PLE Literatura de Autoria Feminina
PLE Literatura de Autoria Feminina.pdf
Documento PDF (339.7KB)
Documento PDF (339.7KB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SUPERIORES – SECS/UFAL
ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 34/2020-CONSUNI/UFAL
Anexo A - Plano de Ensino para o Período Letivo Excepcional (PLE)
I – IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Letras (Português)
COMPONENTE CURRICULAR: Literatura de Autoria Feminina
( ) OBRIGATÓRIO
( X ) OPTATIVO
PRÉ REQUISITO: Não há
CO-REQUISITO: Não há
DOCENTE(S) RESPONSÁVEL(EIS):
(Caso o componente curricular seja ofertado por mais de um/a docente,
indicar o nome do/a responsável pelo registro)
Karla Renata Mendes
CH
72 h
CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 h Teórica: 54 h Prática: 18 h
JUSTIFICATIVA:
Conforme a Resolução nº 34/2020 – CONSUNI/UFAL, que orienta as atividades
acadêmicas remotas da UFAL, podem ser ofertadas “aulas de disciplinas eletivas
contempladas no PPC”. O componente curricular aqui proposto configura-se como uma
disciplina eletiva do curso e foi escolhido de acordo com as prerrogativas definidas pelo
colegiado no que concerne às atividades desse período.
II - EMENTA
Reflexão sobre o conceito de literatura feminina, detendo-se no estudo de textos basilares
para a crítica literária feminista e para a questão de gênero. Panorama do desenvolvimento
da literatura escrita por mulheres no Brasil e análise de textos representativos.
III - OBJETIVOS
- Refletir sobre a literatura de autoria feminina.
- Traçar um breve panorama do desenvolvimento da literatura escrita por mulheres no
Brasil, observando seu percurso histórico.
- Ler, analisar e discutir textos representativos de escritoras brasileiras.
- Destacar autoras pertencentes ao cânone, bem como aquelas ainda invisibilizadas
pela crítica.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Discussões sobre o feminismo;
- Apontamentos sobre a literatura de autoria feminina e seu desenvolvimento no
Brasil.
- Estudo das autoras abaixo elencadas:
a) Gilka Machado
b) Ruth Guimarães
c) Conceição Evaristo
d) Hilda Hilst
e) Eliane Brum
f) Jarid Arraes
g) Poetas contemporâneas (Alice Sant’Anna, Estrela Ruiz Leminski, Ana Martins
Marques)
h) Poetas contemporâneas (Alice Sant’Anna, Estrela Ruiz Leminski, Ana Martins
Marques)
V - METODOLOGIA
As atividades do componente curricular serão desenvolvidas através de atividades síncronas
e assíncronas. Para as atividades síncronas serão utilizadas, preferencialmente, as
plataformas Google Meet e RNP. No tocante às atividades assíncronas, serão propostos
estudos dirigidos, utilização de fórum e tarefas no AVA, produção de ensaio, produção de
resenhas e fichamentos.
VI - PLATAFORMA/S ESCOLHIDA/S PARA AS ATIVIDADES ACADÊMICAS
NÃO PRESENCIAIS:
(Escolher uma ou mais plataforma/s de ensino a ser/serem usada/s pelo/a docente nas
AANPs)
( X ) Ambiente Virtuais de Aprendizagem Institucionais (Moodle/SIGAA)
(X) Conferência Web - RNP
(X) Google Meet
( ) Zoom
( ) Google Classroom
( ) Site do docente
( ) Blog do docente
(X) Outros: Grupo via Whatsapp
VII - FORMAS DE AVALIAÇÃO
Participação nos fóruns, presença e participação nos encontros síncronos, produção de
ensaio, resposta à tarefa.
VIII - CRONOGRAMA DO COMPONENTE CURRICULAR
SEMANA
1
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS
(Destacar quando se tratar de atividade síncrona)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
“Sejamos todos feministas”: reflexões iniciais sobre o tema
METODOLOGIA:
Indicação de leituras de textos teóricos e compartilhamento de link
para vídeo de Chimamanda Ngozi Adichie;
Abertura de fórum no AVA para inserção de reflexões preliminares
sobre as leituras e o vídeo;
Encontro síncrono para discussão dos textos lidos e do vídeo.
2
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação no fórum e na atividade síncrona.
CONTEÚDOS ABORDADOS:
A escrita feminina nas reflexões de Virginia Woolf
A literatura de autoria feminina no Brasil: tendências e debates
METODOLOGIA:
Indicação de leituras de textos;
Fichamento do texto “Feminismo e Literatura no Brasil”, de
Constância Lima Duarte,
Encontro síncrono para discussão dos textos lidos.
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Fichamento e presença/participação na atividade síncrona.
3
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Lendo mulheres: Gilka Machado
METODOLOGIA:
Indicação de leituras de textos teóricos-críticos
Seleção de poemas da autora para análise
Abertura de fórum no AVA para inserção de reflexões preliminares
sobre as leituras;
Encontro síncrono para discussão dos textos lidos.
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação no fórum e na atividade síncrona.
4
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Lendo mulheres: Ruth Guimarães
METODOLOGIA:
Indicação de vídeo sobre a autora
Indicação de leituras de textos teóricos-críticos
Seleção de textos da autora para análise
Abertura de fórum no AVA para inserção de reflexões preliminares
sobre as leituras;
Encontro síncrono para discussão dos textos lidos.
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação no fórum e na atividade síncrona.
5
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Lendo mulheres: Conceição Evaristo
METODOLOGIA:
Indicação de leituras de textos teóricos-críticos
Seleção de textos da autora para análise
Produção de ensaio sobre a obra da autora
Encontro síncrono para discussão dos textos lidos.
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Produção de ensaio e participação na atividade síncrona.
6
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Lendo mulheres: Hilda Hilst
METODOLOGIA:
Indicação de leituras de textos teóricos-críticos
Seleção de textos da autora para análise
Abertura de fórum no AVA para inserção de reflexões preliminares
sobre as leituras;
Encontro síncrono para discussão dos textos lidos.
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação no fórum e na atividade síncrona.
7
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Lendo mulheres: Eliane Brum
METODOLOGIA:
Indicação de leituras de textos teóricos-críticos
Seleção de textos da autora para análise
Abertura de fórum no AVA para inserção de reflexões preliminares
sobre as leituras;
Encontro síncrono para discussão dos textos lidos.
8
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Lendo mulheres: Jarid Arraes
METODOLOGIA:
Seleção de textos da autora para análise
Abertura de fórum no AVA para inserção de reflexões preliminares
sobre as leituras;
Encontro síncrono para discussão dos textos lidos.
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Participação no fórum e na atividade síncrona.
9
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Lendo mulheres: poesia contemporânea
METODOLOGIA:
Seleção de textos das autoras para análise
Abertura de tarefa sobre os poemas selecionados
Encontro síncrono para discussão dos textos lidos.
10
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Resposta da tarefa e participação na atividade síncrona.
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Lendo mulheres: poesia contemporânea
METODOLOGIA:
Seleção de textos das autoras para análise
Abertura de tarefa sobre os poemas selecionados
Encontro síncrono para discussão dos textos lidos.
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Resposta da tarefa e participação na atividade síncrona.
IX – REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das
Letras, 2015.
BEAUVOIR, Simone. “Feminilidade: uma armadilha” In: BAPTISTA, Maria Manuel
(org.) Género e performance: textos essenciais (vol.1). Coimbra: Gracio Editor, 2018.
Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/25237/1/GEFE_ebook.pdf. Acesso em: 13
de julho de 2020.
DUARTE, Constância Lima. Feminismo e Literatura no Brasil In: Estudos avançados, vol.
17, nº. 49, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v17n49/18402.pdf. Acesso
em 16 de setembro de 2019.
GOTLIB, Nádia Battela. “A literatura feita por mulheres no Brasil.” In – BRANDÃO,
Izabel; MUZART, Zahidé L. (orgs.) Refazendo nós: ensaios sobre mulher e literatura.
Florianópolis: Ed. Mulheres, 2003.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
_______________. Mulheres e ficção. São Paulo: Penguin Classics Companhia das letras,
2019.
_______________. Profissões para mulheres e outros artigos feministas. Porto Alegre:
LPM, 2019.
COMPLEMENTARES:
ARRAES, Jarid. Redemoinho em dia quente. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2019.
_____________. Um buraco com meu nome. São Paulo: ferina, 2018.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BRUM, Eliane. A vida que ninguém vê. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2006.
EVARISTO, Conceição. Olhos d´água. Rio de Janeiro: Pallas, 2016.
GUIMARÃES, Ruth. Água funda. São Paulo: Editora 34, 2018.
HILST, Hilda. 132 crônicas: cascos & carícias e outros ensaios
___________. Da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
LEMINSKI, Estrela Ruiz. Poesia é não. São Paulo: Iluminuras, 2000.
MACHADO, Gilka. Poesia completa. São Paulo: Demônio Negro, 2017.
MARQUES, Ana Martins. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das letras,
2015.
SANT’ANNA, Alice. Pé do ouvido. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
ZOLIN, Lucia Osana. “Literatura de Autoria Feminina.” In — Teoria Literária. Abordagens
Históricas e Tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2003 p. p. 253-261.
Arapiraca, 24/ 09/2020
Docente/s responsável/eis