Docentes

Nome
Antonio Miguel Barros Tenório Varjão dos Santos

É bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Bahia, especialista em Direito Constitucional pela Universidade Gama Filho e mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas. Atua como analista jurídico do Ministério Público de Alagoas e como professor substituto do Curso de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas. Foi advogado, assessor jurídico do Ministério Público Federal, juiz leigo do Tribunal de Justiça da Bahia e comandante de segurança municipal e trânsito da Prefeitura de Paulo Afonso/BA. Lecionou no Curso de Direito do Centro Universitário Mário Pontes Jucá, no Curso de Administração Pública do Programa Especial para Formação de Servidores Públicos da Universidade Estadual de Alagoas e em diversos cursos da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência e interesse em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Ciência Política, Políticas Públicas e Gestão Pública.

Anderson Henrique dos Santos Araújo 

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (2010) e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Alagoas (Campus Arapiraca) e doutorando em economia na Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Economia, Administração Pública e Gestão ambiental, com ênfase em: Finanças Públicas, Planejamento Governamental, Economia ecológica e gestão pública ambiental.

Bruno Setton Gonçalves

Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual pelo PPGPI/UFS, Mestre em Economia pelo NUPEC/UFS (2008) e Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (2004). Professor Adjunto III do Departamento de Administração Pública da UFAL, das cadeiras de Finanças Públicas, Federalismo e Relações Institucionais, Macroeconomia e Introdução a Economia. Líder do Laboratório de Administração Pública Aplicada, vinculado ao curso de Administração Pública do campus Arapiraca e pesquisador associado do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional vinculado ao Núcleo de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do curso de Administração Pública no período 2015/2016, coordenador do curso de Administração no período 2011 a 2014. Além de ministrar o curso de Convênios Federais via SICONV em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de capacitação de servidores públicos através dos Tribunais de Contas Estaduais e Conselho Regional de Economia e ter exercido os cargos de Chefe da Assessoria de Planejamento da Empresa Sergipana de Turismo no período de 2008 a 2010, Diretor Administrativo Financeiro da Secretaria de Estado da Comunicação Social (2007/2008) e da Fundação Aperipê (2011).

Fabiana de Cássia de Araújo Silva

Professora da Universidade Federal de Alagoas. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, Especialização em Controladoria pela Universidade Federal da Paraíba e Diploma de Estudos Avançados em Economia Financeira e Contabilidade, pela Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais - Universidade de Granada/Espanha.

José Rodolfo Tenório Lima

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Possui Graduação em Administração de Empresas (2007) pela Universidade Federal de Alagoas; graduação em Gestão do Meio Ambiente (2008) pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas; Especialização em Gestão Pública (2011) pela Universidade Federal de Alagoas; e Mestrado em Administração (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor do curso de Administração Pública na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Leonardo Prates Leal

Professor do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas. Coordenador da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária – ITES/UFAL. Em 2015 foi ganhador do Prêmio ICE - Finanças Sociais e Negócios de Impacto. Doutorando em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Lisboa e Universidade de Brasília. Possui Mestrado em Administração (Organização, Poder e Gestão) pela Universidade Federal da Bahia (2013) e Graduação em Administração pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Coordenador de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nos seguintes temas: Movimentos Sociais; Sociedade Civil; Economia Solidária; Bens Comuns; Gestão Social e Políticas Públicas.

Lucas Maciel Muniz

Atualmente é professor assistente com Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Graduado em Ciência com habilitação em Matemática, mestre em economia pela Universidade Federal de Pernambuco; Atuação profissional nos cursos de Administração Pública, Arquitetura e Urbanismo, Turismo, Sistemas de Informação, Engenharia de Pesca e Engenharia de Produção; Disciplinas que constam em seu currículo de ensino: Matemática, Estatística, Geometria Analítica, Cálculo, Seminário Integrador II, Sistema de Informação Gerencial, Matemática Financeira, Engenharia Econômica, Análise de Investimentos, Elaboração e Análise de Projetos. Experiência como professor substituto pela Universidade Federal de Pernambuco e UPE nos cursos de Administração, Contabilidade e Economia lecionando disciplinas como Matemática Financeira, Matemática Aplicada e Estatística. Experiência nos ensinos fundamental, médio, ensino superior e ensino a distância. Trabalha com pesquisa na área de Educação Matemática, Educação Estatística e Educação Financeira (Letramento Financeiro). Coordenador de projetos na área de Jogos Empresariais e Educação Financeira.

Marconi Tabosa de Andrade

Possui graduação em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e coordenador da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária – ITES/UFAL. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, catadores de recicláveis, cooperativismo, associativismo, desenvolvimento e desigualdade.

Paulo Everton Mota Simões

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão do Desenvolvimento e Responsabilidade Social (CIAGS/UFBA) e Bacharel em Administração (UFBA). Atualmente é Professor do Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas no campus de Arapiraca. Foi professor substituto na Universidade Estadual da Bahia na graduação em Administração dos campi XI e XVI. Atuou em organizações da sociedade civil na captação de recursos tais como, Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA) e Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM). Atuou em projetos de extensão na Incubadora de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial – ITES/UFBA. Foi consultor na InMana Consultoria e Treinamento na elaboração e implementação de projetos sociais. Foi Especialista em Responsabilidade Social na Renova Energia, onde compôs a equipe de gestão do Programa Catavento. Possui experiência e tem interesse nos temas/áreas: gestão/administração pública; políticas públicas; desenvolvimento sustentável; responsabilidade socioambiental; cooperação internacional para o desenvolvimento; análise do discurso.

Rodrigo Pereyra de Sousa Coelho

Rodrigo Pereyra de Sousa Coelho é formado em ciências econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Trabalhou no Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos junto à Federação Única dos Petroleiros e ao Sindicato Nacional dos Aeronautas. Fez mestrado em economia social e do trabalho na Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou na Prefeitura Municipal de São Paulo entre 2002 e 2004. Depois combinou o trabalho como pesquisador no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP com consultoria junto à Prefeitura Municipal de Osasco. Em 2013 defendeu o doutorado em econômica social e do trabalho, com uma tese sobre a política de assistência social. Foi gerente na Secretaria de Planejamento de Osasco e diretor na Secretaria de Ação Social de Paulínia. Prestou consultoria a diversas Prefeituras do estado de São Paulo. Deu aula na Faculdade Santa Lúcia e na Universidade Federal do ABC. Desde setembro de 2019 é professor da Universidade Federal de Alagoas.