Cerca viva, paisagismo e iluminação de baixo custo mudam Campus Arapiraca

Projetos bem-sucedidos na sede do campus podem ser replicadas em outras unidades educacionais

Por Manuella Soares e Simoneide Araújo - jornalistas
- Atualizado em

Um campus universitário mais arborizado e seguro. A sede do Campus Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem investido em áreas verdes desde 2019 e já observa impactos positivos como resultado das ações realizadas. As áreas mapeadas como vulneráveis agora estão totalmente delimitadas com uma grande cerca viva que, se estendeu por todo o perímetro do campus.

A ideia surgiu depois de alguns episódios de invasão, principalmente nas partes traseiras e laterais, onde só havia uma cerca de arame farpado. Mas o plantio das mudas iniciou, efetivamente, em 2021, após o período de isolamento social em virtude da pandemia de Covid-19.

A espécie escolhida foi a Mimosa Caesalpiniifolia, popularmente conhecida como Sabiá, ou Sansão do Campo, por ser uma espécie nativa do nordeste brasileiro, bastante rústica, e amplamente utilizada para essa finalidade. A direção do Campus Arapiraca, por meio da Gerência de Infraestrutura (Geinfra) adquiriu sementes e recebeu algumas mudas doadas da Unidade Educacional de Viçosa.

No total, foram 5.520 mudas plantadas uma a uma, nos 2.138 metros lineares, com todo o cuidado e zelo de quem acreditou no projeto. Três anos depois, a cerca formada por árvores nativas atingiu a marca de 2,5 metros de altura, e com isso, nenhuma invasão foi registrada desde a sua implantação.

E sabe aquele ditado popular “quem planta amor colhe felicidade”? A comunidade acadêmica de Arapiraca está tendo uma aula prática dessa metáfora. “Não é só na segurança que a cerca viva tem mostrado eficiência, ela traz também uma beleza cênica ao território, pois a presença de uma vegetação exuberante tem, por si só, a capacidade de nos trazer bem-estar, além de atrair a avifauna, em busca de abrigo e alimentos, e diversas espécies de abelhas, borboletas e outros insetos, principalmente no período da florada”, contou Fábio Henrique, da equipe da Geinfra.

É a natureza viva integrando o ambiente universitário. O ciclo está se renovando, atualmente a Geinfra já produz as próprias mudas, a partir das sementes das árvores plantadas em 2021. A intervenção bem-sucedida na sede do Campus será replicada, em breve, nas demais unidades educacionais. A ideia também pode ser reproduzida nos campi A.C. Simões e do Sertão.

Verde campus

Para proporcionar momentos de descanso, lazer e integração, a Gerência de Infraestrutura está repaginando os espaços de convivência do Campus Arapiraca. Os servidores dos setores de Meio Ambiente (SMA), Engenharia e Obras (SEO) e Conservação e Manutenção (SCM) iniciaram um projeto piloto para o desenvolvimento de locais integrativos com paisagismo de baixo custo.

O apoio da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), por meio da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), viabiliza a criação dos ambientes, aproveitando as sombras das árvores, disponibilizando mesas e bancos, fazendo um trabalho de jardinagem e paisagismo além da produção de equipamentos exclusivos e pintura mural artística.

“Isso se deve à necessidade de disponibilizarmos para a comunidade acadêmica ambientes em que as pessoas possam descansar, interagir com os colegas, e também ler e estudar. Locais de descontração que as aproximem mais do ambiente natural, saindo das salas de aula e corredores da Universidade”, destacou Fábio, reforçando que servidores e terceirizados têm se esforçado para contribuir com o projeto e o fortalecimento do senso de comunidade na instituição.

Nova iluminação com lâmpadas de LED

A sede do Campus Arapiraca está de cara nova também pelo cenário noturno, quando as luzes se acendem. É que todas as lâmpadas dos postes foram substituídas por luminárias de LED, numa parceria firmada com a Prefeitura, o que melhorou, e muito, o ambiente acadêmico para todas as pessoas que frequentam o local.

De acordo com o gerente de Infraestrutura, Rodolfo Lós, a substituição das lâmpadas antigas pelas de LED, vai melhorar significativamente a iluminação do campus à noite. “Além de deixar o campus mais iluminado, também vai contribuir para a segurança da nossa comunidade acadêmica”, disse.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, fez a troca das lâmpadas no último final de semana. Rodolfo Lós destaca que essa ação é resultado do empenho da servidora Raquel Rocha, arquiteta e secretária executiva da Gerência de Infraestrutura do Campus Arapiraca, que fez toda intermediação com a gestão municipal e com o superintendente de iluminação, Fabiano Lúcio.