Docentes

Nome Cargo

Prof. Me. Anderson Francisco Vitorino

Doutorando em Educação pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, cujo título: Prática pedagógica de docentes de estudantes surdos em contexto bilíngue à luz dos pressupostos teórico-metodológicos dos pensamento complexo. Mestre em Educação pela UFS - Universidade Federal de Sergipe (2017). Licenciado em Letras/Libras pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Professor Assistente do Magistério Superior de Libras - Língua brasileira de sinais pela - UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Disciplina, Libras para ouvintes como segunda língua; Ensino da Língua Portuguesa como segunda língua modalidade escrita para surdos; Libras Educação a Distância; Educação Inclusiva, Pesquisa em Educação Especial e Tecnologia Assistiva. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa - Pedagogia, Complexidade e Educação GEPEPECOE(CNPq), Membro do Projeto de pesquisa FALIBRAS - UFAL - sistema tecnológico que faz a tradução do português para Libras, Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia assistiva (NUPITA/UFS), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Interiorização da Língua de Sinais (NEPILS), Grupo de estudos em análise e descrição Linguística - GEADLin - UPE - Universidade de Pernambuco; Tem experiência na área de Educação, ênfase em Educação bilíngue Libras/Português, Tecnologias Digital da Informação e Comunicação (TDIC). Tem experiência da área de Educação infantil à pós-graduação, dialogando nas seguintes temáticas: Educação, História da educação, Formação de professores, educação especial e inclusiva, práticas pedagógicas, educação a distância, tecnologia assistiva, software livre, educação infantil, ensino-aprendizagem, Libras, políticas públicas, arte e diversidade.

Foto

Prof. Me. Daniel Cícero dos Santos Barbosa

Mestre do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) da UFAL campus Arapiraca. Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Alagoas (2014 - 2019); Graduado em Pedagogia Bilíngue pela Faculdade UNÍNTESE; Especialista em LIBRAS COMO L1 pela Faculdade Alpha (2018-2019) e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA (2019-2020). Desenvolve pesquisa em Educação, Educação Bilíngue para surdos e Linguística Aplicada. Professor Substituto da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca, atuando na disciplina de Libras nos cursos de licenciatura e Instrutor de Libras no CAS/Arapiraca pela Prefeitura MunicipaldeArapiraca.

Foto

Profa. Me. Denise Maria dos Santos Melo

Mestre em Linguistica pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Atua como docente de Libras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) campus Arapiraca. Especialista em Linguística Aplicada na Educação pela Universidade Cândido Mendes (2014), Bacharel em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina, polo UFPE (2012), Técnica em Tradução e Interpretação de Libras pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (2008). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Interiorização da Língua de Sinais - NEPILS e dos Grupo de Estudos: Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literatura-GEDEALL e Descrição e Análise Linguística, Literatura e Texto - DALLT. Atuou como professora Substituta de Libras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) campus Caruaru/CAA (2013-2014) e professor/Intérprete de Libras do Estado de Pernambuco (2012-2016). Atuou como Tradutor/Intérprete de Libras: Estado de Pernambuco (2012-2016), UNINASSAU (2009-20014), Curso de Doutorado da Ciência da Computação na UFPE (2014), tutora/Intérprete da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) do Curso Letras/Libras EAD (2013). Proficiente no Ensino da Libras (PROLIBRAS- MEC/2013) e Proficiente em Tradução e Interpretação (PROLIBRAS- MEC 2009).Áreas de interesse: Linguística Aplicada, Metodologia do ensino da Libras, Educação de Surdos, Libras como L2 para ouvintes e Tradução/Interpretação em Libras. https://orcid.org/0000-0003-1725-0930

Foto

 Prof. Dr. Deywid Wagner de Melo

Doutor (2013) e Mestre (2008) em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Faculdade de Letras(FALE) da Universidade Federal de Alagoas(UFAL).Graduado (2005) em Letras - Português/Inglês (Licenciatura) pela Fundação Universidade Estadual de Alagoas, atual Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Possui Especialização em Gestão e Desenvolvimento Universitário (UFAL/2009). É Professor Associado I no Curso de Letras - Língua Portuguesa, Campus de Arapiraca e Professor do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura - PPGLL da Faculdade de Letras - FALE da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Atualmente, exerce a função de Procurador Educacional Institucional (PEI) da UFAL, é membro titular da Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) da UFAL. Leciona as disciplinas Processos de Leitura e Produção de Textos de Língua Portuguesa, Linguística do Texto e do Discurso, Pesquisa em Estudos da Linguagem, Semântica e Pragmática de Língua Portuguesa (Cursos de Letras - Língua Portuguesa) e Estudos em Linguística Textual (PPGLL)o. Atua como pesquisador na área de Linguística, mais precisamente em Linguística Textual, com ênfase nas teorias e análise de gêneros orais, escritos e digitais, nos Estudos Conversacionais e nos Estudos Retóricos do Texto e do Discurso. É membro dos Grupos de Pesquisa: DALT/UFAL/CNPq (Descrição, Análise Linguística, Literatura e Texto). GETEL/UFAL/CNPq Grupo de Estudos do Texto e da Leitura - Perspectivas Interdisciplinares); e Linguagem e Retórica (UNEAL/CNPq);

 

Foto

Profa. Dra. Eliane Vitorino de Moura Oliveira

Docente na Universidade Federal de Alagoas, no Curso de Letras - Língua Portuguesa/Campus de Arapiraca e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLL/FALE/UFAL. Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com pesquisa na área de Sociolinguística Educacional. Especialista em Língua Portuguesa pela UEL, com capacitação em Ensino de Português Língua Estrangeira pela Universidade de Coimbra. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da FALE/UFAL. Integra o GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA-ANPOLL).Participa dos projetos de pesquisa: GEDEALL - Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas - FALE/UFAL; DALLT - Descrição e análise linguística, literatura e texto - UFAL Arapiraca. Atuou como Leitora do Brasil na Universidade de São Tomé e Príncipe entre 2014 e 2017. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica do ensino de Português na Rede ISF/FALE/UFAL, editora-chefe da Revista Leitura, periódico quadrimensal do PPGLL/FALE/UFAL e Coordenadora de Estágio do Curso de Letras - Língua Portuguesa UFAL Arapiraca. Suas pesquisas se voltam para o ensino e a aprendizagem de Português, Língua Materna e Língua Estrangeira (PLE), pelo olhar da Sociolinguística Educacional e da Linguística Aplicada. https://orcid.org/0000-0002-0698-3795. E-mail para contato: eliane.oliveira@arapiraca.ufal.br

 

Foto

Prof. Dr. Elias André da Silva

É Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2012), Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2003). Possui LICENCIATURA PLENA EM LETRAS (Port./Ing. e suas Literaturas) pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (1999). Atualmente é Professor Associado 2 da Universidade Federal de Alagoas - UFAL - Campus Arapiraca. Tem experiência na área de Letras, Pedagogia e Direito, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Sintaxe, Linguística teórica, Gramática e gramática descritiva, Metodologia do ensino de Língua Portuguesa, Leitura e produção de textos. É também Coordenador do Curso de Letras da UFAL, Campus Arapiraca, e Líder do Grupo de Pesquisa "Descrição e Análise Linguística, Literatura e Texto - DALLT".

Foto

Prof. Dra. Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório

Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), lotada na Faculdade de Letras (FALE). Atua como Docente no curso de Letras-Português, Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) e Docente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). É Doutora e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (2012 e 2008), Especialista em Linguística e Ensino do Português pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) - PDJ/CNPq e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (2014) - PNPD/Capes. Atua na linha de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Sociolinguística Variacionista e Sociolinguística Histórica, coordenando o grupo de pesquisa Sociolinguística, variação, significados sociais e ensino. Atualmente faz parte da comissão científica da área de Sociolinguística da ABRALIN, integra o GT de Sociolinguística da Anpoll e é membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UFAL.

 

Profa. Dra. Karla Renata Mendes

 Possui Graduação em Letras Português e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná. É Doutora em Letras, com a tese intitulada "Navegando em mares lusitanos: diálogos transatlânticos entre Cecília Meireles e Portugal", defendida na Universidade Federal do Paraná, com período de bolsa sanduíche na Universidade de Lisboa. Atualmente, é docente da área de Literatura, no curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca.

Foto

Prof. Dr. Marcelo Ferreira Marques

Doutor em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Alagoas (2013), instituição na qual também desenvolveu Mestrado (2009) e Graduação (2007). Atualmente, é docente no Curso de Letras da Ufal, no campus de Arapiraca. Nos referidos Curso e Campus foi Coordenador de Curso (2021-2013); foi coordenador do projeto ViraArte, contemplado no edital ProCCAExt e do Projeto de Extensão Rádio Bacamarte. É integrante dos grupos de Pesquisa Interartes e DALLT (Descrição e Análise Linguística, Literatura e Texto) Atua na área da poesia e canção brasileira contemporâneas, relações variadas entre literatura e outras artes e Literatura e Ensino. É músico, integrante da banda Gato Zarolho, arranjador e compositor de trilhas sonoras para curtas, teatro e espetáculos de dança.

Profa. Me. Flávia Leonia Ferreia da Rocha

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira e em Gestão Escolar. É graduada em Letras Português - Inglês pela Universidade Estadual de Alagoas. Foi professora substituta da Universidade Estadual de Alagoas na área de Letras e formação de professores. Exerceu a função de coordenadora de polo (Major Izidoro) da rede e- Tec Brasil, ligada ao Departamento de Educação a distância do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Atuou junto à Universidade Aberta do Brasil no Ifal como professora formadora de disciplinas do curso de licenciatura em Letras Português a distância. Foi professora substituta do IFAL - campus Palmeira dos Índios. Atualmente é articuladora de ensino na Escola Estadual Constança de Góes Monteiro, desenvolvendo trabalho na área de formação continuada de professores. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Leitura e produção textual; Gestão Escolar e Formação continuada de professores.

Foto

Prof. Me. Hudson Oliveira Fontes Aragão

Licenciado em Letras Português (2008), Especialista em Filosofia e Literatura (2013) e Mestre em Letras - Estudos Literários (2015) pela Universidade Federal de Sergipe. Interessado especialmente em literatura comparada, no estudo da comicidade e da ironia na literatura e em estudos de literaturas em Língua Portuguesa. Atualmente, leciona Língua Portuguesa para o Governo de Alagoas, além de trabalhar com revisão de textos acadêmicos.

Foto