Você está dormindo bem durante a pandemia COVID-19?

18/08/2020 15h41 - Atualizado em 23/02/2021 às 17h31
Equipe Hipnos

Preocupados com o impacto da COVID-19 na qualidade do sono, pesquisadores convidam a comunidade da Universidade Federal de Alagoas de todos os campi, para participar da pesquisa intitulada AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO EM PERÍODOS DE PANDEMIA/COVID-19. Esta pesquisa é coordenada pelas professoras Christiane Feitoza e Priscylla de Marcelos, contando com a colaboração fundamental dos acadêmicos do curso de Enfermagem: Darleanne Gonzaga, Darlyson José, Edirlânia Cavalcante, Ítalo Dantas, Juliana Teles, Monaliza César e Thúlio Vieira, membros do Laboratório do Sono – Hipnos, UFAL, campus Arapiraca.

O estudo acontecerá em duas fases, cujo público-alvo será composto pelos alunos(as) de graduação, pós-graduação, servidores(as) técnicos(as), e professores(as) da UFAL, de todos os cursos. Na primeira fase, os participantes preencherão de forma on-line, os questionários socioeconômico e de qualidade do sono de Pittsburgh adaptado, correspondentes aos períodos DURANTE e ANTES DA PANDEMIA. Na segunda fase, os participantes responderão aos mesmos questionários, mas correspondentes aos períodos de 30, 90 e 180 dias PÓS-PANDEMIA, ou seja, a partir do retorno das atividades acadêmicas presenciais.

O formulário encontra-se disponível no link: https://forms.gle/M5MY93eW4XKDpufn7.

A pesquisa teve início no dia 10 de agosto do corrente ano, está em consonância com as resoluções 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Alagoas sob o n. 4.198.134 e CAAE 34504620.7.0000.5013. O anonimato do participante será mantido.

Espera-se que os resultados revelem o impacto da pandemia/COVID-19 na qualidade do sono dos envolvidos com o ambiente universitário, o que fundamentará possíveis ações voltadas para a Promoção da Saúde, da Qualidade do Sono e, consequentemente, da Qualidade de Vida.

Siga nossa página no instagram: @hipnosufal e não esqueça de responder ao formulário!

Lembre-se de sempre usar máscara e exercer as medidas preventivas contra a infecção pela COVID-19.

Cuide-se, proteja-se e DURMA BEM!