Grupo de Pesquisa: Biomarcadores e Monitoramento em Saúde (BMS)

Coordenadora: Profª. Drª. Elaine Virgínia Martins de Souza Figueiredo

O Grupo de Pesquisa Biomarcadores e Monitoramento em Saúde (BMS), da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, reúne pesquisadores das variadas áreas do conhecimento com o objetivo de conduzir pesquisas básicas e clínicas com foco em biomarcadores e monitoramento em saúde. As pesquisas básicas são desenvolvidas no Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênita (LABMEG) e em laboratórios parceiros.

O presente grupo tem se fortalecido nos últimos anos na condução de estudos, sobretudo, em duas linhas:

Linha 1 - Biomarcadores em Saúde:

Esta linha tem como objetivo contemplar estudos de biomarcadores em saúde na identificação de indivíduos com alto risco de desenvolver doenças de demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), como por exemplo zika, dengue, chikungunya, câncer do colo uterino, dentre outros agravos que sejam de interesse para a saúde pública. Bom como estudos de biomarcadores de exposição às drogas lícitas e ilícitas e sua correlação com transtornos metais.
Professoras pesquisadoras: Drª. Elaine Virgínia Martins de Souza Figueiredo; Drª. Karol Fireman de Farias.


Linha 2 - Biomarcadores e Monitoramento em Saúde da Mulher e da Infância (BioMMI):

Esta linha tem como objetivo desenvolver, prioritariamente, estudos relacionados à exposição às substâncias psicoativas no período pré-natal; às práticas populares de uso de ervas medicinais; aos distúrbios de sono na infância; e às práticas populares em saúde materno-infantil indígena, e sua correlação com o monitoramento em saúde materno-infantil, saúde da mulher e saúde e desenvolvimento neonatal e infanto-juvenil. Estimular o desenvolvimento de estudos utilizando os métodos mistos e estudos de marcadores genéticos.
Professoras pesquisadoras: Drª. Renise Bastos Farias Dias; Drª Larissa Tenório Andrade Correia; Mestra Josineide Soares da Silva, Mestra Maria Betânia Monteiro de Farias; Drda. Rita de Cássia Batista de Oliveira Peixoto.