Oferta Acadêmica 2022.1

Prezadas Estudantes,

Prezados Estudantes,

O Colegiado do Curso de Pedagogia lhes dá as boas-vindas a mais um período letivo da Universidade Federal de Alagoas. Neste documento, vocês encontrarão orientações importantes para a matrícula no semestre letivo 2022.1.

Leiam as orientações com atenção antes de proceder com a sua matrícula.

Nesse semestre, vocês farão a matrícula diretamente na sua Área de Aluno do Sistema SIE Web através do link: https://sistemas.ufal.br/academico/login.seam

DATAS IMPORTANTES

O Calendário Acadêmico Unificado da Ufal define datas importantes. Todas elas podem ser encontradas na Resolução 52/2022 – CONSUNI/UFAL: https://ufal.br/estudante/noticias/2022/7/ufal-divulga-novo-calendario-academico-unificado-para-o-ano-de-2022/rco_n_52_de_05_07_2022.pdf

Período de matrícula para quem está no FLUXO PADRÃO 05 a 09 de agosto de 2022

No Fluxo Padrão, estão estudantes que não possuem reprovações, trancamento ou outro tipo de interrupção do fluxo regular. Caso não consiga se matricular, aguarde o período de matrículas no FLUXO INDIVIDUAL e faça a matrícula. Se depois disso, você ainda tiver dificuldades para se matricular, procure pela Coordenação do Curso.

Período de matrícula para quem está no FLUXO INDIVIDUAL 10 a 12 de agosto de 2022

Orientamos que a/o estudante curse a disciplina do semestre mais antigo. Caso não consiga se matricular, você deverá procurar pela Coordenação do Curso no período de Ajustes de Matrícula.

Estudantes que ingressaram anteriormente a 2018 e devem cumprir outra matriz curricular (PPC Antigo) e desejam se matricular em disciplinas do PPC novo, devem procurar a Coordenação do Curso para preencher o formulário de Ajuste de Matrícula, porém a matrícula só será efetuada no PERÍODO DE VAGAS REMANESCENTES.

Período de AJUSTES DE MATRÍCULA

15 a 17 de agosto de 2022

Este se dará através do preenchimento do formulário que deve ser imprimido e levado preenchido para a Coordenação do Curso. O modelo de formulário está disponibilizado em breve nesta página. A Coordenação do Curso de Pedagogia não fará matrícula fora dos prazos definidos nem sem o preenchimento do formulário. O preenchimento do formulário não constitui matrícula automática, portanto, deve-se aguardar até que o procedimento de inserção seja realizado. O aluno deve acompanhar sua situação através do Sistema SIE Web.

Matrículas em VAGAS REMANESCENTES

18 a 20 de agosto de 2022

São vagas que não foram preenchidas durante todos os momentos anteriores e são disponibilizadas a qualquer estudante da Ufal. Caso vocês tenham interesse em se matricular em disciplinas que são oferecidas em outros cursos de graduação, devem procurar pela Coordenação própria do Curso, a Coordenação de Pedagogia é responsável por matrículas em vagas nas disciplinas do Curso de Pedagogia. Para quem for de um PPC anterior a 2018, esta demanda deve ser solicitada no formulário de Ajuste de Matrícula.

Matrícula vínculo em TCC

Deve ser solicitada por estudantes que já concluíram todas as disciplinas e estágios e que precisam cumprir apenas o TCC. A solicitação deve ser realizada no Período de AJUSTES DE MATRÍCULA, no formulário próprio para Ajustes de Matrícula. Os procedimentos para iniciar o processo de orientação de TCC podem ser consultados na página do Curso de Pedagogia (Menu – Documentos – TCC). Estudantes que já iniciaram o TCC e precisam renovar o Vínculo em TCC devem solicitar essa matrícula no período de Ajustes de Matrícula.

Período para requerer TRANCAMENTO DE DISCIPLINA OU DE CURSO

15 de agosto a 15 de setembro de 2022

O trancamento deve ser solicitado à Coordenação do Curso. As orientações detalhadas estão no final deste documento.

ORIENTAÇÕES PARA QUEM ESTÁ COM MATRÍCULA TRANCADA OU BLOQUEADA

De 18 a 29 de julho de 2022 é o período para requerer Reabertura de matrícula (destrancamento); Rematrícula (desbloqueio); Prorrogação de Curso. Os estudantes interessados devem procurar orientações gerais no site da Ufal ou diretamente na Gerência de Registro e Controle Acadêmico (GRCA) ou com a Coordenação do Curso de Pedagogia.

Formulário Geral do DRCA para pedido de rematrícula (desbloqueio) ou prorrogação de curso: https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-geral-drca/view

Formulário de destrancamento para reabertura de curso: https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-para-reabertura-de- matricula-drca/view

Declaração de veracidade das informações e autenticidade dos documentos apresentados: https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/declaracao-de-veracidade-e- autenticidade-de-documentos-drca-2021.pdf/view

OFERTA CADÊMICA 2022.1 PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

1. As ementas das disciplinas podem ser consultadas no PPC do Curso de Pedagogia, disponível na página do curso no site da Ufal.

2. Os componentes curriculares de Estágio Supervisionado serão orientados pelos docentes responsáveis no horário de aulas (noturno) e o estágio poderá ser cumprido em outros horários, a depender das orientações.

3. As Ações Curriculares de Extensão (ACEs) serão as seguintes:

ACE para o 2º período – ACE 1A

DOCENTE

TURMA

TÍTULO DA ACE

OBJETIVOS

Maria Gorete Rodrigues de Amorim

ACE 1A – Turma A

Projeto: Cordelizando com crianças

Realizar oficinas de cordel para crianças em escolas públicas, visando as aproximar de aspectos histórico, cultural e estrutural desse gênero literário, estimulando-as ao gosto pela arte de recitar e produzir cordel, bem como o conhecimento e gosto pela arte ilustrativa da xilogravura e/ou isogravura, característica predominante encontrada no cordel brasileiro

Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque

ACE 1A – Turma B

Projeto: Luz, Câmera... Contação

Desenvolver as habilidades da contação de histórias para apresentações em escolas e espaços público

Luciano Accioly Lemos Moreira

ACE 1A – Turma C

Curso: Insustentabilidade e decadência do mundo atual

Analisar a lógica insustentável, e destrutiva, da vida humana de hoje junto à natureza

Kariny Louizy Amorim da Rocha Vanderlei

ACE 1A – Turma D

Projeto: Contação de Histórias

Desenvolver as habilidades da contação de histórias para apresentações em escolas e espaços públicos

ACE para o 6º período – ACE 2A

DOCENTE

TURMA

TÍTULO DA ACE

OBJETIVOS

Lívia Couto Guedes

ACE 2A – Turma X

Projeto: Tiflologia: incursões pedagógicas para o ensino e a aprendizagem de estudantes cegos/as

Refletir sobre os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos da Tiflologia e sua relação com a prática pedagógica inclusiva na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1.

Maria Betânia Gomes da Silva Brito

ACE 2A – Turma Y

Projeto: A escola em cena no Agreste de Alagoas

Desenvolver apreciação, análise coletiva e estudo sobre temas que envolvem a escola, com o propósito de oportunizar a exibição de filmes educativos, afim de fortalecer o senso crítico, intelectual, social e cultural na perspectiva da formação humana.

Luciano Accioly Lemos Moreira

ACE 2A – Turma Z

Curso: A Sociedade do Cansaço: um olhar crítico da sociedade atual

Refletir sobre o ritmo adoecedor da sociedade do cansaço. Seus efeitos físicos e psíquicos nas individualidades.

3. Oferta para o SEGUNDO PERÍODO de Pedagogia

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

19h00-19h50

Fundamentos Filosóficos da Educação

Arary Galvão

ACE 1A

A – Gorete Amorim

B – Tereza Albuquerque

C – Luciano Accioly

DKariny Amorim

Alfabetização e Letramento

Marta Minervino

Fundamentos Psicopedagógicos da Educação

Janaíla Silva

Política e Organização da Educação Básica no Brasil

Talvanes Maceno

19h50-20h40

Fund. Filosóficos da Educação

ACE 1A

Alfabetização e Letramento

Fundamentos Psicopedagógicos da Educação

Política e Org. da Educ. Básica

20h50-21h40

Fund. Filosóficos da Educação

ACE 1A

Alfabetização e Letramento

Fundamentos Psicopedagógicos da Educação

Política e Org. da Educ. Básica

21h40-22h30

ACE 1A

ACE 1A

Política e Org. da Educ. Básica

4. Oferta para o QUARTO PERÍODO de Pedagogia

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

19h00-19h50

LIBRAS

Denise Melo

Saberes e Metodologias da Educação Infantil 1

Fábio Hoffmann

Gestão da Educação e do Trabalho Escolar Júlio Bispo Jr.

Saberes e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa 1

Marta Minervino

Educação Inclusiva

Lívia Couto

Guedes

19h50-20h40

LIBRAS

SMEI1

Gestão da Educação e do Trabalho Escolar

SMELP1

Educação

Inclusiva

20h50-21h40

LIBRAS

SMEI1

Gestão da Educação e do Trabalho Escolar

SMELP1

Currículo

Kariny Amorim

21h40-22h30

Gestão da Educação e do Trabalho Escolar

Currículo

5. Oferta para o SEXTO PERÍODO de Pedagogia

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

16h10-18h50

Estágio Supervisionado II (Educação Infantil)

Fábio Hoffmann

19h00-19h50

ACE 2A

X – Lívia Couto Guedes

Y – Betânia Brito

Z – Luciano Accioly

Saberes e Metodologias da Educação de Jovens e Adultos 1

Marta Minervino

Estágio II – Ed. Infantil

Saberes e Metodologias da Arte-Educação e do Ensino de Arte 2

Tereza Albuquerque

Saberes e Metodologias do Ensino de Matemática 2

Ivanderson Pereira

19h50-20h40

ACE 2A

SMEJA1

Estágio II – Ed. Infantil

SMAEEA2

SMEM2

20h50-21h40

ACE 2A

SMEJA1

Jogos, Recreação e Brincadeiras

Fábio Hoffmann

SMAEEA2

SMEM2

21h40-22h30

ACE 2A

Jogos e Brincadeiras

ACE 2A

6. Oferta para o OITAVO PERÍODO de Pedagogia

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

19h00-19h50

Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 2

Jane Marinho

 

Estágio IV

(Ensino Fundamental)

Turma A – Betânia Brito

Turma B – Jane Marinho

Saberes e Metodologias do Ensino de Ciências 1

Adelmo Fernandes de Araújo

Estatística Educacional

Ivanderson Pereira

Saberes e Metodologias do Ensino de História 1

Jane Marinho

19h50-20h40

SMEG2

Estágio IV – Ensino Fundamental

SMEC1

Estatística Educacional

SMEH1

20h50-21h40

SMEG2

Estágio IV – Ensino Fundamental

SMEC1

Educação e Marxismo

(eletiva)

Talvanes Maceno

SMEH1

21h40-22h30

Educação do Campo

Jane Marinho

Estágio IV – Ensino Fundamental

 

Estágio IV - Ensino Fundamental

 

Educação e Marxismo

(eletiva)

Educação do Campo

Jane Marinho