Oferta Acadêmica 2022.1
Prezadas Estudantes,
Prezados Estudantes,
O Colegiado do Curso de Pedagogia lhes dá as boas-vindas a mais um período letivo da Universidade Federal de Alagoas. Neste documento, vocês encontrarão orientações importantes para a matrícula no semestre letivo 2022.1.
Leiam as orientações com atenção antes de proceder com a sua matrícula.
Nesse semestre, vocês farão a matrícula diretamente na sua Área de Aluno do Sistema SIE Web através do link: https://sistemas.ufal.br/academico/login.seam
DATAS IMPORTANTES
O Calendário Acadêmico Unificado da Ufal define datas importantes. Todas elas podem ser encontradas na Resolução 52/2022 – CONSUNI/UFAL: https://ufal.br/estudante/noticias/2022/7/ufal-divulga-novo-calendario-academico-unificado-para-o-ano-de-2022/rco_n_52_de_05_07_2022.pdf
Período de matrícula para quem está no FLUXO PADRÃO 05 a 09 de agosto de 2022
No Fluxo Padrão, estão estudantes que não possuem reprovações, trancamento ou outro tipo de interrupção do fluxo regular. Caso não consiga se matricular, aguarde o período de matrículas no FLUXO INDIVIDUAL e faça a matrícula. Se depois disso, você ainda tiver dificuldades para se matricular, procure pela Coordenação do Curso.
Período de matrícula para quem está no FLUXO INDIVIDUAL 10 a 12 de agosto de 2022
Orientamos que a/o estudante curse a disciplina do semestre mais antigo. Caso não consiga se matricular, você deverá procurar pela Coordenação do Curso no período de Ajustes de Matrícula.
Estudantes que ingressaram anteriormente a 2018 e devem cumprir outra matriz curricular (PPC Antigo) e desejam se matricular em disciplinas do PPC novo, devem procurar a Coordenação do Curso para preencher o formulário de Ajuste de Matrícula, porém a matrícula só será efetuada no PERÍODO DE VAGAS REMANESCENTES.
Período de AJUSTES DE MATRÍCULA
15 a 17 de agosto de 2022
Este se dará através do preenchimento do formulário que deve ser imprimido e levado preenchido para a Coordenação do Curso. O modelo de formulário está disponibilizado em breve nesta página. A Coordenação do Curso de Pedagogia não fará matrícula fora dos prazos definidos nem sem o preenchimento do formulário. O preenchimento do formulário não constitui matrícula automática, portanto, deve-se aguardar até que o procedimento de inserção seja realizado. O aluno deve acompanhar sua situação através do Sistema SIE Web.
Matrículas em VAGAS REMANESCENTES
18 a 20 de agosto de 2022
São vagas que não foram preenchidas durante todos os momentos anteriores e são disponibilizadas a qualquer estudante da Ufal. Caso vocês tenham interesse em se matricular em disciplinas que são oferecidas em outros cursos de graduação, devem procurar pela Coordenação própria do Curso, a Coordenação de Pedagogia é responsável por matrículas em vagas nas disciplinas do Curso de Pedagogia. Para quem for de um PPC anterior a 2018, esta demanda deve ser solicitada no formulário de Ajuste de Matrícula.
Matrícula vínculo em TCC
Deve ser solicitada por estudantes que já concluíram todas as disciplinas e estágios e que precisam cumprir apenas o TCC. A solicitação deve ser realizada no Período de AJUSTES DE MATRÍCULA, no formulário próprio para Ajustes de Matrícula. Os procedimentos para iniciar o processo de orientação de TCC podem ser consultados na página do Curso de Pedagogia (Menu – Documentos – TCC). Estudantes que já iniciaram o TCC e precisam renovar o Vínculo em TCC devem solicitar essa matrícula no período de Ajustes de Matrícula.
Período para requerer TRANCAMENTO DE DISCIPLINA OU DE CURSO
15 de agosto a 15 de setembro de 2022
O trancamento deve ser solicitado à Coordenação do Curso. As orientações detalhadas estão no final deste documento.
ORIENTAÇÕES PARA QUEM ESTÁ COM MATRÍCULA TRANCADA OU BLOQUEADA
De 18 a 29 de julho de 2022 é o período para requerer Reabertura de matrícula (destrancamento); Rematrícula (desbloqueio); Prorrogação de Curso. Os estudantes interessados devem procurar orientações gerais no site da Ufal ou diretamente na Gerência de Registro e Controle Acadêmico (GRCA) ou com a Coordenação do Curso de Pedagogia.
Formulário Geral do DRCA para pedido de rematrícula (desbloqueio) ou prorrogação de curso: https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-geral-drca/view
Formulário de destrancamento para reabertura de curso: https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-para-reabertura-de- matricula-drca/view
Declaração de veracidade das informações e autenticidade dos documentos apresentados: https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/declaracao-de-veracidade-e- autenticidade-de-documentos-drca-2021.pdf/view
OFERTA CADÊMICA 2022.1 PARA O CURSO DE PEDAGOGIA
1. As ementas das disciplinas podem ser consultadas no PPC do Curso de Pedagogia, disponível na página do curso no site da Ufal.
2. Os componentes curriculares de Estágio Supervisionado serão orientados pelos docentes responsáveis no horário de aulas (noturno) e o estágio poderá ser cumprido em outros horários, a depender das orientações.
3. As Ações Curriculares de Extensão (ACEs) serão as seguintes:
ACE para o 2º período – ACE 1A
DOCENTE TURMA |
TÍTULO DA ACE |
OBJETIVOS |
Maria Gorete Rodrigues de Amorim ACE 1A – Turma A |
Projeto: Cordelizando com crianças |
Realizar oficinas de cordel para crianças em escolas públicas, visando as aproximar de aspectos histórico, cultural e estrutural desse gênero literário, estimulando-as ao gosto pela arte de recitar e produzir cordel, bem como o conhecimento e gosto pela arte ilustrativa da xilogravura e/ou isogravura, característica predominante encontrada no cordel brasileiro |
Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque ACE 1A – Turma B |
Projeto: Luz, Câmera... Contação |
Desenvolver as habilidades da contação de histórias para apresentações em escolas e espaços público |
Luciano Accioly Lemos Moreira ACE 1A – Turma C |
Curso: Insustentabilidade e decadência do mundo atual |
Analisar a lógica insustentável, e destrutiva, da vida humana de hoje junto à natureza |
Kariny Louizy Amorim da Rocha Vanderlei ACE 1A – Turma D |
Projeto: Contação de Histórias |
Desenvolver as habilidades da contação de histórias para apresentações em escolas e espaços públicos |
ACE para o 6º período – ACE 2A
DOCENTE TURMA |
TÍTULO DA ACE |
OBJETIVOS |
Lívia Couto Guedes ACE 2A – Turma X |
Projeto: Tiflologia: incursões pedagógicas para o ensino e a aprendizagem de estudantes cegos/as |
Refletir sobre os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos da Tiflologia e sua relação com a prática pedagógica inclusiva na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1. |
Maria Betânia Gomes da Silva Brito ACE 2A – Turma Y |
Projeto: A escola em cena no Agreste de Alagoas |
Desenvolver apreciação, análise coletiva e estudo sobre temas que envolvem a escola, com o propósito de oportunizar a exibição de filmes educativos, afim de fortalecer o senso crítico, intelectual, social e cultural na perspectiva da formação humana. |
Luciano Accioly Lemos Moreira ACE 2A – Turma Z |
Curso: A Sociedade do Cansaço: um olhar crítico da sociedade atual |
Refletir sobre o ritmo adoecedor da sociedade do cansaço. Seus efeitos físicos e psíquicos nas individualidades. |
3. Oferta para o SEGUNDO PERÍODO de Pedagogia
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
|
19h00-19h50 |
Fundamentos Filosóficos da Educação Arary Galvão |
ACE 1A A – Gorete Amorim B – Tereza Albuquerque C – Luciano Accioly D – Kariny Amorim |
Alfabetização e Letramento Marta Minervino |
Fundamentos Psicopedagógicos da Educação Janaíla Silva |
Política e Organização da Educação Básica no Brasil Talvanes Maceno |
19h50-20h40 |
Fund. Filosóficos da Educação |
ACE 1A |
Alfabetização e Letramento |
Fundamentos Psicopedagógicos da Educação |
Política e Org. da Educ. Básica |
20h50-21h40 |
Fund. Filosóficos da Educação |
ACE 1A |
Alfabetização e Letramento |
Fundamentos Psicopedagógicos da Educação |
Política e Org. da Educ. Básica |
21h40-22h30 |
ACE 1A |
ACE 1A |
Política e Org. da Educ. Básica |
4. Oferta para o QUARTO PERÍODO de Pedagogia
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
|
19h00-19h50 |
LIBRAS Denise Melo |
Saberes e Metodologias da Educação Infantil 1 Fábio Hoffmann |
Gestão da Educação e do Trabalho Escolar Júlio Bispo Jr. |
Saberes e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa 1 Marta Minervino |
Educação Inclusiva Lívia Couto Guedes |
19h50-20h40 |
LIBRAS |
SMEI1 |
Gestão da Educação e do Trabalho Escolar |
SMELP1 |
Educação Inclusiva |
20h50-21h40 |
LIBRAS |
SMEI1 |
Gestão da Educação e do Trabalho Escolar |
SMELP1 |
Currículo Kariny Amorim |
21h40-22h30 |
Gestão da Educação e do Trabalho Escolar |
Currículo |
5. Oferta para o SEXTO PERÍODO de Pedagogia
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
|
16h10-18h50 |
Estágio Supervisionado II (Educação Infantil) Fábio Hoffmann |
||||
19h00-19h50 |
ACE 2A X – Lívia Couto Guedes Y – Betânia Brito Z – Luciano Accioly |
Saberes e Metodologias da Educação de Jovens e Adultos 1 Marta Minervino |
Estágio II – Ed. Infantil |
Saberes e Metodologias da Arte-Educação e do Ensino de Arte 2 Tereza Albuquerque |
Saberes e Metodologias do Ensino de Matemática 2 Ivanderson Pereira |
19h50-20h40 |
ACE 2A |
SMEJA1 |
Estágio II – Ed. Infantil |
SMAEEA2 |
SMEM2 |
20h50-21h40 |
ACE 2A |
SMEJA1 |
Jogos, Recreação e Brincadeiras Fábio Hoffmann |
SMAEEA2 |
SMEM2 |
21h40-22h30 |
ACE 2A |
Jogos e Brincadeiras |
ACE 2A |
6. Oferta para o OITAVO PERÍODO de Pedagogia
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
|
19h00-19h50 |
Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 2 Jane Marinho
|
Estágio IV (Ensino Fundamental) Turma A – Betânia Brito Turma B – Jane Marinho |
Saberes e Metodologias do Ensino de Ciências 1 Adelmo Fernandes de Araújo |
Estatística Educacional Ivanderson Pereira |
Saberes e Metodologias do Ensino de História 1 Jane Marinho |
19h50-20h40 |
SMEG2 |
Estágio IV – Ensino Fundamental |
SMEC1 |
Estatística Educacional |
SMEH1 |
20h50-21h40 |
SMEG2 |
Estágio IV – Ensino Fundamental |
SMEC1 |
Educação e Marxismo (eletiva) Talvanes Maceno |
SMEH1 |
21h40-22h30 |
Educação do Campo Jane Marinho |
Estágio IV – Ensino Fundamental
|
Estágio IV - Ensino Fundamental
|
Educação e Marxismo (eletiva) |
Educação do Campo Jane Marinho |