2020 05 22 _ATA _Reuniao Colegiado.pdf

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                    ATA DA REUNIÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA –
22/05/2020
Às quinze horas e trinta minutos do dia 22 de maio de 2020, com a presença dos seguintes membros
do colegiado: professor Acúrcio Castelo David, (Coordenador de Curso), Profa. Maria Amélia
Jundurian Corá (Vice-coordenadora), Prof. Paulo Éverton Mota Simões, Profa. Fabiana de Cássia
de Araújo Silva, Prof. Lucas Maciel Muniz, Prof. Rodrigo Pereira de Souza Coelho e o discente,
Kaique Wally Santos, deu-se início a reunião do Colegiado ampla do Curso de Administração Pública.
O Prof. Acurcio, Coordenador do curso deu início a reunião com a leitura dos pontos da pauta, sendo
constituído por 1. Informes; 2, Processo de recebimento das atividades complementares na forma
digital ;3. Tratamento para conclusão de estagio dos alunos ;4 Trabalho de conclusão de curso (TCC)
e por último; 5 – Discussão sobre a minuta Programa de atividades especiais. ]Em relação ao ponto
1. Professor Acurcio informou aos presentes que a Universidade Federal de Alagoas aprovou a
realização de trabalho de conclusão de curso (TCC) na forma digital, assim como a colação de grau.
O professor informou também que os colegas do curso já iniciaram o programa “Temas de
administração pública em tempos da covid 19’ na segunda feira passada dia 18/5 com as atividades
do Prof. Rodrigo e que na próxima segunda feira dia 25/05 vai acontecer a atividade da Profa. Fabiana
dentro das atividades complementares. Lembrando que outras atividades do programa serão ofertadas
pelos professores do curso entre eles Prof. Anderson, Prof. Acurcio, e Prof. Lucas até dia 25 de julho
de 2020. Segundo Prof. Acurcio esse programa foi inserido dentro sistema Sigaa e registrado na
Proext sob a coordenação do Prof. Rodrigo Coelho. Ainda em relação ao ponto 01 foi informado a
todos a participação do curso no processo de construção de orçamento da universidade para os anos
2020 e 2021. Sobre esse evento foi informado que cada curso teria direito de receita para despesas
em custeio e investimento, cabendo ao nosso curso a menor parcela de recurso. Essa menor quantia
financeira se deve a metodologia utilizado para distribuição de recursos, que levou em consideração
o número de alunos formados nos anos anteriores especificamente em 2018 e 2019. Sobre esse
assunto o Prof. Acurcio convidou o Prof. Rodrigo e a Prof. Maria Amélia para detalharem como foi
distribuído os recursos entre custeio e investimento. Os professores informaram que os cursos
(administração geral e administração Pública) decidiram trabalhar em parceria isso significa
socializar todo orçamento. E, nesse particular decidiram requisitar para compra 01 TV, 02 notbook,
02 caixa de som, 4 tablet e licença para uso de soffware estatístico sphinx para tabulação de dados e
com direito a curso de capacitação para os 17 professores dos dois cursos. Sobre o ponto 02 que trata
do recebimento de processo das horas complementares enquanto durar a suspensão das aulas ,foi
sugerido por Prof. Paulo, Prof. Rodrigo e Profa. Maria Amélia, Prof. Bruno a criação de pasta
individuais dos alunos na forma digital, após a conferencia do coordenador de curso e depois lançar
no processo dos alunos. Foi sugerido também que solicitasse o técnico Rodolfo para fazer esse
processo. Já em relação ao ponto de pauta número 03, que trata de estágio em vigor foi sugerido pelos
professores para aceitar os que já encontram em estágio desde que os relatórios se enquadrem na
regulamentação em vigor. Nesse ponto o Prof. Lucas, coordenador de estágio sugeriu a realização de
uma reunião só para tratar do tema. Também cabe registrar que o Prof. Paulo tinha disponibilizado o
novo regulamento de estagio que já tinha sido aprovado em reunião do colégio. Em relação a ponto
04, sobre o tcc, foi acordado por todos os presentes a necessidade de se fazer o levantamento sobre
número de alunos que se encontram na situação de somente TCC pendente. Todos os professores
destacaram as dificuldades dos nossos alunos para elaboração do TCC. Segundo o Prof. Paulo ele
teve 12 alunos que o procuraram, mas destes somente 4 continuaram e manifestaram interesse de
elaborar o tcc, o outros não mais o procuraram. O professor Bruno sugeriu que fosse feito esse
levantamento não só para alunos com pendencia em TCC, mas também os que faltam atividades
complementares e estagio. O Prof. Acurcio informou que foi contactado até o momento por 16 alunos
com pendencia em TCC. A Profa. Fabiana e o Prof. Acurcio informaram que na próxima quinta feira
dia 28 será realizado uma reunião virtual com esses alunos e outros em situações muito parecida
(TCC, estagio e horas complementares) com objetivo de motiva-los nessa empreitada. O Prof. Bruno
e o Prof. Paulo mencionaram e relataram que nossos alunos têm muitas dificuldades e sobretudo

quando cumprem as disciplinas e só veêm a universidade para fazer o TCC.O Prof. Rodrigo mostrouse disposto para orientar mais alunos e pelo fato de não conhecer esses alunos ele diz que talvez seja
esse o motivo para não procurarem. O Prof. Acurcio pediu a todos professores para se dedicarem e
reforçar esforços de até 31 de agosto de 2020 conseguirmos alcançar o fechamento dessas orientações
pendente. Em relação a ponto 05, discussão da minuta do Programa de Atividades Especiais (PAE)
foi trocado a ideias entre os presentes sobre a proposta e chegou-se a entendimento que o objetivo é
dentro do possível que os docentes ofertem aulas com tecnologias digitais de no mínimo 02
disciplinas para cada período. Sobre esse assunto a Profa. Maria Amélia explicou que a ênfase pode
ocorrer para alunos concluinte através das atividades complementares e até curriculares. A Profa.
lembrou a todos que tem havido muita semelhança de ação entre as universidades públicas, da
necessidade de inclusão de aulas digitais e pediu a todos que selecionem as possíveis disciplinas que
podem ser ofertadas por cada um. Ao fim, a professor Acurcio agradeceu a presença dos professores
Maria Amélia, Rodrigo, Lucas, Bruno Setton, Paulo Everton e Fabiana assim como do aluno kaique
que participaram da reunião. Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião às 17:10
horas.