2023 08 23 _Ata _Reuniao NDE.pdf
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Documento PDF (208.1KB)
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS ARAPIRACA
Curso de Administração Pública
Reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante do curso de Administração Púbica da
UFAL/campus Arapiraca
Às dezesseis horas do dia vinte e três de agosto do ano de dois mil e vinte e três, os
representantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Administração Pública
Bacharelado do Campus Arapiraca que assinam essa ata estiveram conectados na reunião online convocada pelo coordenador deste NDE. São eles os seguintes docentes: Rodrigo Pereyra
de Sousa Coelho, Bruno Setton Gonçalves, Anderson Henrique dos Santos Araújo e Lucas
Maciel Muniz. Para reunião foram apresentados os seguintes pontos de pauta: 1. Informes; 2.
Início das atividades do NDE; 3. Revisão da Minuta sobre o regulamento acadêmico da UFAL.
No item informe foi anunciado que no Boletim de Pessoal/Serviço nº 121, de 17 de julho de
2023, foi publicada a Portaria nº 137/2023, no qual o Magnífico Reitor designou os docentes
para compor o Núcleo Docente Estruturante (NDE), do Curso de Administração Pública
(Bacharelado) Arapiraca /UFAL. O mandato deste NDE compreende o triênio de julho de 2023 a
julho de 2026. Por conta desta publicação, foi convocada esta primeira reunião ordinária deste
novo NDE, para definir um plano de ação para o próximo triênio. O segundo ponto de pauta,
início das atividades do NDE, teve o objetivo de iniciar o debate sobre este plano de ação. O
debate começou pensando em indicadores que poderiam orientar os debates. O coordenador
do Colegiado disse que tinha solicitado ao TAE Djalma Rodolfo um levantamento sobre a
situação de entrada dos feras em 2023.1. Os resultados apontam que a média das notas
obtidas pelos alunos no ENEM é um pouco superior à média das notas obtidas por todos os
alunos brasileiros e alagoanos. Entretanto, o fato de estar na média não significa que se está
apto a ser chamado por qualquer curso em qualquer universidade. Cada unidade acadêmica
tem a autonomia para definir seus parâmetros de corte. E o problema do levantamento
solicitado pelo coordenador do curso é que ele não traz nenhum parâmetro de comparação.
Porém, os dados apontam que há grande disparidade de números entre as notas obtidas e isso
ajuda a explicar problemas recorrentes do curso, como a elevada evasão de alunos e as
dificuldades acadêmicas de alguns deles. A partir destas discussões, os professores que
ministram a disciplina ACE IV, que está fazendo uma revisão sobre a trajetória dos alunos na
universidade, lembraram que os alunos registraram o espanto com a ausência de disciplinas
que abordem a administração pública no primeiro período do curso. Feita esta discussão, uma
proposta apresentada para o Plano de Ação do NDE neste triênio foi elaborar estratégias para
enfrentar esta situação. Dentre as ideias de execução mais imediata, foi proposto que os
docentes do curso se envolvam de forma mais efetiva nas Semanas de Integração dos Feras,
com atividades que ajudem a dar, para os calouros, uma perspectiva sobre o curso e a área de
atuação dos formandos do curso. Foi decidido que todos os professores do curso deverão
pensar em atividades que possam compor esta semana inicial de aulas, Também foi feita a
sugestão para se pensar em contextualizar melhor as informações levantadas pelo TAE Djalma
Rodolfo. Para operacionalizar esta operacionalização, foi sugerido levar o estudo à Direção do
Campus e solicitar que seja feito um levantamento semelhante para todos os cursos do
campus, a fim de permitir comparações de desempenho. O coordenador do curso ficou
responsável por executar esta ação. Já pensando em médio prazo, duas outras sugestões
devem ser mais bem pensadas e detalhadas. A primeira é avaliar a pertinência de antecipar, no
PPC do curso, as duas disciplinas ACE I, que atualmente tem a primeira semestralidade ofertada
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no quarto período e a segunda semestralidade ofertada no sexto período. Estas disciplinas
poderiam ser antecipadas para trazer um contato mais precoce dos alunos ingressantes com as
temáticas de administração pública. A segunda é desenvolver estratégias de identificação de
alunos com aptidão para o curso e de apoios que estimulem o engajamento deste público, ao
mesmo tempo que se pense em estratégias voltadas para alunos que apresentem grandes
dificuldades nesta fase inicial. Como as duas sugestões implicam em impactos consideráveis
sobre o curso, elas precisam ser mais bem elaboradas e refinada para serem postas em
execução. Com isso, aprovou-se esta agenda de trabalho como prioritária para o NDE neste
triênio, não implicando que outras demandas urgentes não sejam tratadas por este coletivo.
Porém, em virtude do caráter da agenda definida, foi estabelecida uma regularidade bienal de
reuniões, devendo a próxima ocorrer na segunda metade de outubro. Por fim, o último ponto
de pauta foi a revisão da Minuta sobre o regulamento acadêmico da UFAL. Esta revisão está em
andamento. O curso de Administração Pública indicou o prof. Leonardo Leal para compor o GT
de Extensão e o prof. Marconi Andrade para compor o GT Estágio. A expectativa da reitoria é
que a revisão esteja aprovada para o início do próximo semestre, quando começará o
funcionamento do SIGAA em substituição do sistema SIEWEB. Todos os professores receberam,
por email, a minuta da revisão no estágio atual de debates. Foi decidido por um
acompanhamento deste processo por parte do curso. Sendo esses os assuntos tratados, e
inexistindo qualquer outra manifestação, deu-se por encerrada a reunião às dezessete horas e
vinte minutos.
Rodrigo Pereyra de Sousa Coelho
Anderson Henrique dos Santos Araújo
Bruno Setton Gonçalves
Lucas Maciel Muniz