Relatório UFAL Arapiraca

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                    RELATÓRIO DE IES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE
ALAGOAS
ARAPIRACA

DIRETORIA DE AVALIAÇÃO
DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DAES

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO | MEC
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS
EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA | INEP
DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR | DAES

RELATÓRIO DE IES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE
ALAGOAS
ARAPIRACA

Brasília-DF
Inep/MEC
2018

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
É permitida a reprodução total ou parcial desta publicação, desde que citada a fonte.

Diretoria de Avaliação da Educação SUPERIOR (DaES)
Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior (CGCQES)
Coordenação-Geral do Enade (CGENADE)
Equipe Técnica
Amanda Atallah de Sennes
Ana Cristina de Lima Lopes
Andreia das Graças Jonas da Silva
Atair Silva de Sousa
Caio Gedeon de Araujo
Carla Cristiane Gomes Mesquita
Claudia Regina Raimundo
Davi Contente Toledo
Fabiana Paula Simoes Cunha
Fernanda Cristina dos Santos Campos
Henrique Correa Soares Junior
Jansen Carlos de Oliveira
Johanes Severo dos Santos
Jose Reynaldo de Salles Carvalho
Leandro de Castro Fiuza
Leticia Terreri Serra Lima
Luciana Fonseca de Aguilar Morais

Marcela Aparecida de Oliveira
Marcelo Pardellas Cazzola
Mariangela Abrão
Marina Nunes Teixeira Soares
Paulo Roberto Martins Santana
Priscilla Bessa Castilho
Rafaella Bandeira Cabral Cunha
Renato Augusto dos Santos
Ricardo Coda
Roberto Ternes Arrial
Robson Quintilio
Rosilene Cerri
Rubens Campos de Lacerda Junior
Sergio Ricardo Godinho Salazar
Suzi Mesquita Vargas
Ulysses Tavares Teixeira
Vanessa Cardoso Tomaz

Revisão
Fundação Cesgranrio
Diagramação e Arte-Final
Fundação Cesgranrio
Diretoria de estudos educacionais (Dired)
Coordenação de Editoração e Publicações (Coep)
Capa
Marcos Hartwich

Esta publicação deverá ser citada da seguinte forma:
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Relatório de IES:
Universidade Federal de Mato Grosso: Barra do Garças. Brasília: Inep, 2019.

Esta publicação é um dos produtos integrantes
do contrato celebrado entre o Inep e a Fundação
Cesgranrio, referente ao 2º Termo Aditivo do
Contrato nº 17/2016 com vigência de 30 de
agosto de 2018 a 29 de agosto de 2019.

Apresentação
O INEP apresenta o relatório com os resultados do ENADE/2018 da:
- IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
- no Municı́pio de (o) ARAPIRACA

O Relatório da IES, ora disponibilizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anı́sio Teixeira (INEP), contém os resultados da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2018 e do Questionário do Estudante ao qual os
concluintes de cada um dos cursos incluı́dos no referido exame responderam on-line
na página do INEP.
As informações que consubstanciam esse relatório possibilitarão aos dirigentes
das IES uma visão ampla dos resultados do ENADE, gerados a partir da participação
do conjunto dos cursos de sua IES.
As informações possibilitam comparações, entre outras, de IES que compartilham a mesma Organização Acadêmica, a mesma Categoria Administrativa, a mesma
Grande Região do paı́s e a mesma Unidade da Federação, traduzindo-se em subsı́dios
fundamentais para a análise e avaliação das polı́ticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos pilares
da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei no . 10.861, de 14 de abril de 2004. Além do ENADE, os processos de
Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional constituem o ’tripé’
avaliativo do SINAES; os resultados destes instrumentos avaliativos, reunidos, permitem conhecer, em profundidade, o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos
e Instituições de Educação Superior (IES) de todo o Brasil.
Em seus quatorze anos de existência, o ENADE passou por diversas modificações.
Dentre as inovações mais recentes, estão o tempo mı́nimo de permanência do estudante na sala de aplicação da prova (por uma hora), adotado em 2013, e a obrigatoriedade de resposta ao Questionário do Estudante e a publicação do Manual do
Estudante, adotadas em 2014, e o curso como unidade de análise em 2015. Até 2015,
a unidade de análise era a combinação de Área IES e municı́pio. Ou seja, se a IES
oferecesse curso na Área em vários campi na mesma cidade, a nota era calculada de
forma agregada.

5

Os relatórios de análise dos resultados do ENADE/2018 mantiveram, a princı́pio, a
estrutura adotada no ENADE/2017 com as inovações então introduzidas. Dentre essas, destacamos: (i) um relatório especı́fico sobre o desempenho das diferentes áreas
na prova de Formação Geral; (ii) uma análise do perfil dos coordenadores de curso;
(iii) uma análise sobre a percepção de coordenadores de curso e de estudantes, sobre o processo de formação ao longo da graduação; (iv) uma análise do desempenho
linguı́stico dos concluintes a partir das respostas discursivas na prova de Formação
Geral.
Essas medidas adotadas fazem parte de um amplo processo de revisão e reflexão
sobre os caminhos percorridos nestes quatorze primeiros anos do SINAES, a fim de
aperfeiçoar os processos, instrumentos e procedimentos de aplicação e, por extensão,
de qualificar a avaliação da educação superior brasileira, ampliando ainda sua visibilidade e utilização de resultados.
O ENADE constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior (SINAES) e visa a contribuir para a permanente melhoria da qualidade do ensino oferecido.
O INEP reafirma o caráter de complementaridade dos Relatórios de IES e de Cursos, o que impõe a necessidade de analisá-los à luz da identidade e da natureza de
cada uma das Áreas do conhecimento, de modo a assegurar valor e sentido aos resultados apresentados e, por consequência, gerar o comprometimento da comunidade
acadêmica com vista à consolidação de uma cultura de avaliação na graduação.

Brası́lia, agosto de 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS
ANÍSIO TEIXEIRA

Convenções para as tabelas numéricas
Sı́mbolo
Descrição
0
Dado numérico igual a zero não resultado de arredondamento
0,0
Dado numérico igual a zero resultado de arredondamento
Percentual referente ao caso de o total da classe ser igual a zero
.
Se não é possı́vel calcular por falta de observações
Os arredondamentos não foram seguidos de ajustes para garantir soma 100% nas tabelas

6

1- Introdução
O ENADE, como parte do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior), tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes, em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de
graduação, às suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências para compreender temas exteriores
ao âmbito especı́fico de sua profissão, ligados às realidades brasileira e mundial e a
outras Áreas do conhecimento.
A avaliação do ENADE incluiu um grupo de estudantes selecionados: os concluintes. Concluintes são estudantes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido
oitenta por cento ou mais da carga horária mı́nima do currı́culo do curso da IES até o
final das inscrições do Enade 2018; e também estudantes dos Cursos Superiores de
Tecnologia que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2018, ou
que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mı́nima do
currı́culo do curso da IES até o final das inscrições do Enade 2018.
O ENADE foi operacionalizado por meio de três instrumentos: dois questionários
(Questionário de Percepção sobre a Prova e Questionário do Estudante) e uma prova.
A finalidade da aplicação do Questionário do Estudante foi a de compor o perfil dos
estudantes, integrando informações do seu contexto às suas percepções sobre a
Instituição de Ensino Superior (IES). A prova apresentou um Componente de Avaliação
da Formação Geral, comum aos cursos de todas as Áreas e um Componente Especı́fico de cada Área.
Todos os resultados foram obtidos com base no conjunto dos estudantes convocados e presentes no exame, portanto, podendo ser estendidos para o total de estudantes concluintes da IES, se não houver um viés na seleção de presença.
Embora cientes das limitações do instrumento, enquanto mecanismo de avaliação
de curso, os dados gerados, tanto no que tange aos resultados da prova quanto à
opinião dos estudantes, podem ser bastante úteis para orientar as ações pedagógicas
e administrativas da IES, uma vez que contribuem significativamente para uma reflexão, interna com vista à melhoria da qualidade do ensino de graduação. Por esse
motivo, solicitamos empenho no sentido de promover, no âmbito da IES, as discussões
necessárias.

7

Esclarecemos que os relatórios sı́nteses de Área completos do ENADE/2018 estão
à disposição da comunidade na Internet http://portal.inep.gov.br/web/guest/relatorios.
No quadro abaixo, apresenta-se o número de participantes dos cursos desta IES
no Municı́pio em estudo e nos demais, em ordem alfabética, por Área avaliada no
ENADE/2018.
Quadro 1 - Número de participantes da IES por curso e Municı́pio - ENADE/2018

Código
Curso
101936
1151781

ARAPIRACA - AL
ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
IES no Municı́pio

Código
Curso
1139972
1140063
13203
13204
13205
13207
13214
13222
33003

MACEIÓ - AL
DESIGN
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ADMINISTRAÇÃO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DIREITO
SERVIÇO SOCIAL
PSICOLOGIA
JORNALISMO
IES no Municı́pio

Código
Curso
102158
102162

PALMEIRA DOS ÍNDIOS - AL
SERVIÇO SOCIAL
PSICOLOGIA
IES no Municı́pio

Código
Curso
102164

PENEDO - AL
TURISMO
IES no Municı́pio

Código
Curso
1151168
1151169

SANTANA DO IPANEMA - AL
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
IES no Municı́pio

8

População

Presentes

54
29
83

44
28
72

População

Presentes

70
3
199
163
65
94
178
63
147
982

57
1
168
143
58
76
157
59
94
813

População

Presentes

52
56
108

45
52
97

População

Presentes

15
15

14
14

População

Presentes

61
115
176

51
105
156

2 - Sı́ntese dos resultados da prova
O indicador, obtido a partir das notas dos estudantes na prova do ENADE, é o
Conceito ENADE. Apresenta-se a seguir uma breve explicação sobre o cálculo do
conceito.
Conceito ENADE
O Conceito ENADE1 tem como base um procedimento bastante estabelecido na
estatı́stica chamado afastamento padronizado. A nota final do curso depende de duas
variáveis, a saber: o desempenho dos estudantes concluintes na Formação Geral e o
desempenho dos estudantes concluintes no Componente Especı́fico.
A nota final da IES, em um determinado curso, é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes no Componente Especı́fico e da nota padronizada dos concluintes na Formação Geral. A parte referente ao Componente Especı́fico contribui
com 75% da nota final, enquanto a referente à Formação Geral contribui com 25%,
em consonância com o número de questões da prova, 30 e 10, respectivamente.
A seguir, são indicados os diferentes intervalos de notas possı́veis e a distribuição
dos cursos por conceito, correspondente a esses intervalos. Os conceitos utilizados
no ENADE variaram de 1 a 5 e, à medida que esses valores aumentam, melhor é o
desempenho no Exame.

Conceito ENADE
1
2
3
4
5

Notas finais
0,0 a 0,94
0,95 a 1,94
1,95 a 2,94
2,95 a 3,94
3,95 a 5,0
Sem Conceito

1

Para informações detalhadas sobre o cálculo do Conceito ENADE, veja Nota Técnica no endereço
eletrônico: http://portal.inep.gov.br/web/guest/documentos-e-legislacao13.

9

Até 2014, o Conceito Enade era calculado para cada Unidade de Observação,
constituı́da pelo conjunto de cursos que compõe uma área de avaliação especı́fica
do Enade, de uma mesma Instituição de Educação Superior (IES) em um determinado municı́pio. A partir de 2015, o Conceito Enade foi calculado para cada Curso de
Graduação avaliado, conforme enquadramento pelas Instituições de Educação Superior, em uma das áreas de avaliação elencadas no artigo 1o da Portaria Normativa do
MEC no 8, de 26 de abril de 2017, de acordo com a metodologia explicitada na Nota
Técnica no 16/2018/CGCQES/DAES1 . É importante notar que as provas do Enade
podem apresentar diferentes nı́veis de dificuldade de ano para ano. Diferentemente
de outras provas aplicadas pelo Inep, como o Saeb e o Enem, que utilizam a Teoria de
Resposta ao Item (TRI), o que permite a comparação de diferentes edições, o Enade
utiliza a Teoria Clássica dos Testes - TCT, o que não garante a comparabilidade entre edições do exame. A padronização para o cálculo do Conceito Enade garante a
comparabilidade dentro de uma determinada área e para um determinado ano, nunca
entre diferentes edições do Enade, e tampouco entre áreas do mesmo ano.

1 http://download.inep.gov.br/educacao superior/enade/notas tecnicas/2017/nota tecnica n16 2018 calculo conceito-enade.

pdf

10

O Quadro 2 apresenta a distribuição dos conceitos por Área avaliada desta IES no
Municı́pio em estudo e nos demais, em ordem alfabética.
Quadro 2 - Distribuição dos conceitos por curso e Municı́pio - ENADE/2018

ARAPIRACA - AL
ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

MACEIÓ - AL
DESIGN
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ADMINISTRAÇÃO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DIREITO
SERVIÇO SOCIAL
PSICOLOGIA
JORNALISMO

PALMEIRA DOS ÍNDIOS - AL
SERVIÇO SOCIAL
PSICOLOGIA

PENEDO - AL
TURISMO

SANTANA DO IPANEMA - AL
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

11

Código
Curso
101936
1151781

Conceito
ENADE
3
3

Código
Curso
1139972
1140063
13203
13204
13205
13207
13214
13222
33003

Conceito
ENADE
4
SC
4
4
3
5
4
4
3

Código
Curso
102158
102162

Conceito
ENADE
4
3

Código
Curso
102164

Conceito
ENADE
2

Código
Curso
1151168
1151169

Conceito
ENADE
2
2

3 - Comparação das médias dos cursos da IES no municı́pio com as
médias do Brasil
A seguir é comparado o desempenho dos cursos dessa IES neste Municı́pio com o
desempenho dos estudantes de cada Área correspondente, avaliada no ENADE/2018
no Brasil como um todo. No Gráfico 1, considera-se a média geral na prova (para
concluintes), no Gráfico 2, as médias obtidas no Componente de Formação Geral e,
no Gráfico 3, consideram-se as médias no Componente de Conhecimento Especı́fico
das Áreas.
Gráfico 1 - Comparação entre as médias dos cursos da IES no Municı́pio e a média do Brasil estudantes concluintes - ENADE/2018
Curso

Brasil

45,7

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA − 1151781

46,9

38,5

ADMINISTRAÇÃO − 101936

38,8

0%

20%

40%

12

60%

80%

100%

Para a comparação das notas no Componente de Formação Geral, apresentamse, também, duas colunas com a média para o total de estudantes da IES e o total de
estudantes do Brasil na Área, visto que todos fizeram a mesma prova.
Gráfico 2 - Comparação entre as médias dos cursos da IES no Municı́pio e a média do Brasil, em
Formação Geral - estudantes concluintes - ENADE/2018

Curso

Brasil

52,2

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA − 1151781

51,4

43,6

ADMINISTRAÇÃO − 101936

45,2

0%

20%

40%

13

60%

80%

100%

O mesmo foi feito com respeito às notas do Componente de Conhecimento Especı́fico: apresentam-se, também, duas colunas com o total de estudantes da IES e o
total de estudantes do Brasil na Área.
Gráfico 3 - Comparação entre as médias dos cursos da IES no Municı́pio e a média do Brasil, no
Componente de Conhecimento Especı́fico - estudantes concluintes - ENADE/2018

Curso

Brasil

43,5

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA − 1151781

45,4

36,8

ADMINISTRAÇÃO − 101936

36,7

0%

20%

40%

14

60%

80%

100%

4 - Resultados do Questionário do Estudante
O Questionário do Estudante fornece informações sobre o perfil socioeconômico
e cultural dos estudantes e a percepção dos mesmos sobre o ambiente de ensinoaprendizagem e a organização do curso, do currı́culo e da atividade docente.
Para esse relatório, foram selecionadas algumas questões relativas ao perfil dos
estudantes e outras referentes à sua percepção sobre a IES.
Para cotejar a situação na IES, no Municı́pio, são, também, apresentados os percentuais na UF, na Grande Região, Categoria Administrativa e Organização Acadêmica
da IES e os percentuais para o Brasil como um todo.

Perfil dos estudantes da IES no Municı́pio.
Tabela 1 - Distribuição percentual de estudantes da Área para o Curso, para a Unidade da
Federação, para a Região, para a Categoria Administrativa, para a Organização Acadêmica e
para o Brasil, segundo o curso, o sexo e a cor ou raça.

ADMINISTRAÇÃO - 101936
Sexo: Feminino
Qual é a sua cor ou raça?

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

Branca.
Preta.
Amarela.
Parda.
Indı́gena.
Não quero declarar.

6,8
6,8
2,3
43,2
0,0
0,0

15,8
4,5
2,9
28,7
0,5
1,6

16,4
7,0
2,0
28,6
0,2
0,8

27,1
4,9
1,4
18,7
0,2
1,0

30,8
4,1
1,5
18,5
0,1
0,7

30,6
4,5
1,6
19,5
0,1
0,7

Qual é a sua cor ou raça?

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

Branca.
Preta.
Amarela.
Parda.
Indı́gena.
Não quero declarar.

13,6
2,3
0,0
22,7
0,0
2,3

16,6
4,1
1,5
22,3
0,1
1,2

15,9
5,8
1,0
21,3
0,2
0,9

25,5
4,1
0,9
15,1
0,2
0,9

25,7
3,4
0,9
13,2
0,1
0,9

24,3
3,5
0,9
13,3
0,1
0,8

Sexo: Masculino

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781
Sexo: Feminino
Qual é a sua cor ou raça?

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

Branca.
Preta.
Amarela.
Parda.
Indı́gena.
Não quero declarar.

3,6
0,0
0,0
32,1
0,0
0,0

8,7
4,8
3,2
26,2
0,0
0,0

15,3
7,1
1,7
29,5
0,1
0,5

26,1
6,0
1,3
22,0
0,0
0,9

25,9
6,1
1,3
22,1
0,0
0,9

26,8
5,7
1,3
21,6
0,0
0,9

15

Sexo: Masculino
Qual é a sua cor ou raça?

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

Branca.
Preta.
Amarela.
Parda.
Indı́gena.
Não quero declarar.

25,0
3,6
3,6
32,1
0,0
0,0

17,5
4,0
1,6
32,5
0,8
0,8

12,4
6,9
0,8
25,1
0,1
0,5

19,1
4,9
0,7
17,9
0,2
0,9

19,2
5,1
0,7
17,6
0,2
0,9

19,8
4,8
0,7
17,3
0,2
0,9

Tabela 2 - Distribuição percentual de estudantes da Área para o Curso, para a Unidade da
Federação, para a Região, para a Categoria Administrativa, para a Organização Acadêmica e
para o Brasil, segundo o curso e a renda.

ADMINISTRAÇÃO - 101936
Qual a renda total de sua famı́lia, incluindo
seus rendimentos?
Até 1,5 salário mı́nimo (até R$ 1.405,50).
De 1,5 a 3 salários mı́nimos (R$ 1.405,51 a R$
2.811,00).
De 3 a 4,5 salários mı́nimos (R$ 2.811,01 a R$
4.216,50).
De 4,5 a 6 salários mı́nimos (R$ 4.216,51 a R$
5.622,00).
De 6 a 10 salários mı́nimos (R$ 5. 622,01 a R$
9.370,00).
De 10 a 30 salários mı́nimos (R$ 9.370,01 a R$
28.110,00).
Acima de 30 salários mı́nimos (mais de R$
28.110,00).

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

40,9

27,0

30,0

18,0

17,2

17,7

38,6

32,5

32,4

24,9

27,5

29,0

11,4

18,3

17,3

21,3

22,5

23,4

0,0

7,8

7,8

11,7

11,8

11,4

4,5

8,6

6,8

12,7

11,6

10,3

4,5

5,1

4,5

9,3

7,5

6,2

0,0

0,8

1,1

2,0

1,9

2,0

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781
Qual a renda total de sua famı́lia, incluindo
seus rendimentos?
Até 1,5 salário mı́nimo (até R$ 1.405,50).
De 1,5 a 3 salários mı́nimos (R$ 1.405,51 a R$
2.811,00).
De 3 a 4,5 salários mı́nimos (R$ 2.811,01 a R$
4.216,50).
De 4,5 a 6 salários mı́nimos (R$ 4.216,51 a R$
5.622,00).
De 6 a 10 salários mı́nimos (R$ 5. 622,01 a R$
9.370,00).
De 10 a 30 salários mı́nimos (R$ 9.370,01 a R$
28.110,00).
Acima de 30 salários mı́nimos (mais de R$
28.110,00).

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

25,0

30,2

37,2

22,2

22,5

22,0

42,9

32,5

30,3

26,0

26,5

25,3

10,7

13,5

16,0

19,5

19,7

19,1

14,3

11,9

7,7

11,8

11,7

11,7

7,1

7,9

6,5

13,1

13,0

13,0

0,0

4,0

2,2

6,4

5,8

7,2

0,0

0,0

0,2

0,9

0,7

1,8

Tabela 3 - Distribuição percentual de estudantes da Área para o Curso, para a Unidade da
Federação, para a Região, para a Categoria Administrativa, para a Organização Acadêmica e
para o Brasil, segundo o curso e a escolaridade do pai.

16

ADMINISTRAÇÃO - 101936
Até que etapa de escolarização seu pai
concluiu?

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

Nenhuma.
Ensino Fundamental: 1o ao 5o ano (1a a 4a série).
Ensino Fundamental: 6o ao 9o ano (5a a 8a série).
Ensino Médio.
Ensino Superior - Graduação.
Pós-graduação.

15,9
50,0
13,6
13,6
4,5
2,3

12,6
29,7
13,1
29,7
12,2
2,8

11,4
28,5
15,5
32,0
9,7
3,0

8,7
25,6
14,2
30,5
14,7
6,2

8,4
29,2
15,9
29,9
12,4
4,2

8,2
30,1
16,6
30,4
11,2
3,6

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781
Até que etapa de escolarização seu pai
concluiu?

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

Nenhuma.
Ensino Fundamental: 1o ao 5o ano (1a a 4a série).
Ensino Fundamental: 6o ao 9o ano (5a a 8a série).
Ensino Médio.
Ensino Superior - Graduação.
Pós-graduação.

10,7
39,3
14,3
21,4
14,3
0,0

20,6
34,9
14,3
20,6
7,9
1,6

19,1
39,6
14,4
18,7
6,6
1,7

13,0
33,3
13,1
24,4
11,9
4,4

13,0
33,9
13,3
24,2
11,4
4,1

13,1
32,2
12,9
24,0
12,8
5,0

Tabela 4 - Distribuição percentual de estudantes da Área para o Curso, para a Unidade da
Federação, para a Região, para a Categoria Administrativa, para a Organização Acadêmica e
para o Brasil, segundo o curso e a escolaridade da mãe.

ADMINISTRAÇÃO - 101936
Até que etapa de escolarização sua mãe
concluiu?

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

Nenhuma.
Ensino Fundamental: 1o ao 5o ano (1a a 4a série).
Ensino Fundamental: 6o ao 9o ano (5a a 8a série).
Ensino Médio.
Ensino Superior - Graduação.
Pós-graduação.

11,4
36,4
15,9
20,5
13,6
2,3

9,8
21,8
15,8
32,5
12,0
8,2

7,6
22,0
16,2
36,1
11,4
6,7

6,2
19,6
14,4
33,6
16,0
10,3

6,1
24,3
16,7
33,3
12,9
6,7

5,8
25,4
17,2
33,7
11,8
6,0

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781
Até que etapa de escolarização sua mãe
concluiu?

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

Nenhuma.
Ensino Fundamental: 1o ao 5o ano (1a a 4a série).
Ensino Fundamental: 6o ao 9o ano (5a a 8a série).
Ensino Médio.
Ensino Superior - Graduação.
Pós-graduação.

10,7
25,0
17,9
28,6
3,6
14,3

17,5
27,0
16,7
23,8
8,7
6,3

13,3
32,7
16,0
24,8
8,2
5,1

9,3
29,4
13,9
27,5
12,2
7,7

9,3
29,9
13,9
27,6
11,9
7,3

9,5
28,3
13,6
27,1
13,4
8,2

Tabela 5 - Distribuição percentual de estudantes da Área para o Curso, para a Unidade da
Federação, para a Região, para a Categoria Administrativa, para a Organização Acadêmica e
para o Brasil, segundo o curso e a Bolsa de estudo ou financiamento.

17

ADMINISTRAÇÃO - 101936
Que tipo de bolsa de estudos ou financiamento
do curso você recebeu para custear todas ou a
maior parte das mensalidades?
Nenhum, pois meu curso é gratuito.
Nenhum, embora meu curso não seja gratuito.
ProUni integral.
ProUni parcial, apenas.
FIES, apenas.
ProUni Parcial e FIES.
Bolsa oferecida por governo estadual, distrital ou
municipal.
Bolsa oferecida pela própria instituição.
Bolsa oferecida por outra entidade (empresa,
ONG, outra).
Financiamento oferecido pela própria instituição.
Financiamento bancário.

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

90,9
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0

37,2
24,9
5,3
0,1
19,0
0,3

31,3
23,7
8,5
2,6
19,9
1,2

89,1
5,7
0,2
0,1
0,4
0,0

26,5
39,4
11,4
1,5
6,3
0,5

15,6
38,9
11,3
2,7
11,7
0,9

0,0

0,8

1,8

1,7

1,9

2,8

9,1

9,0

6,7

2,2

7,7

9,8

0,0

2,3

2,8

0,4

3,1

3,8

0,0
0,0

0,7
0,5

1,0
0,5

0,1
0,0

1,3
0,5

2,0
0,6

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781
Que tipo de bolsa de estudos ou financiamento
do curso você recebeu para custear todas ou a
maior parte das mensalidades?
Nenhum, pois meu curso é gratuito.
Nenhum, embora meu curso não seja gratuito.
ProUni integral.
ProUni parcial, apenas.
FIES, apenas.
ProUni Parcial e FIES.
Bolsa oferecida por governo estadual, distrital ou
municipal.
Bolsa oferecida pela própria instituição.
Bolsa oferecida por outra entidade (empresa,
ONG, outra).
Financiamento oferecido pela própria instituição.
Financiamento bancário.

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

92,9
0,0
0,0
0,0
0,0
0,0

96,8
0,8
0,0
0,0
0,0
0,0

95,9
1,4
0,6
0,0
0,2
0,0

96,4
0,4
0,3
0,0
0,1
0,0

97,1
0,4
0,3
0,0
0,1
0,0

92,8
2,3
0,4
0,0
0,4
0,0

0,0

0,8

0,5

1,0

0,5

1,0

7,1

1,6

1,3

1,7

1,4

2,4

0,0

0,0

0,0

0,0

0,0

0,2

0,0
0,0

0,0
0,0

0,1
0,0

0,1
0,0

0,1
0,0

0,5
0,0

Tabela 6 - Distribuição percentual de estudantes da Área para o Curso, para a Unidade da
Federação, para a Região, para a Categoria Administrativa, para a Organização Acadêmica e
para o Brasil, segundo o curso e auxı́lio permanência.

ADMINISTRAÇÃO - 101936
Ao longo da sua trajetória acadêmica, você
recebeu algum tipo de auxı́lio permanência?

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

Nenhum.
Auxı́lio moradia.
Auxı́lio alimentação.
Auxı́lio moradia e alimentação.
Auxı́lio permanência.
Outro tipo de auxı́lio.

47,7
2,3
4,5
0,0
38,6
6,8

93,7
0,1
0,3
0,0
5,1
0,8

95,0
0,6
1,3
0,4
1,3
1,5

87,4
1,5
3,6
1,5
3,2
2,7

95,8
0,4
1,1
0,5
1,0
1,3

96,6
0,3
0,8
0,3
0,6
1,4

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781
Ao longo da sua trajetória acadêmica, você
recebeu algum tipo de auxı́lio permanência?

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

Nenhum.
Auxı́lio moradia.
Auxı́lio alimentação.
Auxı́lio moradia e alimentação.
Auxı́lio permanência.
Outro tipo de auxı́lio.

75,0
0,0
10,7
0,0
7,1
7,1

94,4
0,0
2,4
0,0
1,6
1,6

91,3
0,9
2,3
3,4
0,3
1,8

91,0
0,8
2,5
2,1
2,1
1,6

91,4
0,8
2,2
2,2
2,0
1,5

90,7
0,7
2,5
2,3
2,1
1,6

18

Tabela 7 - Distribuição percentual de estudantes da Área para o Curso, para a Unidade da
Federação, para a Região, para a Categoria Administrativa, para a Organização Acadêmica e
para o Brasil, segundo o curso e algum tipo de bolsa acadêmcia recebida.

ADMINISTRAÇÃO - 101936
Ao longo da sua trajetória acadêmica, você
recebeu algum tipo de bolsa acadêmica?

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

Nenhum.
Bolsa de iniciação cientı́fica.
Bolsa de extensão.
Bolsa de monitoria/tutoria.
Bolsa PET.
Outro tipo de bolsa acadêmica.

77,3
4,5
9,1
4,5
0,0
4,5

87,4
2,8
2,0
1,6
0,0
6,1

90,9
1,3
0,9
1,5
0,3
5,0

83,9
4,3
3,1
3,0
0,8
4,9

90,0
1,7
1,2
1,2
0,3
5,7

90,1
1,3
0,9
0,9
0,2
6,6

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781
Ao longo da sua trajetória acadêmica, você
recebeu algum tipo de bolsa acadêmica?

Curso

UF

Região

Cat.
Adm.

Org.
Acad.

Brasil

Nenhum.
Bolsa de iniciação cientı́fica.
Bolsa de extensão.
Bolsa de monitoria/tutoria.
Bolsa PET.
Outro tipo de bolsa acadêmica.

64,3
3,6
21,4
10,7
0,0
0,0

88,9
1,6
6,3
2,4
0,0
0,8

90,4
1,8
3,9
0,8
0,0
3,1

84,2
5,3
4,2
1,6
0,6
4,2

85,5
5,0
4,3
1,7
0,6
2,9

83,7
5,8
4,0
1,7
0,5
4,3

19

5 - Opinião dos estudantes concluintes sobre a IES no Municı́pio
As Tabelas a seguir abordam temas relacionados às condições dos recursos fı́sicos
e pedagógicos da IES e à qualidade do ensino oferecido.
Os alunos deveriam assinalar o grau de concordância com cada uma das assertivas, indo de 6 (Concordo Totalmente) a 1 (Discordo Totalmente). A concordância
nessas Tabelas considera só a categoria ”Concordo Totalmente”.
Tabela 8 - Percentual de estudantes que consideram que ”as disciplinas cursadas contribuı́ram
para sua formação integral, como cidadão e profissional”.
Área

Curso

UF

Região

ADMINISTRAÇÃO - 101936
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781

34,1
48,1

56,8
50,0

57,5
55,6

Cat.
Adm.
41,2
55,8

Org.
Acad.
49,4
55,6

Brasil
56,1
55,7

Tabela 9 - Percentual de estudantes que consideram que ”os conteúdos abordados nas disciplinas do curso favoreceram sua atuação em estágios ou em atividades de iniciação profissional”.
Área

Curso

UF

Região

ADMINISTRAÇÃO - 101936
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781

23,3
37,0

51,8
42,0

53,3
42,9

Cat.
Adm.
36,1
43,3

Org.
Acad.
45,2
42,9

Brasil
52,4
42,8

Tabela 10 - Percentual de estudantes que consideram que ”as metodologias de ensino utilizadas
no curso os desafiaram a aprofundar conhecimentos e desenvolver competências reflexivas e
crı́ticas”.
Área

Curso

UF

Região

ADMINISTRAÇÃO - 101936
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781

18,2
28,6

43,9
40,0

47,0
40,7

Cat.
Adm.
29,8
44,0

Org.
Acad.
39,7
43,9

Brasil
46,8
44,0

Tabela 11 - Percentual de estudantes que consideram que ”o curso contribuiu para o desenvolvimento da sua consciência ética para o exercı́cio profissional”.
Área

Curso

UF

Região

ADMINISTRAÇÃO - 101936
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781

31,8
42,9

58,4
61,1

60,7
60,8

Cat.
Adm.
47,4
62,7

Org.
Acad.
51,8
62,2

Brasil
58,5
62,6

Tabela 12 - Percentual de estudantes que consideram que ”o curso possibilitou aumentar sua
capacidade de reflexão e argumentação”.
Área

Curso

UF

Região

ADMINISTRAÇÃO - 101936
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781

31,8
67,9

57,6
54,0

60,5
57,1

Cat.
Adm.
49,1
59,1

Org.
Acad.
50,7
59,0

Brasil
57,4
59,2

Tabela 13 - Percentual de estudantes que consideram que ”o curso promoveu o desenvolvimento
da sua capacidade de pensar criticamente, analisar e refletir sobre soluções para problemas da

20

sociedade”.
Área

Curso

UF

Região

ADMINISTRAÇÃO - 101936
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781

27,3
60,7

55,5
50,0

58,0
54,8

Cat.
Adm.
46,0
60,8

Org.
Acad.
48,2
60,6

Brasil
55,0
61,0

Tabela 14 - Percentual de estudantes que consideram que ”os planos de ensino apresentados
pelos professores contribuı́ram para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e para seus
estudos”.
Área

Curso

UF

Região

ADMINISTRAÇÃO - 101936
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781

11,6
28,6

38,0
27,8

42,8
29,4

Cat.
Adm.
24,2
30,5

Org.
Acad.
35,0
30,5

Brasil
43,1
30,7

Tabela 15 - Percentual de estudantes que consideram que ”as referências bibliográficas indicadas pelos professores nos planos de ensino contribuı́ram para seus estudos e aprendizagem”.
Área

Curso

UF

Região

ADMINISTRAÇÃO - 101936
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781

14,0
39,3

41,7
32,3

45,7
32,8

Cat.
Adm.
29,3
36,9

Org.
Acad.
37,3
36,7

Brasil
45,0
37,3

Tabela 16 - Percentual de estudantes que consideram que ”foram oferecidas oportunidades para
os estudantes participarem de programas, projetos ou atividades de extensão universitária”.
Área

Curso

UF

Região

ADMINISTRAÇÃO - 101936
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781

9,8
46,4

44,1
27,8

45,3
24,3

Cat.
Adm.
37,5
32,2

Org.
Acad.
38,4
31,2

Brasil
44,7
33,5

Tabela 17 - Percentual de estudantes que consideram que ”foram oferecidas oportunidades para
os estudantes participarem de projetos de iniciação cientı́fica e de atividades que estimularam a
investigação acadêmica”.
Área

Curso

UF

Região

ADMINISTRAÇÃO - 101936
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781

4,7
50,0

39,6
23,1

42,8
21,7

Cat.
Adm.
34,6
28,2

Org.
Acad.
34,9
28,0

Brasil
42,0
29,9

Tabela 18 - Percentual de estudantes que consideram que ”o curso favoreceu a articulação do
conhecimento teórico com atividades práticas”.
Área

Curso

UF

Região

ADMINISTRAÇÃO - 101936
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781

9,3
37,0

39,9
26,9

42,1
27,8

Cat.
Adm.
24,6
28,4

Org.
Acad.
32,9
27,9

Brasil
41,7
29,4

Tabela 19 - Percentual de estudantes que consideram que ”foram oferecidas oportunidades para
os estudantes realizarem intercâmbios e/ou estágios no paı́s”.

21

Área

Curso

UF

Região

ADMINISTRAÇÃO - 101936
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781

13,2
20,0

37,7
16,8

36,3
14,2

Cat.
Adm.
22,7
20,1

Org.
Acad.
30,3
19,0

Brasil
37,4
21,8

Tabela 20 - Percentual de estudantes que consideram que ”foram oferecidas oportunidades para
os estudantes realizarem intercâmbio e/ou estágios fora do paı́s”.
Área

Curso

UF

Região

ADMINISTRAÇÃO - 101936
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 1151781

8,1
22,7

35,2
15,7

32,3
10,6

22

Cat.
Adm.
19,8
16,4

Org.
Acad.
28,2
15,1

Brasil
33,4
18,5

6 - Considerações Finais
Além do desenvolvimento de competências técnico-profissionais, a educação superior tem como uma das suas funções mais importantes a promoção de igualdade de
oportunidades e de justiça social. Com essa visão, as informações fornecidas pelos
processos de avaliação do ENADE aqui apresentadas pretendem auxiliar a IES a conhecer o perfil dos seus estudantes e analisá-lo, em relação às outras IES, para que,
ao integrá-lo aos resultados das avaliações internas realizadas pela Comissão Própria
de Avaliação (CPA), possa refletir sobre seus compromissos polı́tico-pedagógicos e
suas práticas, agindo de forma orientada para a construção de uma educação superior de qualidade, justa e democrática.
Especificamente nesse relatório, foram apresentadas informações sobre desempenho, perfil socioeconômico e percepção dos estudantes sobre a IES no Municı́pio, em
que se pode observar a configuração dos resultados institucionais, em relação aos
resultados dos demais estudantes avaliados no ENADE/2018, no Brasil, na mesma
Grande Região, Unidade da Federação, Categoria Administrativa e Organização Acadêmica da IES sob análise. Essas análises devem ser feitas pelas IES fundamentadas
na ideia de solidariedade e cooperação, intra e interinstitucional.
Assim, espera-se contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento de uma avaliação e de uma gestão institucional preocupadas com a formação de profissionais
competentes tecnicamente e, ao mesmo tempo, éticos, crı́ticos, responsáveis socialmente e participantes das mudanças necessárias à sociedade.

23

VENDA PROIBIDA