Ata da 16ª reunião do Colegiado

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                    Ata da 16ª reunião do Colegiado do curso de Letras/Língua Portuguesa – Gestão
2018/2020
Às dezesseis horas e sete minutos do dia doze de maio de dois mil e vinte, de forma
virtual devido às recomendações provocadas pela pandemia, pela plataforma RPN,
com a presença dos seguintes membros: Eliane Vitorino de Moura Oliveira
(Coordenadora); Karla Renata Mendes (Vice-coordenadora); Marcelo Ferreira
Marques, Deywid Wagner de Melo e Elias André da Silva (Membros efetivos),
Djalma Rodolfo Lós (TAE) e Larisse Nolasco (representante discente), aconteceu a
reunião do Colegiado do Curso de Letras/Língua Portuguesa, com a seguinte pauta:
1) Contrato temporário de Professora de Literatura; 2) Defesas de TCCs; 3) Logística
da Secretaria; 4) Assuntos diversos. Iniciando a reunião, a coordenadora informou
o vencimento, sem condição de prorrogação, do contrato da professora Helenice
Fragoso, de Literatura. Visando andamento, entrou em contato com David Lopes,
titular da vaga, que me informou da suspensão das perícias médicas pela pandemia.
A professora Karla Mendes lembrou que havia sido combinado, na última reunião,
de chamar a segunda colocada na seleção para assumir a vaga, entretanto, a
professora está grávida, sendo, portanto, mais acertado realizar novo processo
seletivo. Neste sentido, Prof. Deywid corrobora a realização de concurso para
professor substituto, entretanto destaca a situação pandêmica que vivemos não
permite saber quando as aulas irão retornar, também quando o concurso
acontecerá. Os professores Marcelo e Elias, ainda que compactuem com tal
preocupação, são também favoráveis ao concurso. Rodolfo Lós acredita ser
necessário manter o contato com o RH e PROGEP para saber como ficará a
situação dos professores substitutos, devido à pandemia. Talvez não queiram ou
não possam renovar ou contratar novos, já que as aulas estão suspensas e não há
previsão para retorno. Em relação ao item 2, a coordenadora comenta sobre a
Instrução Normativa Nº 03/2020-PROGRAD/UFAL, que autoriza a realização de
defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a Colação de Grau de forma
não presencial em cursos de Graduação. Acha uma ação importante para atender
os alunos que estão com prazos apertados e pretende, caso seja consenso do
Colegiado, usar a a oportunidade com três orientandos. Prof. Deywid acha
convenientes as defesas não presenciais, desde que haja concordância do
estudante e que este tenha um acesso adequado à internet, que garanta o processo.
Prof. Marcelo e Prof. Karla também se mostram favoráveis, especialmente em casos
cujo prazos estejam críticos. Prof. Elias, no entanto, se mostra contrário a defesas
não presenciais. A representante discente alerta, também, para a qualidade da
conexão, uma vez que nem todos têm internet que suporte essa interação. Dessa
forma, todos entendem que, a não ser que seja extremamente necessário, as
defesas ficarão para o retorno das aulas presenciais. Indo para o item 3, a
coordenadora lembra que houve mudanças na logística do Bloco das
Coordenações, e uma delas foi a união de todos os TAES em um espaço único. Ao
questionar a Direção sobre a atuação do Rodolfo, teve como resposta que ele
continuará fazendo aquilo que é de sua alçada. Assim, lê a descrição das funções a
cargo de um técnico para assuntos educacionais (TAE): “Coordenar as atividades
de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas
atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo
educativo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, e pede que
o TAE discorra mais a respeito dessa mudança. Rodolfo Lós relata que, após vários
problemas e discussões entre alguns técnicos e a Direção, foi sugerida a criação de
uma Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) que será composta por TAEs e terá
atribuições específicas. A ideia é unir todos os TAEs em um setor para estabelecer

uma identidade, um perfil de atuação mais próximo das atribuições do cargo exigidas
pela UFAL. Na configuração atual, a maioria dos TAEs desempenha funções aquém
do esperado para o cargo, por não haver um direcionamento e também pelo
ambiente da secretaria. Na DAA haverá apropriação de normas e procedimentos por
todos, padronização desses procedimentos, com a criação de formulários e
manuais, gerando comunicação mais apropriada com os outros setores,
principalmente Direção, CRCA e COGRAD. Ele completa que cada TAE continuará
atendendo os seus respectivos cursos, enviando relatórios (perfil do aluno,
egressos, evasão, retenção, próximos de desligamento, aptos à prorrogação de
curso, trancados, pendentes TCCs etc.) periodicamente, de acordo com o
Calendário Acadêmico, com o intuito de tomar ações preventivas. Também haverá
auxílio para a coordenação no ENADE, inserção da carga horária flexível no
sistema, entre outras coisas. Finaliza acreditando que a mudança poderá ser
positiva para as Coordenações e para o Campus. A coordenadora agradece a
explanação e reforça que, desde que assumiu a coordenação, e isso é corroborado
pela vice-coordenadora, Prof. Karla, vem alertando sobre a necessidade de reverem
o abandono que sofrem os cursos noturnos, de uma maneira geral. O Diretor Elthon
garante que estará ao lado dos cursos noturnos para o enfrentamento desses
problemas, sugerindo que seja formulado, com os cursos de Administração Pública
e Pedagogia, um documento com reivindicações. A necessidade de atendimento
psicológico até, pelo menos, às 20h; reprografia ativa todos as noites nos horários
de demanda (o que inclui o intervalo); CRCA ativo todas as noites; direção presente
pelo menos alguns dias; atenção para a iluminação das salas e dos ambientes
externos são algumas das necessidades vistas por ela como prementes. Prof.
Deywid concorda que as reivindicações de que os serviços prestados aos alunos do
noturno sejam os mesmos a que têm direito os discentes do diurno, e que sejam
efetivas, sem a necessidade de o aluno ir no contraturno para resolvê-las. Rodolfo
informa que, em todas as reuniões com a Direção Geral se posicionou quanto à
situação do horário noturno, pois sofre as consequências, pois enfrenta diversos
problemas pelos outros setores não estarem abertos (CRCA, Direção, Biblioteca,
Protocolo). Ainda segundo o TAE, o diretor acadêmico vem atuando no sentido de
rever essas questões, inclusive articulando ajustes nos horários de outros setores.
Passando para assuntos diversos, a vice-coordenadora, Prof. Karla, anunciou que
a página criada na rede social Instagram tem sido um canal interessante de contato
com os alunos. Informa que o número de seguidores vem aumentando
consideravelmente e pede a todos que participem mandando sugestões de temas
para publicação, com vídeos, textos, aulas, e outros temas interessantes.
Complementa informando que grupos de alunos também têm se movimentando nas
redes também, com canais de reflexão sobre temáticas gerais, com base na
literatura, por alunas concluintes, e outro de auxílio ao ENEM, por alunos do sétimo
período. Deywid enfatiza a boa iniciativa de criar uma forma de mantermos um laço
com os discentes e reforça a necessidade de todos contribuírem, cada um a seu
tempo. Prof. Marcelo informa já estar com material pronto para envio ao perfil. Prof.
Elias relata que está pensando em formas de contribuir e, e quanto aos perfis de
alunos, teme que o nome do curso esteja vinculado a eles. A coordenadora relata,
entretanto, não haver qualquer associação, na descrição dos perfis, que os ligue ao
Curso de Letras UFAL Arapiraca. Nada mais havendo a ser tratado, a Coordenadora
encerrou a reunião às dezoito horas e dezoito minutos, sendo lavrada a presente
ata, a qual, após aprovada, será assinada pelos membros efetivos presentes à
reunião.
Obs. Ata assinada e arquivada na coordenação.