Sebrae e Ufal Arapiraca discutem projeto Universidade Empreendedora

Próximas etapas da parceria incluem capacitações, consultorias e planejamento
Por Guilherme Lamenha - Partners Comunicação
14/09/2023 13h47

Uma comissão formada por professores da Ufal, do campus Arapiraca, e analistas do Sebrae se reuniram nesta segunda-feira (11) para discutir a parceria na implantação do projeto Universidade Empreendedora e Negócios Conscientes. O objetivo é disseminar a cultura empreendedora entre professores, alunos e empresários da região, através de capacitações e consultorias.

“O Sebrae já mantém uma parceria com a Ufal com esse propósito, mas estamos ampliando o relacionamento a partir de uma demanda desse grupo, que deseja implantar um projeto de criação de um organismo interno para a captação de recursos no âmbito da universidade”, afirma Geanne Clementino, analista da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Alagoas.

Segundo Danúbia Dantas, analista da Unidade de Soluções e Inovação, a colaboração com a universidade também inclui participação em eventos de tecnologia e inovação de relevância nacional e imersão com startups de Arapiraca. “Realizamos, recentemente, uma ação no campus, envolvendo professores, alunos e empreendedores locais, que apresentaram seus negócios no encontro Startup Talks, com resultados relevantes”, diz Danúbia.

Para o professor Arnaldo Cunha Jr., da Ufal em Arapiraca, ter a oportunidade de participar de eventos em outros estados e visitar ambientes de negócios inovadores é outro fator importante na construção desse novo momento. “Estivemos no Startup Summit em Florianópolis, também fizemos visitas a empresas e incubadoras que integram os ecossistemas de inovação do país”, revela.

A analista Geanne Clementino diz que os próximos passos incluem consultoria para para o planejamento do projeto e contato com outras unidades do Sebrae, principalmente no Nordeste. “Temos experiências exitosas no Ceará e no Rio Grande do Norte, por exemplo, e podemos marcar missão técnica para conhecer de perto os projetos nesses estados e também em Campina Grande, na Paraíba”, explica.

Além de Geanne e Danúbia, participaram da reunião o analista Fábio Leão e o trainee Washington Lima, pelo Sebrae e os professores Arnaldo Jr.,Lucas Muniz, Oscar Boaventura, Egberto Pedro e Sérgio Vechi, pela Ufal de Arapiraca.