Plano de Curso 2020.1 - Bioquímica

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Plano de Curso 2020.1 - Bioquímica.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
Plano de Curso
I - IDENTIFICAÇÃO
Disciplina:

ENGP091 - BIOQUÍMICA

Curso:

ENGENHARIA DE PESCA - CAMPUS ARAPIRACA

Docente:

CAMILA SOUZA PORTO

Turma:

B

Ano: 2020 - 1º Semestre

CH:

54

II - EMENTA
Constituintes químicos das células: lipídeos, carboidratos, esteroides, proteínas e ácidos
nucléicos. Enzimas. Bioquímica da nutrição e coenzimas. Bioenergética: oxidações biológicas.
Respiração celular. Ciclo de Krebs e cadeia respiratória

III - OBJETIVOS
Abordar com os alunos sobre a importância dos conhecimentos fundamentais da matéria viva, bem como princípios gerais que regem nas
transformações químicas da célula e dos processos metabólicos que sofrem os constituintes da matéria viva.

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Apresentação do plano de ensino da disciplina e do cronograma. (síncrona/RNP/ meet);
Aula Prática-Reconhecimento do material de laboratório e Princípios gerais de técnicas (Assíncrona)
2. Estrutura e classificação de aminoácidos
(síncrona/RNP/ meet);
Funções biológicas e ponto isoelétrico de aminoácidos (Assíncrona);
Estrutura, classificação e funções biológicas de peptídeos (Assíncrona).
3. Proteínas: Estrutura, classificação e propriedades (Assíncrona);
Enzimas – aspectos gerais e cinética enzimática (síncrona/RNP/ meet);
4. Aula Prática-Propriedades de proteínas (síncrona/RNP/ meet);
Estrutura, classificação, função e propriedades dos glicídios (Assíncrona).
5. Estrutura, classificação e funções biológicas dos lipídeos
(síncrona/RNP/ meet);
Estrutura, classificação e funções biológicas dos ácidos nucléicos (Assíncrona/ AVA).
6. 1ªAvaliação Bimestral (AB1) compilação das atividades e feedback do processo.
Introdução ao metabolismo. Bioenergética e Metabolismo de carboidratos (glicose) (Assíncrona).
7. Metabolismo de carboidratos (glicogênio) (Assíncrona).
Aula Prática-Identificação de carboidratos (síncrona/RNP/ meet);
Metabolismo de Lipídeos
(Assíncrona).
8. Metabolismo de Proteínas (Assíncrona).
Ciclo do Ácido cítrico e Cadeia transportadora de elétrons (síncrona/RNP/ meet);
Fotossíntese (Assíncrona).
9. Revisão
2ªAvaliação Bimestral (AB2)
10. Reavaliação;

11.
Prova final.

V - METODOLOGIA
A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas síncronas e assíncronas. Os alunos farão ainda trabalhos orientados por problemas
individuais e em grupo. Serão utilizados recursos como os fóruns de debates; estudos dirigidos e mapas mentais. Serão realizadas aulas práticas
que possam ser desenvolvidas em home school com utensílios simples e utilizando laboratórios virtuais.

VI - AVALIAÇÃO
As avaliações serão realizadas por meio de atividades síncrona (seminários) e assíncrona (prova escrita e participação de fórum).
O rendimento do/a discente deverá ser feito mediante verificações de aprendizagem (AB1, AB2, Reavaliação e Final) e de verificação por
frequência.
O cômputo da frequência discente será´ de no mínimo 75% e poderá´ ser baseado na execução/entrega de atividades assíncronas previstas no
Plano de Ensino e na participação nas atividades síncronas.

VII - REFERÊNCIAS
ALVES, A. F. N.; CHEFFER, A.;. MOLINA, E. S.; GLASER, T.; POLITI, M. J.; ULRICH A. H. . BIOQUÍMICA QBQ230N Biologia Noturno.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE QUÍMICA, 2013.Link:
Campus A. C. Simões, BR 104 Norte – Km 96,7 – Tabuleiro do Martins – 57072-970 – Maceió-AL.
Telefone: (82) 3214-1087 – Fax: (82) 3214-1660

http://www2.iq.usp.br/docente/henning/Apostila_2013_B-sem-calendario.pdf
Juliana Hori. Bioquímica.. Estácio. Rio de Janeiro, 1 ed. 2015. (E-Book). Link:
https://www.academia.edu/40541346/JULIANA_HORI_1a_edi%C3%A7%C3%A3o_SESES_rio_de_janeiro_2015_BIOQU%C3%8DMICA.
VAGNER DARLANE FORTES ROSADO , CARLA OTT FELCHER , ANDRÉIA CAROLINE FERNANDES SALGUEIRO, VANDERLEI FOLMEr,
Produção de vídeos no Ensino de Bioquímica e Química Orgânica.. Revista de Ensino em Bioquímica. V. 20, 2020. Link:
https://www.researchgate.net/publication/344002920_Producao_de_videos_no_Ensino_de_Bioquimica_e_Quimica_Organica
EVELYN WINTER, FRANK PAULO CARDOSO. Aprendizagem baseada em equipes no ensino de bioquímica na graduação. Revista de Ensino em
Bioquímica. V. 17, N.Esp. 2019. Link:http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/P3
CHAMPE, P. C.; HARVEY, R. A. & FERRIER, D. R. Bioquímica ilustrada. 3 ed. Artmed, Porto Alegre. 2006.
GAZZINELLI, C. V. G. & MARES-GUÍA, M. Bioquímica celular e biologia molecular. 2 ed. São Paulo: Atheneu. 1996.
LEHNINGER, N. & COX. Princípios de bioquímica. 3 ed. São Paulo: Sarvier. 2003. MARZZOCO, A. Bioquímica básica. - 3a ed. - Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan. 2007. STRYER, L. Bioquímica. 4a ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan. 1996.