Caderno de Laboratório 2oP
CADERNO DE LABORATÓRIO 2019.1 2P.pdf
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Laboratório Morfofuncional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS ARAPIRACA
CURSO MÉDICO
PBL
PRÁTICAS AMPLIADAS
Laboratório Morfofuncional
2019
Laboratório Morfofuncional
NOME:_________________________________________________________
1. DOCENTE
Prof. Dr. Carlos Alberto de Carvalho Fraga
2. INTRODUÇÃO
As atividades práticas resultantes deste compêndio (sumula de conhecimentos específicos) que
auxiliarão que os professores e o cidadão comum domine o conhecimento básico da ciência,
especialmente o conhecimento aplicado ao dia-a-dia. A este processo de difusão do conhecimento
científico chamamos de alfabetização científica. A ciência toma emprestado o termo alfabetização
da área de educação, e define a alfabetização científica como sendo o nível mínimo de compreensão
em ciência e tecnologia que as pessoas devem ter para operar em nível básico como cidadãos e
consumidores na sociedade tecnológica. A alfabetização científica preocupa-se com a apropriação
de esquemas conceituais e métodos processuais, o que certamente será proporcionado. A
alfabetização científica envolve três dimensões. A primeira é a compreensão de vocabulário básico
de conceitos científicos, suficiente para que possa ser percebida a existência de visões contrapostas
em uma notícia de jornal ou artigo de revista. Ao longo das práticas desse compêndio o leitor
perceberá diversas iniciativas de ampliação e fortalecimento da linguagem científica por meio de
jogos, paródias e atividades práticas. Cabe ressaltar que estas práticas são fruto das pesquisas de
alunos e foram angariadas em buscas em outros livros, e fontes on-line. O analfabeto científico não
consegue compreender as implicações da ciência sobre aspectos de sua vida cotidiana, e,
consequentemente, não consegue participar dos acontecimentos que vivencia de forma decisiva. Já
um indivíduo alfabetizado cientificamente é capaz de compreender o aspecto provisório da ciência.
A ciência exerce papel determinante na demarcação dos limites entre direitos e deveres.
Para que o laboratório atenda os seus objetivos, é importante que todos colaborem, buscando
seguir as instruções abaixo:
1. A entrada de alunos somente é p ermitida na presen ça de um professor ou responsável.
2. Os utilitários dos laboratórios só devem ser manipulados u tilizando vestim enta adequada
(jaleco) e demais utensílios de proteção (cabelo preso e sem maqu iagem) para a atividade a
ser realizada.
3. O aluno ficará responsável pelo caderno de aulas prát icas e também por um conjunto de
lápis de cores.
5. Não é permitida a entrada de alimentos e material escolar não relacionado com a
atividade.
Laboratório Morfofuncional
Não é permitido ao usuário:
1. Alterar confi guração e/ou calibração de equip amentos sem a prévia consulta ao Servidor
Técnico Especializad o responsável pelo Laboratório;
2. Retirar e quipamentos e material de con sumo d as dependê ncias do laboratório sem a
autorização do Servidor Técnico Especializado responsável.
3. Remover equipamentos do local de utilização, dentro do p róprio laboratório sem prévia
autorização do Servidor Técnico Especializado responsável.
4. Manusear de forma inadequada os equipamentos, sob o ri sco de penalidades, desde que
comprovada sua respon sabilidade
3. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ROSS, M. H.; PAWLINA, W. Histologia: texto e atlas em correlação com a biologia celular e
molecular. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
GARTNER, L. P. & HIATT, J. L. Tratado de Histologia em Cores. 2ª ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2003.
JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ªed. Rio de Janeiro; Guanabara Koogan,
2008.
4. MATERIAL COMPLEMENTAR
4.1 SITES
http://160.94.138.53/index.html
4.2. VÍDEOS
https://www.youtube.com/channel/UCOMTM3tXEE0Z1DjNoTpFecA
5. MÉTODOS AVALIATIVOS
02 avaliações cognitvas, sendo a segunda avaliação de caráter cumulativo.
02 avaliações práticas.
Avaliação formativa
Avaliação docente
Laboratório Morfofuncional
Avaliação somativa
A avaliação de caráter somativo tem como objetivo ―determinar o grau de domínio do aluno em
uma área de aprendizagem, o que ―permite outorgar uma qualificação, que, por sua vez, pode ser
utilizada como sinal de credibilidade da aprendizagem realizada e por isso é denominada de
avaliação creditativa. A avaliação somativa tem a função de analisar se o estudante está apto para
progredir durante o seu curso de graduação e, dessa forma, confrontar o seu desempenho com os
objetivos de aprendizagem específicos de cada semestre do curso. Além disso, tem o objetivo de
classificar os alunos ao final de um período de aprendizagem (semestre, mês, módulo) de acordo
com a existência ou não de aproveitamento.
Objective Structured Clinical Evaluation (OSCE)
Consiste na observação de componentes de um atendimento clínico simulado. Utiliza-se uma
sequência de 6-12 estações de avaliação, com duração de 6 a 15 minutos, sendo as habilidades
testadas através de tarefas específicas. As competências fundamentais a serem avaliadas em cada
estação são: comunicação e interação com pacientes e familiares; entrevista médica - tomada da
história clínica; exame físico geral e especial; raciocínio clínico e formulação de hipóteses;
proposição e execução de ações; orientação e educação do paciente. Pacientes padronizados são
utilizados além de manequins, interpretação de dados de casos clínicos, exames de imagens e
vídeos. A avaliação em formato de OSCE padroniza a avaliação para todos os candidatos, é um
método válido, confiável, reprodutível e exequível, dependendo de planejamento adequado e
organização.
Avaliação Formativa
Autoavaliação - Cada estudante avalia o próprio desempenho nas atividades de ensinoaprendizagem, com o intuito de desenvolver o senso de autocrítica e de responsabilidade pela
aprendizagem. O processo de autoavaliação realizado pelo estudante não deve estar centrado em
questões de atitude (comportamento, procedimento, relacionamento) entre colegas e professores. A
autoavaliação só passa a ter significado quando permite ao discente pensar sobre o próprio processo
de aprendizagem. Esse exercício desenvolve a compreensão das fragilidades e amplia a consciência
do estudante sobre a sua relação com o pensar e o fazer, possibilitando maiores chances de transpor
as dificuldades.
Laboratório Morfofuncional
6. AULAS PRÁTICA
Laboratório Morfofuncional
HISTOLOGIA (LABORATÓRIO MORFOFUNCIONAL - LM)
MÊS
MAIO
JUNHO
JULHO
CALENDÁRIO UFAL
DATA
DIA DA SEMANA
08 Quarta-feira (manhã)
08 Quarta-feira (tarde)
15 Quarta-feira (manhã)
15 Quarta-feira (tarde)
22 Quarta-feira (manhã)
22 Quarta-feira (tarde)
29 Quarta-feira (manhã)
29
05
05
12
12
19
19
26
26
03
03
10
10
17
17
24
Quarta-feira (tarde)
Quarta-feira (manhã)
Quarta-feira (tarde)
Quarta-feira (manhã)
Quarta-feira (tarde)
Quarta-feira (manhã)
Quarta-feira (tarde)
Quarta-feira (manhã)
Quarta-feira (tarde)
Quarta-feira (manhã)
Quarta-feira (tarde)
Quarta-feira (manhã)
Quarta-feira (tarde)
Quarta-feira (manhã)
Quarta-feira (tarde)
Quarta-feira (manhã)
HORÁRIO
08:20-10:10
13:30-15:20
08:20-10:10
13:30-15:20
08:20-10:10
13:30-15:20
08:20-10:10
TURMA
A
B
A
B
A
B
A
13:30-15:20
08:20-10:10
13:30-15:20
08:20-10:10
13:30-15:20
08:20-10:10
13:30-15:20
08:20-10:10
13:30-15:20
08:20-10:10
13:30-15:20
08:20-10:10
13:30-15:20
08:20-10:10
13:30-15:20
08:20-10:10
B
A
B
A
B
TODOS
TODOS
A
B
A
B
A
B
A
TÓPICO
1
1
1
1
1
1
2
2
3
3
3
3
4
4
5
5
6
6
6
2o. PERÍODO
ASSUNTO*
Tecido endocrino
Tecido endocrino
Tecido endocrino
Tecido endocrino
Tecido endocrino
Tecido endocrino
Vasos sanguineos
Vasos sanguineos
Sistema urinario
Sistema urinario
Sistema urinario
Sistema urinario
Praticas ampliadas
Praticas ampliadas
Tecido cartilaginoso
Tecido cartilaginoso
Tecido cartilaginoso
Tecido cartilaginoso
VIVÊNCIA
VIVÊNCIA
Tecido osseo
Tecido osseo
Tecido osseo
LOCAL*
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
Sala ou Auditório
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
Laboratório Morfofuncional
24 Quarta-feira (tarde)
13:30-15:20
B
6
Tecido osseo
31 Quarta-feira (manhã) 08:20-10:10
A
7
Tecido muscular
31 Quarta-feira (tarde)
13:30-15:20
B
7
Tecido muscular
07 Quarta-feira (manhã) 08:20-10:10
A
8
Tecido sanguíneo e hematopoese
07 Quarta-feira (tarde)
13:30-15:20
B
8
Tecido sanguíneo e hematopoese
14 Quarta-feira (manhã) 08:20-10:10 TODOS Praticas ampliadas
AGOSTO
14 Quarta-feira (tarde)
13:30-15:20 TODOS Praticas ampliadas
28 Quarta-feira (manhã) 08:20-10:10
Reavaliação
28 Quarta-feira (tarde)
08:20-10:10
Reavaliação
SETEMBRO
05 Quinta-feira (manhã) 08:20-10:10
Prova Final
*a ordem desses itens podem sofrer alterações devido a falta de disponibilidade de espaços (comuns a outros cursos)
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
Sala ou Auditório
LMF
LMF
LMF
LMF
Laboratório Morfofuncional
TECIDO ENDÓCRINO
OBJETIVOS DA AULA: Caracterizar a organização histológica geral dos diferentes tipos de
glândulas endócrinas: hipófise, suprarrenais, ilhotas pancreáticas, folículo tireoidiano e
paratireoides.
PERGUNTAS PARA AUXILIAR NO ESTUDO DA AULA:
1 - O que é uma glândula endócrina? Como se forma?
2 - Qual a origem embriológica da glândula hipófise? Quais são as suas partes?
3- Que tipos de células são observadas no lobo anterior (pars distalis) da hipófise? Que hormônios
produzem?
4 - O que é sistema porta-hipofisário? Descreva.
5 - Descreva um folículo tireoidiano.
6 - Quais são e como são formados os hormônios tireoidianos?
7 - Onde estão localizadas as células parafoliculares? Que hormônio produzem?
8 - Cite as camadas que constituem a cortical da suprarrenal.
9 - Que hormônios são secretados pelo córtex suprarrenal?
10 – Quais tipos de células existem na região medular da glândula suprarrenal?
11 - Quantas são e onde se localizam as glândulas paratireoides? Que hormônios produzem?
12 - Onde se localizam as Ilhotas de pancreáticas?
13 - Quais os tipos celulares encontrados nas ilhotas pancreáticas? Que hormônios sintetizam?
14 - Tendo observado várias glândulas endócrinas descreva os tipos básicos de organização que elas
podem apresentar.
LÂMINAS
Lembrete sobre o que já foi da do anteriormente:
A maioria dos cortes a serem observado
são corados por hematoxilina-eosina ou HE. A hematoxilina cora núcleos em azul, enquanto que
a eosina cora, entre outros, citoplasma e matriz extracelular em rosa.
O que é corado por
hematoxilina é chamado de basófilo, enquanto que o tecido corado pela eosina é denominado
eosinófilo ou acidófilo.
Metodologia: A lâmina (pele de pálpebra humana) será projetada na tela da televisão e o professor
fará a explicação da mesma; após, cada aluno utilizará o microscópio para realizar o estudo e
exploração da lâmina; no roteiro de aula, o aluno deverá representar através de um desenho a
imagem observada no microscópio.
Laboratório Morfofuncional
Materiais utilizados: Microscópio, Roteiro de aula prática, Atlas de Histologia Humana e Lápis de
cor.
EPI (Equipamentos de Proteção Individual): Jaleco branco sobre a camiseta, calça comprida,
calçado fechado. Obs: o jaleco deve ser de manga longa, comprimento até o joelho e com
identificação (nome do aluno e do curso).
Avaliação: Os acadêmicos são avaliados de acordo com o envolvimento nos estudos e o
cumprimento das atividades propostas, para isso é obrigatória a impressão do roteiro de aula prática.
O professor tem autonomia para atribuir pontuação de acordo com a aula prática e com o tipo de
avaliação realizada
Esquematize a lamina, comparando-a com a figura presente no livro:
ESQUEMATIZE
Laboratório Morfofuncional
VASOS SANGUINEOS
OBJETIVOS DA AULA:
Caracterizar constituintes dos vasos sanguíneos.
PERGUNTAS PARA AUXILIAR NO ESTUDO DA AULA:
Quais as características histológicas gerais dos vasos sanguíneos?
Quais são as diferenças histológicas e funcionais entre as artérias de grande, médio e pequeno
calibre?
Quais são os tipos de capil ares sanguíneos? Por que as diferenças entr e os tipos de capilares? Dê
exemplos.
Quais as diferenças histológicas entre veias e artérias?
O que é vasa vasorum e qual a sua importância?
Quais as atividades que uma célula endotelial pode apresentar além de s er uma barreira
para as células do sangue?
Qual a importância dos vasos linfáticos? Como eles podem estar relacionados com processos
de edema?
LÂMINAS
Lembrete sobre o que já foi da do anteriormente:
A maioria dos cortes a serem observado
são corados por hematoxilina-eosina ou HE. A hematoxilina cora núcleos em azul, enquanto
que a eosina cora, entre outros, citoplasma e matriz extracelular em rosa.
por hematoxilina é chamado de basófilo, enquanto que
O que é corado
o tecido corado pela eosina é
denominado eosinófilo ou acidófilo.
Metodologia: A lâmina será projetada na tela da televisão e o professor fará a explicação da
mesma; após, cada aluno utilizará o microscópio para realizar o estudo e exploração da lâmina; no
roteiro de aula, o aluno deverá representar através de um desenho a imagem observada no
microscópio.
Materiais utilizados: Microscópio, Roteiro de aula prática, Atlas de Histologia Humana e Lápis de
cor.
EPI (Equipamentos de Proteção Individual): Jaleco branco sobre a camiseta, calça comprida,
Laboratório Morfofuncional
calçado fechado. Obs: o jaleco deve ser de manga longa, comprimento até o joelho e com
identificação (nome do aluno e do curso).
Avaliação: Os acadêmicos são avaliados de acordo com o envolvimento nos estudos e o
cumprimento das atividades propostas, para isso é obrigatória a impressão do roteiro de aula prática.
O professor tem autonomia para atribuir pontuação de acordo com a aula prática e com o tipo de
avaliação realizada
Esquematize a lamina, comparando-a com a figura presente no livro:
ESQUEMATIZE
Laboratório Morfofuncional
SISTEMA URINARIO
OBJETIVOS DA AULA:
Analisar a organização histológica do rim, focando as características morfológicas do néfron em
suas diferentes porções em relação à localização cortical e medular. Diferenciar região cortical de
região medular do rim ao microscópio de luz, localizando os corpúsculos renais, os túbulos
contorcidos proximal e distal.
PERGUNTAS PARA AUXILIAR NO ESTUDO DA AULA:
Como está dividido o parênquima renal?
O que é néfron? Esquematize
Dê a estrutura do corpúsculo renal.
O que é barreira de filtração?
Diferenças morfológicas e funcionais entre: túbulos contorcidos proximal e distal.
O que é aparelho justaglomerular e qual a sua função?
Qual a importância dos vasos retos existentes na medular em relação às alças de Henle?
Cite as vias urinárias.
LÂMINAS
Lembrete sobre o que já foi da do anteriormente:
A maioria dos cortes a serem observado
são corados por hematoxilina-eosina ou HE. A hematoxilina cora núcleos em azul, enquanto
que a eosina cora, entre outros, citoplasma e matriz extracelular em rosa.
por hematoxilina é chamado de basófilo, enquanto que
O que é corado
o tecido corado pela eosina é
denominado eosinófilo ou acidófilo.
Metodologia: A lâmina será projetada na tela da televisão e o professor fará a explicação da mesma;
após, cada aluno utilizará o microscópio para realizar o estudo e exploração da lâmina; no roteiro
de aula, o aluno deverá representar através de um desenho a imagem observada no microscópio.
Materiais utilizados: Microscópio, Roteiro de aula prática, Atlas de Histologia Humana e Lápis de
cor.
EPI (Equipamentos de Proteção Individual): Jaleco branco sobre a camiseta, calça comprida,
calçado fechado. Obs: o jaleco deve ser de manga longa, comprimento até o joelho e com
Laboratório Morfofuncional
identificação (nome do aluno e do curso).
Avaliação: Os acadêmicos são avaliados de acordo com o envolvimento nos estudos e o
cumprimento das atividades propostas, para isso é obrigatória a impressão do roteiro de aula prática.
O professor tem autonomia para atribuir pontuação de acordo com a aula prática e com o tipo de
avaliação realizada
Esquematize a lamina, comparando-a com a figura presente no livro:
ESQUEMATIZE
Laboratório Morfofuncional
TECIDO CARTILAGINOSO
OBJETIVOS DA AULA:
Caracterizar constituintes do tecido cartilaginoso (tecido conjuntivo de suporte).
Células
(condroblastos e condrócitos) e a sua matriz extracelular (colágeno II, proteoglicanas como
agrecan, e fibras elásticas).
Classificação e função do tecido cartilaginoso.
PERGUNTAS PARA AUXILIAR NO ESTUDO DA AULA:
Qual a função do tecido cartilaginoso?
Qual a localização do tecido cartilaginoso?
Como pode ser classificado o tecido cartilaginoso?
Mencione as proteínas principais da matriz extracelular da cartilagem hialina.
O que sao grupos isógenos?
O que entende sobre matriz territorial e extraterritorial?
O que é pericôndrio?
Onde se localiza a cartilagem elástica?
Qual a estrutura da cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem?
LÂMINAS
Lembrete sobre o que já foi da do anteriormente:
são corados por hematoxilina-eosina ou HE.
A maioria dos cortes a serem observado
A hematoxilina cora núcleos em azul, enquanto
que a eosina cora, entre outros, citoplasma e matriz extracelular em rosa.
por hematoxilina é chamado de basófilo, enquanto que
O que é corado
o tecido corado pela eosina é
denominado eosinófilo ou acidófilo.
Metodologia: A lâmina será projetada na tela da televisão e o professor fará a explicação da
mesma; após, cada aluno utilizará o microscópio para realizar o estudo e exploração da lâmina; no
roteiro de aula, o aluno deverá representar através de um desenho a imagem observada no
microscópio.
Materiais utilizados: Microscópio, Roteiro de aula prática, Atlas de Histologia Humana e Lápis de
cor.
EPI (Equipamentos de Proteção Individual): Jaleco branco sobre a camiseta, calça comprida,
Laboratório Morfofuncional
calçado fechado. Obs: o jaleco deve ser de manga longa, comprimento até o joelho e com
identificação (nome do aluno e do curso).
Avaliação: Os acadêmicos são avaliados de acordo com o envolvimento nos estudos e o
cumprimento das atividades propostas, para isso é obrigatória a impressão do roteiro de aula prática.
O professor tem autonomia para atribuir pontuação de acordo com a aula prática e com o tipo de
avaliação realizada
Esquematize a lamina, comparando-a com a figura presente no livro:
ESQUEMATIZE
Laboratório Morfofuncional
TECIDO OSSEO
OBJETIVOS DA AULA:
Caracterizar constituintes do tecido ósseo.
Matéria Abordada: Células do tecido ósseo (osteoblasto, osteoclasto, osteócito) -Parte orgânica e
inorgânica do tecido ósseo - Técnicas de preparação de lamina (desgaste, descalcificação) -Tipos de
tecido ósseo (osso compacto, osso esponjoso) -Tecido Ósseo primário e secundário -Histogênese
(ossificação intramembranosa e ossificação endocondral)
PERGUNTAS PARA AUXILIAR NO ESTUDO DA AULA:
Quais são as células presentes no tecido ósseo? Qual é a função de cada célula no tecido?
Qual são suas respectivas características ultraestruturais?
A matriz calcificada do osso impossibilita a difusão de nutrientes para os osteócitos. Sabendo
deste fato, como os mesmos são nutridos?
O que constitui a parte orgânica e inorgânica da matriz óssea? Quais propriedades cada parte
fornecem ao osso?
Sobre o periósteo e o endósteo descreva sua localização, sua composição e suas principais
funções
5-) O sistema de Havers está presente em qual tecido ósseo?(primário ou secundário). Como ele é
caracterizado?
6-) Considerando a ossificação endocondral determine a ordem dos processos:
( ) Diferenciação das células osteogênicas
( ) Invasão de vasos capilares sanguíneos e células osteogênicas nas lacunas
( ) Deposição de matriz óssea onde antes havia tecido cartilaginoso
( ) Hipertrofia dos condrócitos, redução da matriz cartilaginosa
LÂMINAS
Lembrete sobre o que já foi da do anteriormente:
A maioria dos cortes a serem observado
são corados por hematoxilina-eosina ou HE. A hematoxilina cora núcleos em azul, enquanto
que a eosina cora, entre outros, citoplasma e matriz extracelular em rosa.
por hematoxilina é chamado de basófilo, enquanto que
O que é corado
o tecido corado pela eosina é
denominado eosinófilo ou acidófilo.
Metodologia: A lâmina será projetada na tela da televisão e o professor fará a explicação da mesma;
Laboratório Morfofuncional
após, cada aluno utilizará o microscópio para realizar o estudo e exploração da lâmina; no roteiro
de aula, o aluno deverá representar através de um desenho a imagem observada no microscópio.
Materiais utilizados: Microscópio, Roteiro de aula prática, Atlas de Histologia Humana e Lápis de
cor.
EPI (Equipamentos de Proteção Individual): Jaleco branco sobre a camiseta, calça comprida,
calçado fechado. Obs: o jaleco deve ser de manga longa, comprimento até o joelho e com
identificação (nome do aluno e do curso).
Avaliação: Os acadêmicos são avaliados de acordo com o envolvimento nos estudos e o
cumprimento das atividades propostas, para isso é obrigatória a impressão do roteiro de aula prática.
O professor tem autonomia para atribuir pontuação de acordo com a aula prática e com o tipo de
avaliação realizada
Esquematize a lamina, comparando-a com a figura presente no livro:
ESQUEMATIZE
Laboratório Morfofuncional
TECIDO MUSCULAR
OBJETIVOS DA AULA:
Caracterizar constituintes do tecido muscular.
Conceituar e caracterizar o tecido muscular.
Entender o tecido muscular estriado esquelético.
Comprrender tecido muscular estriado cardíaco.
Analisar tecido muscular liso.
PERGUNTAS PARA AUXILIAR NO ESTUDO DA AULA:
Cite os 3 tipos de tecidos musculares, indicando localização e principais funções.
Descreva as características morfológicas das células do músculo estriado esquelético.
Descreva como estas células são organizadas para formar o músculo esquelético.
O que é a célula satélite do músculo esquelético?
Defina endomísio, perimísio e epímisio.
Defina miofibrilas e miofilamentos.
Como as miofibrilas são organizadas nas células do músculo esquelético?
Que elementos do citoesqueleto participam desta organização? Descreva como o citoesqueleto das
células do músculo estriado esquelético interage com a lâmina basal. Cite uma importância
fisiológica desta interação.
A interação entre os miofilamentos é responsável pela contração das células musculares. Cite os
dois tipos de miofilamentos associados com a contração muscular.
Qual a definição de sarcômero? Cite os principais componentes moleculares dos miofilamentos e
como estão organizados no sarcômero. Quais dos tecidos musculares apresentam sarcômero?
Descreva as características morfológicas das células do tecido muscular estriado cardíaco.
Defina disco intercalar indicando sua organização ultraestrutural (vista por microscopia eletrônica) e
funções.
Descreva as características morfológicas das células do tecido muscular liso.
Defina corpos densos indicando sua função.
Quais são as bases moleculares da contração muscular, comum a todas as células musculares?
Qual a importância da creatina quinase no tecido muscular?
Descreva os mecanismos que controlam a contração em cada um dos 3 tipos de tecido muscular.
O que são tríades e díades? Em qual tecidos localizam-se, e de qual processo biológico participam?
Descreva a estrutura da placa motora e indique sua função.
Laboratório Morfofuncional
LÂMINAS
Lembrete sobre o que já foi da do anteriormente:
A maioria dos cortes a serem observado
são corados por hematoxilina-eosina ou HE. A hematoxilina cora núcleos em azul, enquanto
que a eosina cora, entre outros, citoplasma e matriz extracelular em rosa.
por hematoxilina é chamado de basófilo, enquanto que
O que é corado
o tecido corado pela eosina é
denominado eosinófilo ou acidófilo.
Metodologia: A lâmina será projetada na tela da televisão e o professor fará a explicação da
mesma; após, cada aluno utilizará o microscópio para realizar o estudo e exploração da lâmina; no
roteiro de aula, o aluno deverá representar através de um desenho a imagem observada no
microscópio.
Materiais utilizados: Microscópio, Roteiro de aula prática, Atlas de Histologia Humana e Lápis de
cor.
EPI (Equipamentos de Proteção Individual): Jaleco branco sobre a camiseta, calça comprida,
calçado fechado. Obs: o jaleco deve ser de manga longa, comprimento até o joelho e com
identificação (nome do aluno e do curso).
Avaliação: Os acadêmicos são avaliados de acordo com o envolvimento nos estudos e o
cumprimento das atividades propostas, para isso é obrigatória a impressão do roteiro de aula prática.
O professor tem autonomia para atribuir pontuação de acordo com a aula prática e com o tipo de
avaliação realizada
Esquematize a lamina, comparando-a com a figura presente no livro:
ESQUEMATIZE
Laboratório Morfofuncional
TECIDO SANGUINEO E HEMATOPOIESE
OBJETIVOS DA AULA:
Caracterizar constituintes do tecido do tecido sanguíneo; compreender a função das células
sanguíneas; entender a formação das células sanguíneas (teoria monofiletica da hemocitopoese).
PERGUNTAS PARA AUXILIAR NO ESTUDO DA AULA:
Quais são os constituintes do tecido sanguíneo?
Quais são as funções gerais das células neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos?
Como ocorre a formação das células sanguíneas?
Qual a função da medula óssea?
LÂMINAS
Lembrete sobre o que já foi da do anteriormente:
A maioria dos cortes a serem observado
são corados por hematoxilina-eosina ou HE. A hematoxilina cora núcleos em azul, enquanto
que a eosina cora, entre outros, citoplasma e matriz extracelular em rosa.
por hematoxilina é chamado de basófilo, enquanto que
O que é corado
o tecido corado pela eosina é
denominado eosinófilo ou acidófilo.
Metodologia: A lâmina (pele de pálpebra humana) será projetada na tela da televisão e o professor
fará a explicação da mesma; após, cada aluno utilizará o microscópio para realizar o estudo e
exploração da lâmina; no roteiro de aula, o aluno deverá representar através de um desenho a
imagem observada no microscópio.
Materiais utilizados: Microscópio, Roteiro de aula prática, Atlas de Histologia Humana e Lápis de
cor.
EPI (Equipamentos de Proteção Individual): Jaleco branco sobre a camiseta, calça comprida,
calçado fechado. Obs: o jaleco deve ser de manga longa, comprimento até o joelho e com
identificação (nome do aluno e do curso).
Avaliação: Os acadêmicos são avaliados de acordo com o envolvimento nos estudos e o
cumprimento das atividades propostas, para isso é obrigatória a impressão do roteiro de aula prática.
O professor tem autonomia para atribuir pontuação de acordo com a aula prática e com o tipo de
Laboratório Morfofuncional
avaliação realizada
Esquematize a lamina, comparando-a com a figura presente no livro:
ESQUEMATIZE
Laboratório Morfofuncional
AVALIAÇÃO DOCENT E
CAMPUS:
NOME DO PROFESSOR:
PERÍODO LETIVO EM QUE FOI MINISTRADA:
Instruções:
1. Este
questionário pretende colher subsídios do discente, objetivando avaliar o
desempenho do professor acima citado, para efeito de sua progressão funcional.
2. Analise o desempenho do professor citado neste questionário observando o seguinte:
a)
Seja sincero(a) e expresse livremente sua avaliação;
b)
Marque a alternativa que melhor caracterizar sua avaliação;
c)
Não deixe itens em branco;
d)
Não é necessário se identificar.
3. Para proceder sua avaliação, faça um “x” no número correspondente a cada item,
tomando por base a seguinte legenda; 1 – PÉSSIMO, 2 – DEFICIENTE, 3 – REGULAR, 4
– BOM, 5 - ÓTIMO
ITENS A SEREM AVALIADOS
1. Apresentou um plano de curso objetivo e claro
2. Demonstrou segurança e atualização no conteúdo da matéria que ensina
3. Apontou aspectos importantes da matéria
4. Explicou princípios e conceitos básicos do conteúdo
5. Utilizou uma metodologia adequada ao conteúdo
6. Estabeleceu relação entre teoria e prática na própria disciplina
7. Estimulou interesse pela matéria
8. Ao expor um tópico, levou em conta aquilo que o aluno já sabe
9. Estimulou o senso crítico dos alunos
10. Deu instruções detalhadas ao aluno quando necessário
11. Contribuiu para amenizar as dificuldades teóricas do aluno
12. Considerou o ponto de vista do aluno
13.Demonstrou respeito e imparcialidade com o aluno
14.Foi pontual e assíduo
15. Demonstrou dedicação à atividade docente
16. Demonstrou disponibilidade para atendimento individual do aluno
17. Relativamente ao sistema de avaliação utilizado, diria que foi
18. O cumprimento do conteúdo programático estabeleceu no plano de curso foi
TOTAL DE PONTOS OBTIDOS
PONTUAÇÃO
OBTIDA
1 2 3 4 5
AVALIAÇÃO FORMATIVA
ALUNO(A):
ANO:
TURMA:
SEMESTRE/PERÍODO:
DOCENTE:
ATENÇÃO: A nota do estudante será estabelecida pela soma dos 3 itens que compõem a avaliação, totalizando no máximo 10.
COMPETÊNCIAS:
ATITUDES
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10 11 12 13 14 15 16 17 18
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
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0a4
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0a4
0a4
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0a4
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0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
- Pontualidade
- Iniciativa/participação/Interesse no desenvolvimento e aprendizado
- Relacionamento interpessoal (respeito ao próximo, atenção, ética, etc.)
- Capacidade de criticar e receber críticas do(s) colegas/docente(s)
- Paramenta-se adequadamente durante a(s) atividade(s)
- Preservação dos materiais didáticos
ASPECTOS COGNITIVOS
- Estudo prévio (uso de referenciais teóricos atualizados)
- Discussão, síntese e exposição de informações de forma clara e
organizada
- Abordagem crítica/reflexiva/criativa
dos conteúdos/problemas
abordados ou vivenciados
HABILIDADES
- Desempenho das habilidades (cognitivas, afetivas e psicomotoras) e
competências relacionadas aos objetivos propostos no bloco temático
- Aspectos envolvidos (humanização, tomada de decisão, comunicação
e liderança) na relação com o(s) paciente(s) e demais
estudantes/profissionais de saúde, se aplicável à(s) atividade(s)
TOTAL:
ABREVIATURA DO TÓPICO DE AULA
Nota mínima para aprovação na Universidade Federal de Alagoas: 7,0
OBSERVAÇÕES:
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