Plano de Ensino de Matemática III
Plano de Curso do PLE_MatemáticaIII_LíviaOmena __.pdf
Documento PDF (107.2KB)
Documento PDF (107.2KB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PESCA
ATIVIDADE ACADÊMICA NÃO PRESENCIAL (AANP)
PERÍODO LETIVO EXCEPCIONAL (PLE)
PLANO DE CURSO
1. IDENTIFICAÇÃO:
Disciplina/Curso: Matemática III /Engenharia de Pesca
Componente Curricular:
Obrigatório
Pré-requisito: (se houver)
Apenas alunos
lunos repetentes em Matemática III
Outros Critérios: (se houver)
Turma com no máximo 20 alunos.
Docente Responsável: (Caso o componente curricular seja ofertado por mais de um/a
docente, indicar o nome do/a responsável pelo registro)
Lívia Maria Omena da Silva
Carga Horária Total:
(54h)) Teórica
(0)) Prática
2. Ementa: (Sinopse do conteúdo)
Vetores, Retas e Planos, Cônicas e Quadráticas. Espaço Euclidiano. Matrizes e Sistemas de
Equações Lineares. Transformações Lineares.
CH
54h
Haga
clic aquí
para
escribir
texto.
3. Objetivos: (Indicar os objetivos gerais e específicos para o componente curricular)
Conduzir o aluno a: - compreender fundamentos, aplicações e procedimentos, dominando
conceitos e procedimentos básicos da Geometria Analítica, assim como suas propriedades; identificar e abordar situações passíveis de serem tratadas pela Geometria Analítica; representar retas e planos na forma algébrica, identificar relações entre figuras geométricas por
meio de sua representação algébrica, interpretar geometricamente problemas da álgebra.
4. Conteúdo Programático: (Apontar os assuntos a serem abordados no componente
curricular)
1. Vetores
2. Vetores no R² e R³
3. Produtos de vetores
4. A Reta
5. O Plano
5. Metodologia: (Descrever a metodologia que será utilizada nas atividades propostas
para o ensino remoto (ex.: videoaula, fórum, lista de exercícios, estudos dirigidos,
elaboração de projetos, produção de artigo científico, entre outros)
Às sextas, encontros síncronos com a turma, no horário das 8h às 11h, para exposição de
conteúdo e direcionamento de estudos. O ambiente do curso no Moodle será utilizado para
disposição de materiais, entrega de tarefas (exercícios e avaliação) e comunicação assíncrona
com a turma.
6. Plataforma(s) escolhida(s) para o Ensino Remoto: (Descrever a metodologia que será
utilizada nas atividades propostas para o ensino remoto (ex.: videoaula, fórum, lista de
exercícios, estudos dirigidos, elaboração de projetos, produção de artigo científico, entre
outros)
1ª) Conferência Web - RNP
4ª) Elija un elemento.
2ª) Ambiente Virtuais de 3ª) Google Meet
Aprendizagem Institucionais
(Moodle/SIGAA)
Outro: Haga clic aquí para Outro: Haga clic aquí para
escribir texto.
escribir texto.
7. Formas de Avaliação: (Detalhar como serão os procedimentos que serão usados para
compor a nota)
A avaliação do rendimento será feita através de duas Avaliações. Uma Prova de Reavaliação e
Prova Final, ambas, quando for o caso.
As avaliações serão realizadas no ambiente do curso no Moodle. O aluno irá entregar a avaliação
na funcionalidade "Entregar Tarefas". A docente irá acompanhar os alunos na realização da
avaliação durante o momento síncrono da aula.
Para aprovação na disciplina, o aluno terá que obter no mínimo média 7,0. A média será
computada considerando as duas avaliações, e a reavaliação e final, quando for o caso. O aluno
terá que possuir 75% de frequência mínima nas aulas síncronas e atividades assíncronas
(Moodle).
8. Cronograma do Componente Curricular: (Detalhar como serão os procedimentos que
serão usados para compor a nota)
SEMANA
Sugestão
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS (destacar quando se tratar de
atividade síncrona)
CONTEÚDOS ABORDADOS;
METODOLOGIA;
PRÁTICAS AVALIATIVAS.
16/10/20 - Aula Inaugural. Vetores.
23/10/20 - Vetores no R² e R³.
30/10/20 - Produtos de vetores.
06/11/20 - 1 Avaliação
13/11/20 - Entrega do resultado da avaliação e resolução das questões da
prova.
20/11/20 - FERIADO. Aula no sábado dia 24/11/20. A Reta.
27/11/20 - O Plano.
04/12/20 - 2 Avaliação.
11/12/20 - Reavaliação.
18/12/20 - Prova Final. Entrega do resultado da reavaliação e resolução das
questões da prova. ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA.
Haga clic aquí para escribir texto.
Haga clic aquí para escribir texto.
Haga clic aquí para escribir texto.
Haga clic aquí para escribir texto.
Haga clic aquí para escribir texto.
Haga clic aquí para escribir texto.
9. Bibliografia Sugerida:
Básica
STEINBRUCH, A. & WINTERLE, P. Geometria Analítica. 2a. ed. São Paulo: Makron
Books, 1987. Disponível em: <http://jeansebold.com.br/gallery/steinbruchgeometria-analitica.pdf>.
Complem
entar
IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar. 7: geometria analítica. 6. ed., São
Paulo: Atual, 2013. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/folders/1SZCwhjGGl8awHPnGUcIgJsnQMrvzPcB?fbclid=IwAR1C_AmSG2RGeNP_9RItSxYtnwQz
HvhGhIsOFV45FCZ_T30PBx6FKK_3Mu8>.
DOLCE, O.; POMPEO, J. N. Fundamentos de Matemática Elementar. 10: geometria
espacial, posição e métrica. 7. ed., São Paulo: Atual, 2013. Disponível em:
<https://drive.google.com/drive/folders/1SZCwhjGGl8awHPnGUcIgJsnQMrvzPcB?fbclid=IwAR1C_AmSG2RGeNP_9RItSxYtnwQz
HvhGhIsOFV45FCZ_T30PBx6FKK_3Mu8>.
Penedo-AL, 28 de setembro de 2020
___________________________
Nome do(a) Docente
___________________________
Nome do(a) Docente