação para docentes e técnicos/as administrativos/as. Qualquer profissional está convidado a participar!

Funcionaremos nas segundas, de 10h às 11h  e de 14 às 15h. Participe clicando aqui.

Estamos disponíveis para qualquer dúvida/orientação!