Gerência de Transportes Ufal Campus Arapiraca – GT Arapiraca

DESCRIÇÃO

a Gerência de Transportes do Campus Arapiraca é responsável pela frota de veículos do Campus, coordenando o serviço de transporte para pessoas, materiais e documentos com abrangência intermunicipal e interestadual, cujo objetivo é a realização de atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão. Além disso, supervisiona a manutenção dos carros oficiais, o consumo de combustível, elabora escala de trabalho dos motoristas de forma a manter a rotina administrativa dos serviços dos diferentes setores.



QUEM PODE UTILIZAR?

A utilização dos veículos destina-se exclusivamente ao transporte de servidores da UFAL no exercício de suas funções, do corpo docente e discente no desenvolvimento de atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão, e:

I – colaboradores eventuais quando no estrito cumprimento de atividade solicitada por Unidades da UFAL;

II – prestadores de serviço em cujos contratos estejam previsto expressamente o transporte a cargo de Unidades da UFAL;

III – pessoas acompanhando servidor com finalidade de realização de serviço;

IV – programações solicitadas pelas Entidades de Classe e Entidades externas, por intermédio de ofício com o parecer da Reitoria da UFAL.



ORIENTAÇÕES PARA REQUISITAR VEÍCULOS OFICIAIS

Todas as solicitações de transportes somente serão atendidas se encaminhadas por meio de solicitação pelo módulo de transportes do sistema da UFAL, ou por intermédio de memorando a Gerência de Transportes Arapiraca quando o sistema estiver inoperante, com a devida anuência e assinatura do diretor da Unidade administrativa ou acadêmica.

O agendamento e consequentemente a utilização dos veículos a disposição da frota da UFAL serão destinados às atividades por ordem de chegada das requisições, via sistema utilizado pela UFAL, pelas suas características, terão como prioridade de atendimento:

I – atividades de graduação, de pós-graduação, de pesquisa e de extensão universitária;

II – atividades administrativas, de gestão e de serviços;

III – atividades científicas diversas, esportivas, culturais e de política estudantil vinculada à UFAL;

IV – outras atividades de interesse da Administração Superior.

Docentes deverão fazer suas solicitações através do preenchimento de formulário que fornecerá as informações para que um servidor crie as requisições no sistema SIPAC. O servidor(a) fará as requisições diariamente durante seu expediente de serviço conforme ordem cronológica.

Link do formulário: https://forms.gle/4Px6tmTigfL2ZBCe7 .



Setores administrativos devem solicitar a Gerência de Transportes do Campus Arapiraca inclusão de cadastro para servidor na função de requisitor de transportes no SIPAC, enviando por e-mail devidamente preenchido e assinado pela chefia imediata o formulário para cadastro de usuário/ atribuições de permissões.

Formuláriohttps://ufal.br/sig/requerimento_de_usuarios_sipac__protocolo_geral.pdf

As requisições serão analisadas pela Gerência de Transportes do Campus Arapiraca e no período de 48 horas serão autorizadas ou indeferidas. O beneficiado receberá o resultado de forma automática em seu e-mail cadastrado.

O Setor de Transportes poderá entrar em contato com o beneficiado em situações em que seja necessário informar adequação de horários, dúvidas em relação ao trajeto ou qualquer outro procedimento que garanta a otimização do veículo para atendimento da solicitação. Desta forma, é essencial fornecer contato telefônico e e-mail atualizados.

Etapas para requisição de veículos no SIPAC: https://servicos.ufal.br/orgaos/superintendencia-de-infraestrutura-sinfra/requisicao-de-transportes



NORMAS ESSENCIAIS DE FUNCIONAMENTO E UTILIZAÇÃO

Todo transporte deverá ter um professor ou técnico administrativo da UFAL responsável, implicando sua ausência no local e horário de embarque em seu imediato cancelamento;

É necessário que as solicitações de transportes sejam feitas com antecedência de 2 dias úteis. Nas solicitações interestaduais, faz-se necessário antecedência mínima de 15 (quinze) dias úteis, devidamente autorizada pela autoridade competente. Somente serão atendidas programações com prazos inferiores a estes quando devidamente justificadas pela autoridade competente na qual o evento seja vinculado, considerando a disponibilidade de veículo para o devido atendimento;

Solicitações para fora do estado serão avaliadas e deferidas pela Direção-Geral do Campus Arapiraca de acordo com disponibilidade, relevância das atividades para o campus e ordem cronológica das mesmas;

As requisições que possuam o mesmo destino e horários diferentes, poderão ser otimizadas para o uso de um só veículo visando a economicidade do serviço.

Os transportes serão agendados, preferencialmente, com saída e chegada do Campus Ufal Arapiraca e programadas dentro do horário com início as 5 horas e término as 18 horas. Os horários com início/fim fora do horário de expediente e que se estendam por finais de semana ou feriados, deverão ser devidamente justificados pelo seu requisitante.

Os transportes deverão seguir estritamente o roteiro estipulado por sua programação prévia, sendo proibida a alteração da rota em função da solicitação dos passageiros, exceto nos casos previstos por lei;

Fica estabelecido o tempo máximo de 30 (trinta) minutos de espera pelos usuários nos pontos de embarque e desembarque determinado. As viagens que não atingirem a ocupação de 60% do quantitativo de passageiros constantes na requisição serão canceladas. Caso exista a disponibilidade de um veículo de dimensões mais adequadas a disposição, este poderá atender a requisição;

É proibida a utilização dos veículos nos seguintes casos:

  • No atendimento de interesses particulares ou para fins diversos ao interesse da UFAL;
  • No transporte para casas de diversão, supermercados, shopping, estabelecimentos comerciais e de ensino, exceto em objeto de serviço;
  • Em excursões ou passeios;
  • No transporte de familiares do servidor;
  • No deslocamento de servidor de sua residência ao local de trabalho ou vice-versa, salvo nos casos específicos de atendimento a unidades localizadas em áreas de difícil acesso ou não servidas por transporte público regular;
  • No transporte a locais de embarque e desembarque, na origem ou no destino, quando o servidor receber o adicional.
  • No transporte de objetos particulares (encomendas);
  • No transporte de pessoas não constantes da relação de passageiros (caronas), salvo com autorização da Gerência de Transportes, após comunicação formal do responsável pela programação ou quando o Reitor, Vice-reitor, Chefe do Gabinete, Superintendente ou Pró-Reitores estiverem na programação e solicitarem a inclusão de mais pessoas no momento do embarque, desde que a capacidade do veículo comporte esta inclusão.
  • No transporte de menores de idade sem a guarda de uma pessoa devidamente autorizada pelos pais ou responsáveis, expedida pelo Juizado de Menores:
  • Atividades aos sábados, domingos e feriados, salvo para desempenho de encargos ao serviço público, e para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e administrativas;

É proibido nos veículos:

  • Viajar em pé;
  • Fumar;
  • Transportar ou ingerir bebida alcoólica ou substâncias tóxicas, mesmo quando o veículo estiver estacionado, sujeitando-se o infrator à sua retirada do veículo, inclusive com o auxílio de força policial, se necessário;
  • Transportar materiais que possam expor a risco os passageiros e o patrimônio da UFAL;
  • Transportar bagagem em local diverso do bagageiro;
  • Transitar com portas ou porta-malas abertos.
  • Deve ser observado que não é permitido o pagamento de quaisquer itens de custeio de transporte com verbas particulares, não vinculadas à conta única da Universidade ou às Fundações de Apoio.

São obrigações dos usuários:

I – comunicar com antecedência, eventuais atrasos ou cancelamentos do transporte programado, encaminhar solicitação de cancelamento para o e-mail geta@arapiraca.ufal.br ;

II – sempre que possível, fornecer informações ao motorista sobre o período de espera;

III – assinar o Relatório de Viagem do Veículo ao final do transporte, declarando ter recebido o serviço, devendo em situação de irregularidade comunicar no campo observações considerações que julgar conveniente;

Seguindo as orientações do Protocolo de Biossegurança do Campus Arapiraca (embasado no Protocolo de Biossegurança para o enfrentamento da pandemia do SARS-COV-2 PBS-UFAL versão 2), os veículos estão realizando as demandas solicitadas com redução de passageiros e uso obrigatório de máscaras durante todo o percurso.

https://arapiraca.ufal.br/institucional/informes/protocolo-de-retorno-presencial

FROTA CAMPUS ARAPIRACA

VEÍCULO

PASSAGEIROS/ CARGA

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA

1

PICK-UP SAVEIRO

1 + CARGA

1 + CARGA

2

MINIVAN SPIN

6

4

1

CAMINHONETE – L200

4 + CARGA

3 + CARGA

1

VAN – BOXER

15

9

2

MICRO-ÔNIBUS

25 E 27

15

1

CAMINHÃO BAÚ

2 + CARGA

1 + CARGA

TOTAL - 8 VEÍCULOS



UNIDADE EDUCACIONAL PENEDO

Horário de Atendimento: 08:00 as 12:00 – 13:00 as 17:00

Servidor responsável: Lysandra Marthyelle Cavalcante Silva (Assistente em Administração)

Telefone: 3482 – 1871 – Email: lyzandra.lima@penedo.ufal.br

Endereço: Av. Beira Rio, s/n – Centro Histórico, CEP: 57200-000 – Penedo/Al

VEÍCULO

PASSAGEIROS/ CARGA

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA

1

PALIO WEKEND

4

3

1

FIAT DOBLÔ

6

4

1

CAMINHONETE – RANGER

4 + CARGA

3 + CARGA

1

VAN – SPRINTER

15

9

1

MICRO-ÔNIBUS

27

15

TOTAL - 5 VEÍCULOS



UNIDADE EDUCACIONAL PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Horário de Atendimento: 08:00 as 12:00 – 13:00 as 17:00

Servidor responsável: José Cicero Costa (Assistente em Administração)

Telefone: 3482 – 1864 – E-mail: jose.costa@arapiraca.ufal.br

Endereço: Rua Sonho Verde – S/n



VEÍCULO

PASSAGEIROS/ CARGA

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA

1

FIAT DOBLÔ

6

4

1

VAN – SPRINTER

15

9

TOTAL DE 2 VEÍCULOS



GERÊNCIA DE TRANSPORTES CAMPUS UFAL ARAPIRACA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00

EQUIPE

Gerente Setorial – Thiago Franklin Pereira Silva (Assistente em Administração)

Ildevânio Soares Pinto (Administrador)

Telefone: 3482 – 1825 / WhatsApp: (82) 99110-1927

E-mail: geta@arapiraca.ufal.br