Vídeo de alunos já possui mais de 20 mil acessos no Youtube

Um trabalho feito sob o formato de vídeo-aula pelos alunos de Computação do Campus Arapiraca é destaque nas consultas feitas no Google e no Youtube.

18/04/2013 13h51 - Atualizado em 23/02/2021 às 17h30
O trabalho diz respeito a uma explanação sobre o conceito de Máquina de Turing. Tal trabalho foi feito em 2009.2 na disciplina de Teoria da Computação, ofertada pelo bacharelado em Ciência da Computação do Campus Arapiraca e ministrada na época pelo professor Elthon Oliveira. A ideia de se fazer vídeo-aulas veio do professor Pablo Viana, professor do curso na época, que aplicou a ideia nas disciplinas de Eletrônica Básica e Sistemas Digitais, também ofertadas no curso.
Numa consulta feita em português no Google, o link para o vídeo ocupa o segundo lugar no resultado da busca. Sendo que o primeiro lugar é um link ao artigo sobre o mesmo conceito na Wikipedia, a maior e mais popular obra de referência geral na Internet.
Os alunos autores dos vídeos são: Alezy, Ana Carla, David Jones, Francisco Assis e Vinnicyus Gracindo. Este vídeo, juntamente com os demais feitos na disciplina, encontram-se no site http://sites.google.com/site/el7hon/ensino/maquina-de-turing.
máquina de Turing é um dispositivo teórico conhecido como máquina universal, que foi concebido pelo matemático britânico Alan Turing (1912-1954), muitos anos antes de existirem os modernos computadores digitais (o artigo de referência foi publicado em 1936). Num sentido mais preciso, é um modelo abstrato de um computador, que se restringe apenas aos aspectos lógicos do seu funcionamento (memória, estados e transições) e não à sua implementação física. Numa máquina de Turing, pode-se modelar qualquer computador digital.