CInTec 2021

Informações gerais do IV Congresso de Inovação e Tecnologia em Diagnóstico Laboratorial do Agreste Alagoano - CInTec

APRESENTAÇÃO

O Congresso de Inovação e Tecnologia em Diagnóstico Laboratorial – CInTec teve início em 2018 e é promovido pelos pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (LaBMEG) da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca e tem como objetivo discutir tópicos relacionados à inovação e tecnologia do diagnóstico laboratorial e sua relação com a saúde humana, difundindo informações que poderão ser utilizadas ou melhor compreendidas na prevenção, diagnóstico, tratamento e monitoramento de patologias.

Esta será a 4ª edição de um Congresso que se consolidou no agreste alagoano e muito tem contribuído para incentivar a busca de novos conhecimentos, bem como para promover a divulgação e disseminação científica de evidências e produtos que possam ser aplicados para o benefício da sociedade. Desta forma, o tema central deste ano será “As pesquisas no LaBMEG: produção e desafios para o futuro”.

Em 2021, o CInTec terá uma edição especial que marcará o desafio da retomada progressiva do ritmo das atividades cotidianas das pesquisas presenciais no LabMEG.  Desde o último CInTec a produção da pesquisa básica no agreste alagoano, desenvolvida no LabMEG, sofreu mudanças no seu ritmo para atender aos protocolos já estabelecidos durante a pandemia de COVID-19. Porém, mesmo em meio aos desafios deste período pandêmico, a produção do conhecimento continuou, muitos produtos foram gerados e precisam ser divulgados e discutidos.

O IV CInTec acontecerá de 09 a 10 de dezembro de 2021, em formato on line e direcionado aos pesquisadores do LaBMEG e ao público em geral do agreste alagoano, com o grande propósito de fortalecer o desenvolvimento, divulgação e disseminação da pesquisa na região e traçar metas para o futuro em curto e longo prazos.

Sejam todos bem vindos ao IV CINTEC – edição especial 2021.

 

INSCRIÇÃO

  • A inscrição é gratuita.
  • A inscrição dará direito:
    • acesso às palestras on line, de modo síncrono pelo Google Meet;
    • acesso à apresentação de trabalhos on line, e discussões de modo síncrono pelo Google Meet;
    • submissão ilimitada de resumos de trabalhos na modalidade comunicação oral para apresentação on line durante o Congresso;
    • publicação do resumo aprovado e apresentado nos Anais do Congresso;
    • participação em minicurso;
    • certificado de 20 horas de participação no Congresso;
    • certificado de 10 horas de participação em minicurso;
    • certificado de apresentação e publicação de trabalho.
  • As vagas são limitadas.
  • As inscrições foram iniciadas pelo formulário disponível no link: https://forms.gle/wNXoWVYVMvoLjfjq7 . Porém, a partir do dia 25 de novembro as inscrições poderão ser realizadas diretamente no SIGAA UFAL.
  • O participante pode buscar pelo Evento no SIGAA UFAL extensão através do link: https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/extensao/consulta_extensao.jsf?acao=4&aba=p-extensao e realizar sua inscrição.
  • Participante externo à UFAL realize seu cadastro pelo link: https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf.
  • Dúvidas e mais informações sobre o CInTec consultar página do Congresso: https://arapiraca.ufal.br/pesquisa/cintec e o instagram: @labmeg_ufal.

 

 CERTIFICADOS

  • Os certificados do minicurso e de apresentação de trabalhos serão enviados em até 60 dias após o encerramento do Congresso para o e-mail do participante.
  • O certificado do minicurso somente será enviado para os cursistas que concluírem todas as atividades previstas.
  • Para receber o certificado de participação no congresso, é preciso estar cadastrado no SIGAA UFAL.
  • Participante externo à UFAL realize seu cadastro pelo link: https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf.
  • Acompanhe a emissão de certificados de participação pelo seu login no SIGAA UFAL.

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 Normas de submissão:

  1. Informações gerais
  • Nesta edição serão aceitos somente resumos simples.
  • A quantidade máxima de resumos simples aceitos para correção será de 50 (cinquenta).
  • Os trabalhos serão apresentados na modalidade comunicação oral (on line síncrono).
  • A lista de trabalhos aprovados e os horários das apresentações serão divulgados antecipadamente no site do evento.
  • É de responsabilidade dos autores a veracidade das informações prestadas.
  • O não cumprimento de quaisquer normas implicará em eliminação imediata do trabalho.
  • A submissão do resumo NÃO implicará em aprovação do trabalho. A aprovação depende do aceite pelos avaliadores.
  • Os trabalhos somente poderão ser submetidos e apresentados por autor inscrito no evento.
  • Os resumos deverão estar inseridos em um dos eixos temáticos.

 

  1. Da autoria:
  • Cada autor poderá submeter número ilimitado de resumos;
  • O número máximo de autores por resumos será de 6 (seis) INCLUINDO o orientador.

 

  1. Dos prazos:
  • Período de submissão: de 11 a 25 de novembro de 2021. Submissão prorrogada até 01/12 (quarta-feira).
  • Divulgação dos resultados: até 02 de dezembro de 2021.

 

  1. Dos tipos de resumos aceitos:
  • Relatos de experiência em ciência, educação, inovação e tecnologia.
  • Revisões de literatura.
  • Pesquisas de campo.
  • Trabalho de Conclusão de Curso.

 

  1. Dos eixos temáticos:
  • Inovação em saúde.
  • Pesquisa de campo/ Pesquisa original.
  • Tecnologia em diagnóstico.
  • Educação, ciência e tecnologia.

 

  1. Da estrutura dos resumos simples:
  • Deverão ser originais e não publicados em outros eventos.

 

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas, justificado.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal, em página A4.
  3. Os resumos deverão conter os seguintes itens: Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 14. Informar abaixo do título, em fonte Arial tamanho 12, os nomes completos dos autores, alinhado à direita, iniciando pelo último sobrenome. Abaixo dos nomes deverão ser fornecidas informações sobre os autores, incluindo e-mail do primeiro autor, em fonte Arial tamanho 10 e alinhado à esquerda.

 Exemplo:

cintec1.png

Fonte: Imagem retirada dos anais do III CInTec.

 

  1. O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,0 entre linhas e conter no mínimo 250 e no máximo 300 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras ou tabelas. Os itens da estrutura do resumo devem estar destacados em negrito, sem entrada de parágrafo ou linhas em branco, contemplando:
    1. Introdução
    2. Objetivo
    3. Metodologia
    4. Resultados
    5. Conclusão

 Exemplo:

 cintec2.png

  

  1. Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (pular 1 linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras-chave.
  2. Autorização Legal: Se aplicável, após as palavras-chaves, pule 1 linha e insira o Protocolo do Comitê de Ética em que aprova a pesquisa, em letra Arial, tamanho 12.
  3. Apoio Financeiro: Após a autorização legal, ou após as palavras-chave, pule uma linha e informe as fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.
  4. Referências: se houver, devem estar conforme as normas da ABNT, fonte Arial, tamanho 12, alinhado à esquerda.

Exemplo:

cintec3.png

Fonte: Imagem retirada dos anais do III CInTec.

 

  1. Da estrutura de apresentação:
  • Os modelos de apresentação serão publicados no site do Congresso e enviados aos e-mails dos autores que tiveram seus trabalhos aprovados.
  • Um vídeo com a apresentação do trabalho deverá ser enviado antecipadamente pelo autor principal.
  • No dia e hora marcada, o autor deve comparecer à sala de aula virtual, para acompanhar a exibição do seu vídeo de apresentação e participar, de modo síncrono, das discussões referentes ao seu trabalho e dos demais autores.

 

  1. Da premiação:
  • Os melhores resumos serão premiados com certificado e serão convidados ao envio de trabalho completo para seguir com o processo de avaliação para publicação em revistas da UFAL parceiras do CInTec.
  • A lista de trabalhos premiados será divulgada no site do Congresso, no instagram do LaBMEG (@labmeg_ufal) e enviado para o e-mail dos autores dos trabalhos premiados.
  • O recebimento de premiação de melhor trabalho NÃO implicará em publicação do trabalho na revista. Para esta publicação faz-se necessário enviar o trabalho completo, dentro das normas e ser aprovado em todos os processos da Revista.
  • Os autores principais dos resumos selecionados para participar do processo de publicação em revistas parceiras da UFAL, receberá e-mail da comissão editorial com as devidas orientações.

 

  1. Do envio do resumo e avaliação:
  • Os resumos dos trabalhos deverão ser enviados para o e-mail: cintec.editorial@arapiraca.ufal.br;  
  • A equipe editorial se responsabilizará em enviar o resumo para avaliação às cegas pela equipe de avaliadores.

 

  1. Das dúvidas e orientações adicionais:
  • Dúvidas e orientações adicionais sobre a submissão e avaliação de trabalhos poderão ser enviadas para: cintec.editorial@arapiraca.ufal.br.

 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Atenção: a programação poderá sofrer alterações sem aviso prévio. Acompanhe atualizações da programação aqui.

 

09/12 (quinta)

17h30

Cerimônia de abertura

 

18h-19h

1º ciclo de Apresentação dos trabalhos

Momento de discussão

 

19h-20h

Intervalo

 

20h

Mesa Redonda 1 – As pesquisas no LaBMEG: produção e desafios para o futuro

 

Palestra 1

Tema: Estudo de polimorfismos genéticos e desordens mentais em pacientes usuários de drogas

Palestrante: Dr.ª Ana Caroline Melo dos Santos

 

Palestra 2

Tema: Estudo da associação de polimorfismos na hanseníase e suas formas clínicas em uma população alagoana.

Palestrante: MSc. Luana Karen Correia dos Santos

 

Palestra 3

Tema: Estudo da relação de polimorfismos com a infecção da dengue e progressão da doença.

Palestrante: MSc. Bárbara Rayssa Correia dos Santos

 

Palestra 4

Tema: Estudo da relação de polimorfismos com a susceptibilidade ao câncer cervical em mulheres infectadas pelo HPV numa população alagoana.

Palestrante: MSc. Edilson Leite de Moura

 

Momento de discussão

 

22h – Encerramento do 1º dia.

 

10/12 (sexta)

7h-12h

Minicursos (assíncronos, com momentos síncronos)

Obs.: O link de acesso será enviado ao e-mail do participante inscrito.

 

Minicurso 1 – on line

Título: microRNAs: tópicos em expressão gênica, ensaios funcionais e perspectivas terapêuticas

Facilitadora: Dr.ª Mykaella Andrade de Araújo

 

Minicurso 2 – on line

Título: Feridas: avaliação e manejo clínico

Facilitadora: Enf. mestranda Bruna Brandão dos Santos

Obs.: ocorrerá momento síncrono às 8h.

 

Minicurso 3– on line

Título: Gasometria arterial

Facilitadora: Dr.ª Ana Caroline Melo dos Santos

Obs.: ocorrerá momento síncrono às 8h30.



13h-18h

Minicursos (assíncronos)

Obs.: O link de acesso será enviado ao e-mail do participante inscrito.

 

Minicurso 1 – on line

Título: microRNAs: tópicos em expressão gênica, ensaios funcionais e perspectivas terapêuticas

Facilitadora: Dr.ª Mykaella Andrade de Araújo

 

Minicurso 2 – on line

Título: Feridas: avaliação e manejo clínico

Facilitadora: Enf. mestranda Bruna Brandão dos Santos

 

Minicurso 3– on line

Título: Gasometria arterial

Facilitadora: Dr.ª Ana Caroline Melo dos Santos



18h-19h

2º Ciclo de Apresentação dos trabalhos

Momento de discussão

 

19h-20h

Intervalo

 

20h

Mesa Redonda 2 – Aprendizados e desafios das pesquisas e diagnósticos laboratoriais

 

Palestra 1

Tema: Diagnósticos de Covid: experiências do LaBMEG e da Expedição Científica do Rio São Francisco

Palestrante: Dr.ª Eliane Aparecida Holanda Cavalcanti (vice-reitora UFAL)

 

Palestra 2

Tema: A Iniciação Científica do LaBMEG: conquistas e desafios durante a pandemia.

Palestrante: Acad. Letícia Henrique Leite da Silva (discente de iniciação científica)

 

Palestra 3

Tema: Diagnóstico clínico e laboratorial do Diabetes e síndrome metabólica

Palestrante: 


Momento de discussão

 

Cerimônia de encerramento

Premiação dos melhores trabalhos

Publicação dos anais do Congresso

 

22h

Encerramento do Congresso

 

Trabalhos aprovados no III CInTec

A partir do dia 02/12

 

Anais
v. 4, n. 1 (2021)

Em breve

 

EQUIPE EDITORIAL:

Prof.ª Dr.ª Renise Bastos Farias Dias
Prof.ª Dr.ª Meirielly Kellya Holanda da Silva
Prof.ª Dr.ª Karol Fireman de Farias
Prof.ª Dr.ª Elaine Virgínia Martins de Souza Figueiredo

ISSN 2675-696X