Núcleo de Pesquisa em Bioinfomática e Filogenômica
Coordenador: Prof. Dr. Leonardo Broetto
Descrição do Núcleo:
O crescente e contínuo fluxo de dados genômicos cria a cada dia oportunidades sem precedentes para reconstruções da história evolutiva de seres vivos utilizando filogenia molecular, o que constitui a área conhecida como filogenômica.
O acesso aos dados de genomas permite que análises filogenéticas possam ser realizadas em diferentes níveis, tal como no nível de sequências primárias e no nível de estruturação de genes e proteínas, o que permite a corroboração de resultados, conferindo maior solidez às inferências realizadas.
Existem muitas formas nas quais as informações evolutivas podem ser utilizadas para melhorar as predições funcionais de elementos genéticos. Pelo fato das funções de genes se modificarem como resultado da evolução, a reconstrução da história evolutiva destes elementos auxilia na descoberta de genes, e consequentemente de proteínas, não caracterizados.
A disponibilidade de genomas completos para um grande número de espécies abre um novo nicho de investigação, permitindo descobertas fascinantes a respeito de muitos aspectos de sua biologia, até então ocultos ou não explorados.
A partir da prospecção e investigação dos mais diversos genomas é possível definir a distribuição e a diversidade de famílias proteicas nos genomas analisados por análises filogenéticas e análise de características estruturais.
Atualmente, existe um número muito grande de proteínas importantes para a compreensão de mecanismos moleculares nos seres vivos, mas existe um gargalo para a análise funcional destas devido ao tempo necessário e a dificuldade para a realização dos experimentos.
Contudo, a abordagem genômica utilizando biologia molecular computacional, alvo de pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Bioinfomática e Filogenômica, tem fornecido um quadro mais integrado dos mecanismos moleculares, em contraposição ao foco reducionista in vivo e in vitro investigando genes individuais até então predominantes na área.