PLE Sociolinguística
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SUPERIORES – SECS/UFAL
ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 34/2020-CONSUNI/UFAL
Anexo A - Plano de Ensino para o Período Letivo Excepcional (PLE)
I – IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Letras
COMPONENTE CURRICULAR: Sociolinguística
( ) OBRIGATÓRIO
( x ) OPTATIVO
PRÉ REQUISITO: Ter cursado Teoria Linguística 1 e 2 ou Linguística 1 e 2
(Se houver)
CO-REQUISITO:
(Se houver)
DOCENTE(S) RESPONSÁVEL(EIS):
(Caso o componente curricular seja ofertado por mais de um/a docente, indicar o
nome do/a responsável pelo registro)
CH
Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório
60h
CARGA HORÁRIA TOTAL:
Teórica:
40h
Prática:
20h
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista que o reconhecimento e a aceitação da relação entre linguagem e sociedade
constituem a base para a formação do professor de Língua Portuguesa, objetivamos discutir essa
relação pelo viés da Sociolinguística Variacionista.
II - EMENTA
Estudo da relação entre língua e sociedade. As noções de erro, norma e preconceito linguístico.
Conceitos básicos e fundamentais para a análise da variação linguística. Aspectos teóricos e metodológicos da análise variacionista. Variação linguística na sala de aula. Desenvolvimento de pesquisas variacionistas.
III - OBJETIVOS
Objetivo geral:
- Discutir a relação entre linguagem e sociedade pelo viés da Sociolinguística Variacionista.
Objetivos específicos:
- Apresentar conceitos fundamentais da Sociolinguística Variacionista;
- Apresentar o trabalho de campo para a sistematização de uma regra variável;
- Discutir a relação entre a pesquisa sociolinguística e o ensino de Língua Portuguesa.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- O estudo da linguagem no contexto social
- Sociolinguística Variacionista
- Metodologia e ética na pesquisa sociolinguística
- Sociolinguística e ensino
V - METODOLOGIA
Os tópicos discutidos serão apresentados em aulas síncronas via Google Meet ou Conferência Web
– RNP e aulas assíncronas, que serão postadas no Google Classroom e, em seguida, faremos fórum
de discussão. Também faremos, para critérios de avaliação, trabalho escrito, seminários síncronos e
a elaboração de um pré-projeto de pesquisa.
VI - PLATAFORMA/S ESCOLHIDA/S PARA AS ATIVIDADES ACADÊMICAS NÃO
PRESENCIAIS:
(Escolher uma ou mais plataforma/s de ensino a ser/serem usada/s pelo/a docente nas AANPs)
( ) Ambiente Virtuais de Aprendizagem Institucionais (Moodle/SIGAA)
( x ) Conferência Web - RNP
( x ) Google Meet
( ) Zoom
( x ) Google Classroom
( ) Site do docente
( ) Blog do docente
( ) Outros:
VII - FORMAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação do aproveitamento da disciplina será feita mediante a participação do aluno nas aulas
síncronas e no fórum de discussão das aulas assíncronas, bem como na realização de um trabalho
escrito, na participação nos seminários e na elaboração de um pré-projeto de pesquisa.
VIII - CRONOGRAMA DO COMPONENTE CURRICULAR
SEMANA
1
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS
(Destacar quando se tratar de atividade síncrona)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Apresentação do curso
O estudo da linguagem no contexto social
METODOLOGIA:
Aula síncrona via Google Meet – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação na aula.
REFERÊNCIA
Mota e Silva (2019)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
O estudo da linguagem no contexto social
METODOLOGIA:
Aula assíncrona na plataforma Google Classroom – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação no fórum de discussão via Google Classroom.
REFERÊNCIA:
Scherre (2020)
2
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Sociolinguística Variacionista
METODOLOGIA:
Aula síncrona via Google Meet – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação na aula.
REFERÊNCIA
Labov (2020)
Sousa e Cardoso (2020)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Sociolinguística Variacionista
METODOLOGIA:
Aula assíncrona na plataforma Google Classroom – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação no fórum de discussão via Google Classroom.
REFERÊNCIA:
Freitag (2016)
3
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Sociolinguística Variacionista
METODOLOGIA:
Aula síncrona via Google Meet – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação na aula.
REFERÊNCIA
Görski e Coelho (2009)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Sociolinguística Variacionista
METODOLOGIA:
Aula assíncrona na plataforma Google Classroom – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação no fórum de discussão via Google Classroom.
REFERÊNCIA:
Oushiro (2020)
4
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Sociolinguística Variacionista
METODOLOGIA:
Aula síncrona via Google Meet – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação na aula.
REFERÊNCIA
Roncarati (2008)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Sociolinguística Variacionista
METODOLOGIA:
Aula assíncrona na plataforma Google Classroom – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação no fórum de discussão via Google Classroom.
REFERÊNCIA:
Faraco (2020)
5
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Sociolinguística Variacionista
METODOLOGIA:
Aula síncrona via Google Meet – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação na aula.
REFERÊNCIA
Coan (2007)
Mattheier e Wieser (2011)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Trabalho: O que propõe a Sociolinguística para os estudos linguísticos
METODOLOGIA:
Trabalho escrito a ser entregue via e-mail – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Realização da atividade proposta
REFERÊNCIA:
Salomão (2011)
Berlinck, Lopes e Santiago (2020)
6
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Metodologia e ética na pesquisa sociolinguística
METODOLOGIA:
Aula síncrona via Google Meet – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação na aula.
REFERÊNCIA
Freitag (2017)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Metodologia e ética na pesquisa sociolinguística
METODOLOGIA:
Aula assíncrona na plataforma Google Classroom – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação no fórum de discussão via Google Classroom.
REFERÊNCIA:
Freitag, Martins e Tavares (2012)
7
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Seminários sobre a metodologia na pesquisa sociolinguística
METODOLOGIA:
Aula síncrona via Google Meet – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação na aula.
REFERÊNCIA
Freitag (2014)
Freitag, Severo e Görski (2016)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Metodologia e ética na pesquisa sociolinguística
METODOLOGIA:
Aula assíncrona na plataforma Google Classroom – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação no fórum de discussão via Google Classroom.
REFERÊNCIA:
Freitag e Martins (2020)
8
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Seminários sobre a metodologia na pesquisa sociolinguística
METODOLOGIA:
Aula síncrona via Google Meet – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação na aula.
REFERÊNCIA
Freitag (2014)
Freitag, Severo e Görski (2016)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Metodologia e ética na pesquisa sociolinguística
METODOLOGIA:
Aula assíncrona na plataforma Google Classroom – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação no fórum de discussão via Google Classroom.
REFERÊNCIA:
Vianna (2019)
9
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Sociolinguística e ensino
METODOLOGIA:
Aula síncrona via Google Meet – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação na aula.
REFERÊNCIA
Coan e Freitag (2010)
Vieira (2020)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Sociolinguística e ensino
METODOLOGIA:
Aula assíncrona na plataforma Google Classroom – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação no fórum de discussão via Google Classroom.
REFERÊNCIA:
Marine e Barbosa (2016)
Vitório (2017)
10
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Reavaliação
METODOLOGIA:
Atividade assíncrona de reavaliação – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Realização da atividade
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Avaliação final
METODOLOGIA:
Atividade assíncrona para avaliação final – 3h
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Realização da atividade
IX – REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
COAN, M. Conjecturas sobre a mudança linguística. Revista Interdisciplinar, v. 4, n. 4, p. 9-21,
2007. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1090/928
COAN, M.; FREITAG, R. Pressuspostos teórico-metodológicos e propostas de ensino. Revista
Domínios da Lingu@gem. V. 4, n. 2, 2º semestre, 2010, p. 1-22. Disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11618/6863
FARACO, C. Bases para uma pedagogia da variação linguística. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=3kS-RHie0Zw
FREITAG, R. (orgs). Metodologia de coleta e manipulação de dados em Sociolinguística. São
Paulo: Blucher, 2014. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-list/metodologiasocioloinguistica-268/list#undefined
FREITAG, R. Sociolinguística no/do Brasil. Revista Estudos Linguísticos, n. 58.3, Campinas, p. 116 – set./dez. 2016. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647170
FREITAG, R.; SEVERO, C.; GÖRSKI, E. Sociolinguística e política linguística: olhares
contemporâneos. São Paulo: Blucher, 2016. Disponível em:
https://openaccess.blucher.com.br/article-list/sociolinguistica-e-politica-linguistica302/list#undefined
FREITAG, R.; MARTINS, M. Descrição linguística: gestão de dados linguísticos. 2020. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=S7YS57i7ogs
GÖRSKI, E.; COELHO, I. Variação linguística e ensino de gramática. Working Papers em
Linguística, v. 10, p. 73-91, Florianópolis, 2009. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p73/12022
LABOV, W. Justice as a Linguistic Matter. 2020. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=n6h8bdDxnuA
MARINE, T.; BARBOSA, J. Em busca de um ensino sociolinguístico de Língua Portuguesa no
Brasil. Signum: Estudos da linguagem, Londrina, n. 19/1, p. 181-215, jun. 2016. Disponível em:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23161
MOTA, J.; SILVA, A. Sociolinguística, uma disciplina histórica: retrospectiva, desenvolvimentos e
aplicações. Macabéa – Revista Eletronica do Netlli, v.8, n.2, jul-dez. 2019, p. 11-35. Disponível
em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/1911/1400
OUSHIRO, L. A importância dos estudos de avaliação e percepções sociolinguísticas. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=8WUxd_qJebQ
RONCARATI, C. Prestígio e preconceito linguísticos. Cadernos de Letras da UFF, n. 36, p. 45-56,
1. Sem. 2008. Disponível em:
http://www.cadernosdeletras.uff.br/joomla/images/stories/edicoes/36/artigo2.pdf
SALOMÃO, A. Variação e mudança linguística: panorama e perspectivas da sociolinguística
variacionista no Brasil. Revista Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 187-207, 2011.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/19848412.2011v8n2p187/21673
SCHERRE, M. Respeito linguístico: contribuições da Sociolinguística Variacionista. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=W4XqhsiB9I0&t=4239s
VIANNA, J. O português falado em Nova Iguaçu: proposta de constituição de uma amostra de
língua oral. Revista Labor Histórico. Rio de Janeiro, 5 (Especial): 39-63, jan./jun, 2019. Disponível
em: https://revistas.ufrj.br/index.php/lh/article/view/25359
VITÓRIO, E. Variação linguística e ensino: crenças e atitudes linguísticas. Signum: Estudos da
Linguagem. Londrina, n. 20/3, p. 118-146, dez. 2017. Disponível em:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/29756
COMPLEMENTARES:
BERLINCK, R.; LOPES, C.; SANTIAGO, H. Sociolinguística Histórica no Brasil: caminhos e
desafios. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nE4i53QDacE&t=2118s
MATTHEIER, K.; WIESER, H. P. Aspectos de uma teoria da mudança linguística. Revista de
Letras, v. 1, n. 30, 11. Disponível em :
http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2396/1858
SOUSA, M.; CARDOSO, P. A sociolinguística para além das variáveis sociais: a promoção de
justiça social. Revista da ABRALIN, v. 19, n. 2, p. 1-6, 10 ago. 2020. Disponível em:
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1469
VIEIRA, S. Ensino de gramática em três eixos: uma questão de ciência, cidadania e respeito linguístico. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ypVJ2tVT3Yw
Maceió, 28 / 10 / 2020
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Docente/s responsável/eis