Ata conjunta da 19ª reunião do Colegiado e 9ª do NDE
Ata conjunta COL 19 Ago_20 NDE 09.pdf
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Reunião conjunta do NDE (09/20) e do Colegiado (19/20) do Curso de Letras UFAL
Arapiraca
Às dezenove horas e quinze minutos do dia dezenove de agosto de dois mil e vinte, através
de web conferência, com a presença dos seguintes membros: Eliane Vitorino de Moura
Oliveira (Coordenadora); Karla Renata Mendes (Vice-coordenadora); Djalma Rodolfo da
Silva Lós (Técnico); Marcelo Ferreira Marques, Deywid Wagner de Melo, Denise Maria dos
Santos Melo, Anderson Francisco Vitorino, Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório,
Elias André da Silva (Membros efetivos) e Larisse da Silva Nolasco (discente), teve início a
reunião do Colegiado do Curso de Letras/Língua Portuguesa, com a seguinte pauta: 1)
Informes sobre encaminhamentos no Fórum das Licenciaturas; 2) Definição de nome para
Comissão de Estágio; 3) Definição de nome para análise da Resolução CNE/CP 02/2019 /
Parecer CNE/CP Nº 22/2019 (anexos); 4) Discussão e posicionamento do Curso sobre a
minuta do Período Letivo Emergencial - PLE (anexa última versão); 5) Outros assuntos. A
Coordenadora deu início à reunião apresentando a pauta. Em seguida informou que,
conforme Fórum das Licenciaturas, entre Pibid e Residência Pedagógica foram distribuídas
504 bolsas para discentes da Ufal, 63 bolsas para professores do ensino básico público e
21 bolsas para professores da Ufal. O novo prazo definido para início dos projetos foi início
de outubro ou início de novembro, a depender do calendário acadêmico, pois é necessário
que ele esteja ativo. 2700 alunos calouros já confirmaram a matrícula, faltando apenas
cerca de 200 vagas que, caso não sejam preenchidas no decorrer da semana, sairão na
lista de espera. Informou também sobre a discussão ocorrida a respeito do Estágio em
formato remoto, em que a grande maioria foi favorável desde que somente para alunos
concluintes. Destacou o caso dos cursos de Pedagogia que possuem três Estágios práticos.
Pontuou a preocupação com a qualidade das aulas atuais na rede de ensino básico por
conta da pandemia, mas por outro lado seria a oportunidade para os formandos
participarem desse momento excepcional, podendo até mesmo ajudar os professores em
suas práticas. Como encaminhamento do Fórum, ficou definida a criação de comissões
para discussão sobre a oferta de Estágio que contarão com representantes das grandes
áreas. Após discutirem sobre um possível nome, o colegiado decidiu por unanimidade que
o representante da Comissão de Estágio do Curso/Campus será o professor Elias. A
Coordenadora informou sobre a necessidade de atualização do PPC do curso nos próximos
anos para alinhá-lo à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, devido ao surgimento de
uma nova Resolução que alterou o ordenamento curricular dos cursos. Será criada uma
comissão para comparar as Resoluções de 2015 e 2019, ambas que versam sobre o tema,
e identificar as principais mudanças. Após breve discussão, ficou definido que a professora
Eliane representará o curso na comissão. Sobre a minuta do PLE, a Coordenadora relatou
acreditar que ela será aprovada, mesmo com muitas pessoas sendo contra. O professor
Marcelo relatou que de certa forma o curso já vem cumprindo com o que está disposto na
minuta. O professor Deywid também relatou acreditar na aprovação da minuta e informou
que essa é a tendência em todas as Universidades do país, das 69 instituições 26 já
retornaram através de período letivo excepcional. O professor Elias corroborou com as
informações do professor Deywid e alertou que os alunos que participarem do PLE poderão
escolher em não utilizar os conceitos adquiridos, em caso de insuficientes para aprovação,
sem prejuízo algum no retorno presencial. Para evitar retrabalho por parte dos professores,
Deywid e Elias sugeriram a oferta, no PLE, de disciplinas eletivas que sirvam como
introdução às disciplinas obrigatórias que serão ofertadas no período normal, assim os
alunos que não participarem não serão prejudicados e os que participarem e tiverem
aproveitamento satisfatório terão uma base melhor para cursar a disciplina. As professoras
Eliane e Elyne acharam a proposta bem interessante. Deywid informou que não é
interessante a oferta de uma disciplina obrigatória no PLE por conta do curto período de
tempo e das limitações do ensino remoto. A discente Larisse concordou com as falas dos
professores Deywid e Elias e achou muito interessante a possibilidade de oferta de
disciplinas introdutórias. O professor Elias demonstrou preocupação em relação aos
estágios supervisionados do curso diante da atual situação e qual a melhor maneira de
ajustá-los ao PLE. A Coordenadora informou que marcará um momento para discutirem
melhor o assunto, juntamente à Vice-coordenadora. Os professores Anderson e Denise
concordaram com os encaminhamentos apresentados e sugeriram o contato constante
com os outros cursos e/ou outras instituições com intuito de adaptar as boas ideias. A Vicecoordenadora também concordou com as sugestões e questionou a participação dos
alunos dos períodos iniciais nas disciplinas eletivas, pois de acordo com o PPC do curso
eles só poderiam cursar a partir do 5º período. O professor Deywid informou acreditar que
todos os alunos poderiam cursar, tendo em vista que será um semestre
excepcional/emergencial, mas que somente integralizariam as disciplinas no histórico
quando atingissem o período especificado no PPC. Os professores fizeram uma breve
discussão sobre a esquematização e possíveis formas da oferta das disciplinas. Após as
discussões, o colegiado decidiu pela participação do curso no PLE com a oferta de
disciplinas eletivas introdutórias. A Coordenadora informou que o Diretor Acadêmico,
professor Elthon, enviou uma comunicação para a Reitoria a respeito dos laboratórios do
Campus Arapiraca, solicitando a finalização das obras. O professor Deywid informou sobre
o andamento do Pibid e que tem participado de diversas reuniões. Informou também a
realização de Webnário com participação dos professores da rede estadual e municipal
para entender melhor como está sendo a atuação desses professores no contexto da
pandemia, uma vez que os projetos do Pibid também serão desenvolvidos nesse espaço.
A previsão é que o Pibid inicie suas atividades em outubro. Nada mais havendo a tratar,
deu-se por encerrada a reunião às vinte horas e cinquenta e oito minutos, sendo lavrada a
presente ata, a qual, após aprovada, será assinada pelos membros efetivos presentes à
reunião.
Obs. Ata assinada e arquivada na coordenação.