Manual para Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFAL

29/09/2022 12h04

Prezados,

Comunicamos que o novo Manual para Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFAL, voltado às normas da ABNT, já está disponível para download no portal SIBI/UFAL.

Fruto da parceria entre o Sistema de Bibliotecas e o Curso de Biblioteconomia da UFAL, tendo como organizadoras a Professora Lívia Lenzi (CBIB/UFAL) e a Bibliotecária Helena Pimentel (BC-SIBI/UFAL), este manual é uma excelente ferramenta para as comunidades acadêmico-científicas de nossa universidade, visto que apresenta um compilado atualizado das normas da ABNT que são aplicáveis ao desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, dispondo, ainda, de um capítulo inédito com dicas referentes à escrita, organização, elaboração e revisão.

Juntamente com a apresentação deste manual, lançamos também os seguintes produtos: o minicurso Desvendando o Manual para normalização de trabalhos acadêmicos da UFAL e um conjunto de modelos editáveis voltados ao universo acadêmico.

Com o objetivo de divulgar e mediar, junto aos estudantes, a utilização do Manual para normalização de trabalhos acadêmicos da UFAL, este minicurso, submetido como ação de extensão, será ofertado pela Bibliotecária Rafaela Lima - SIBI/UFAL e terá suas inscrições disponíveis na página do SIBI (https://sibi.ufal.br/portal/?page_id=1770) a partir do próximo dia 03 de outubro.

Confira abaixo o cronograma do minicurso:

• Dias 17, 18 e 20  de outubro: será ofertado em formato remoto síncrono, via sala virtual Microsoft Teams);
  • Dia 19 de outubro: será ofertado em formato presencial apenas para o Campus A.C. Simões.

O conjunto de modelos editáveis refere-se a alguns arquivos em formato editável, pré-formatados, contendo elementos básicos para a construção de trabalhos, a exemplo de artigo científico, banner científico e trabalho acadêmico. O modelo de trabalho acadêmico (dissertação, especialização, TCC e tese) já está disponível para download nos formatos Word e Libreoffice. Os outros modelos estarão, muito em breve, disponibilizados no portal, também, em diversos formatos.

Para acessar o Manual e os modelos editáveis, basta acessar a seção Produtos e Serviços de Apoio Acadêmico, na página inicial do portal SIBI/UFAL, e clicar em Normalização de Trabalhos Acadêmicos ou, simplesmente, acessar aqui.

Atenciosamente,

Comunicação SIBI/UFAL (SIBICOM)