Caderno de Laboratório 3oP
CADERNO DE LABORATÓRIO 2018.2 3P.pdf
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Laboratório Morfofuncional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS ARAPIRACA
CURSO MÉDICO
PBL
PRÁTICAS AMPLIADAS
Laboratório Morfofuncional
2019.2
Laboratório Morfofuncional
NOME:_________________________________________________________
1. DOCENTE
Prof. Dr. Carlos Alberto de Carvalho Fraga
2. INTRODUÇÃO
As atividades práticas resultantes deste compêndio (sumula de conhecimentos específicos) que
auxiliarão que os professores e o cidadão comum domine o conhecimento básico da ciência,
especialmente o conhecimento aplicado ao dia-a-dia. A este processo de difusão do conhecimento
científico chamamos de alfabetização científica. A ciência toma emprestado o termo alfabetização
da área de educação, e define a alfabetização científica como sendo o nível mínimo de compreensão
em ciência e tecnologia que as pessoas devem ter para operar em nível básico como cidadãos e
consumidores na sociedade tecnológica. A alfabetização científica preocupa-se com a apropriação
de esquemas conceituais e métodos processuais, o que certamente será proporcionado. A
alfabetização científica envolve três dimensões. A primeira é a compreensão de vocabulário básico
de conceitos científicos, suficiente para que possa ser percebida a existência de visões contrapostas
em uma notícia de jornal ou artigo de revista. Ao longo das práticas desse compêndio o leitor
perceberá diversas iniciativas de ampliação e fortalecimento da linguagem científica por meio de
jogos, paródias e atividades práticas. Cabe ressaltar que estas práticas são fruto das pesquisas de
alunos e foram angariadas em buscas em outros livros, e fontes on-line. O analfabeto científico não
consegue compreender as implicações da ciência sobre aspectos de sua vida cotidiana, e,
consequentemente, não consegue participar dos acontecimentos que vivencia de forma decisiva. Já
um indivíduo alfabetizado cientificamente é capaz de compreender o aspecto provisório da ciência.
A ciência exerce papel determinante na demarcação dos limites entre direitos e deveres.
Para que o laboratório atenda os seus objetivos, é importante que todos colaborem, buscando
seguir as instruções abaixo:
1. A entrada de alunos somente é p ermitida na presen ça de um professor ou responsável.
2. Os utilitários dos laboratórios só devem ser manipulados u tilizando vestim enta adequada
(jaleco) e demais utensílios de proteção (cabelo preso e sem maqu iagem) para a atividade a
ser realizada.
3. O aluno ficará responsável pelo caderno de aulas prát icas e também por um conjunto de
lápis de cores.
5. Não é permitida a entrada de alimentos e material escolar não relacionado com a
atividade.
Laboratório Morfofuncional
Não é permitido ao usuário:
1. Alterar confi guração e/ou calibração de equip amentos sem a prévia consulta ao Servidor
Técnico Especializad o responsável pelo Laboratório;
2. Retirar e quipamentos e material de con sumo d as dependê ncias do laboratório sem a
autorização do Servidor Técnico Especializado responsável.
3. Remover equipamentos do local de utilização, dentro do p róprio laboratório sem prévia
autorização do Servidor Técnico Especializado responsável.
4. Manusear de forma inadequada os equipamentos, sob o ri sco de penalidades, desde que
comprovada sua respon sabilidade
3. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GARTNER, L. P. & HIATT, J. L. Tratado de Histologia em Cores. 2ª ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2003.
JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ªed. Rio de Janeiro; Guanabara Koogan,
2008.
4. MATERIAL COMPLEMENTAR
4.1 SITES
http://160.94.138.53/index.html
4.2. VÍDEOS
https://www.youtube.com/channel/UCOMTM3tXEE0Z1DjNoTpFecA
5. MÉTODOS AVALIATIVOS
02 avaliações cognitvas.
02 avaliações das práticas (OSCE).
Relatórios de aulas práticas.
Avaliação formativa
Avaliação docente
Laboratório Morfofuncional
Avaliação somativa
A avaliação de caráter somativo tem como objetivo ―determinar o grau de domínio do aluno em
uma área de aprendizagem, o que ―permite outorgar uma qualificação, que, por sua vez, pode ser
utilizada como sinal de credibilidade da aprendizagem realizada e por isso é denominada de
avaliação creditativa. A avaliação somativa tem a função de analisar se o estudante está apto para
progredir durante o seu curso de graduação e, dessa forma, confrontar o seu desempenho com os
objetivos de aprendizagem específicos de cada semestre do curso. Além disso, tem o objetivo de
classificar os alunos ao final de um período de aprendizagem (semestre, mês, módulo) de acordo
com a existência ou não de aproveitamento.
Objective Structured Clinical Evaluation (OSCE)
Consiste na observação de componentes de um atendimento clínico simulado. Utiliza-se uma
sequência de 6-12 estações de avaliação, com duração de 6 a 15 minutos, sendo as habilidades
testadas através de tarefas específicas. As competências fundamentais a serem avaliadas em cada
estação são: comunicação e interação com pacientes e familiares; entrevista médica - tomada da
história clínica; exame físico geral e especial; raciocínio clínico e formulação de hipóteses;
proposição e execução de ações; orientação e educação do paciente. Pacientes padronizados são
utilizados além de manequins, interpretação de dados de casos clínicos, exames de imagens e
vídeos. A avaliação em formato de OSCE padroniza a avaliação para todos os candidatos, é um
método válido, confiável, reprodutível e exequível, dependendo de planejamento adequado e
organização.
Avaliação Formativa
Autoavaliação - Cada estudante avalia o próprio desempenho nas atividades de ensinoaprendizagem, com o intuito de desenvolver o senso de autocrítica e de responsabilidade pela
aprendizagem. O processo de autoavaliação realizado pelo estudante não deve estar centrado em
questões de atitude (comportamento, procedimento, relacionamento) entre colegas e professores. A
autoavaliação só passa a ter significado quando permite ao discente pensar sobre o próprio processo
de aprendizagem. Esse exercício desenvolve a compreensão das fragilidades e amplia a consciência
do estudante sobre a sua relação com o pensar e o fazer, possibilitando maiores chances de transpor
as dificuldades.
Laboratório Morfofuncional
6. AULAS PRÁTICA
Laboratório Morfofuncional
HISTOLOGIA (LABORATÓRIO MORFOFUNCIONAL - LM)
MÊS
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Janeiro
CALENDÁRIO UFAL
DATA DIA DA SEMANA
25
25
2
2
9
9
23
23
30
30
6
6
13
13
27
27
4
4
11
11
22
22
29
quarta (manhã)
quarta (tarde)
quarta (manhã)
quarta (tarde)
quarta (manhã)
quarta (tarde)
quarta (manhã)
quarta (tarde)
quarta (manhã)
quarta (tarde)
quarta (manhã)
quarta (tarde)
quarta (manhã)
quarta (tarde)
quarta (manhã)
quarta (tarde)
quarta (manhã)
quarta (tarde)
quarta (manhã)
quarta (tarde)
quarta (manhã)
quarta (tarde)
quarta (manhã)
HORÁRIO
TURMA TÓPICO
10:20-12:00
15:10-17:10
10:20-12:00
15:10-17:10
10:20-12:00
15:10-17:10
10:20-12:00
15:10-17:10
10:20-12:00
15:10-17:10
10:20-12:00
15:10-17:10
10:20-12:00
15:10-17:10
10:20-12:00
15:10-17:10
10:20-12:00
15:10-17:10
10:20-12:00
15:10-17:10
10:20-12:00
15:10-17:10
10:20-12:00
A
B
B
A
B
A
A
B
A
B
A
B
TODOS
TODOS
A
B
A
B
B
A
B
A
B
1
1
1
1
2
2
2
2
3
3
3
3
4
4
4
4
4
4
5
5
5
7o. PERÍODO
ASSUNTO*
Celulas de sangue
Celulas de sangue
Celulas de sangue
Celulas de sangue
Sistema cardiovascular
Sistema cardiovascular
Sistema cardiovascular
Sistema cardiovascular
Sistema respiratorio
Sistema respiratorio
Sistema respiratorio
Sistema respiratorio
1a Av. - Teórica
1a Av. - OSCE + Feedback
Tecido Nervoso
Tecido Nervoso
Tecido Nervoso
Tecido Nervoso
Sistema Tegumentar
Sistema Tegumentar
Sistema Tegumentar
Sistema Tegumentar
Revisao/ Seminario/ Gincana
LOCAL*
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
Sala/ Laboratorio
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
LMF
Laboratório Morfofuncional
Fevereiro
29
5
5
12
19
quarta (tarde)
quarta (manhã)
quarta (tarde)
quarta (manhã)
quarta (manhã)
15:10-17:10
10:20-12:00
15:10-17:10
10:20-12:00
10:20-12:00
A
TODOS
TODOS
TODOS
TODOS
5
Reav.
Final
Revisao
1a Av. - Teórica
1a Av. - OSCE + Feedback
Reavaliação LMF (Teórica+OSCE)
Final (Teórica+OSCE)
*a ordem desses itens podem sofrer alterações devido a falta de disponibilidade de espaços (comuns a outros cursos)
LMF
Sala/ Laboratorio
LMF
LMF
LMF
Laboratório Morfofuncional
TECIDO SANGUINEO E HEMATOPOIESE
OBJETIVOS DA AULA:
Caracterizar constituintes do tecido do tecido sanguíneo; compreender a função das células
sanguíneas; entender a formação das células sanguíneas (teoria monofiletica da hemocitopoese).
PERGUNTAS PARA AUXILIAR NO ESTUDO DA AULA:
Quais são os constituintes do tecido sanguíneo?
Quais são as funções gerais das células neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos?
Como ocorre a formação das células sanguíneas?
Qual a função da medula óssea?
LÂMINAS
Lembrete sobre o que já foi da do anteriormente:
A maioria dos cortes a serem observado
são corados por hematoxilina-eosina ou HE. A hematoxilina cora núcleos em azul, enquanto
que a eosina cora, entre outros, citoplasma e matriz extracelular em rosa.
por hematoxilina é chamado de basófilo, enquanto que
O que é corado
o tecido corado pela eosina é
denominado eosinófilo ou acidófilo.
Metodologia: A lâmina (pele de pálpebra humana) será projetada na tela da televisão e o professor
fará a explicação da mesma; após, cada aluno utilizará o microscópio para realizar o estudo e
exploração da lâmina; no roteiro de aula, o aluno deverá representar através de um desenho a
imagem observada no microscópio.
Materiais utilizados: Microscópio, Roteiro de aula prática, Atlas de Histologia Humana e Lápis de
cor.
EPI (Equipamentos de Proteção Individual): Jaleco branco sobre a camiseta, calça comprida,
calçado fechado. Obs: o jaleco deve ser de manga longa, comprimento até o joelho e com
identificação (nome do aluno e do curso).
Avaliação: Os acadêmicos são avaliados de acordo com o envolvimento nos estudos e o
cumprimento das atividades propostas, para isso é obrigatória a impressão do roteiro de aula prática.
O professor tem autonomia para atribuir pontuação de acordo com a aula prática e com o tipo de
Laboratório Morfofuncional
avaliação realizada
Esquematize a lamina, comparando-a com a figura presente no livro:
ESQUEMATIZE
Laboratório Morfofuncional
SISTEMA CARDIOVASCULAR
OBJETIVOS DA AULA:
Compreender a estrutura dos capilares sanguíneos, distinguindo os tipos e relacionando-os com as
diferentes funções.
Compreender a estrutura geral dos vasos e as diferentes características entre vasos de mesmo tipo e
de tipos diferentes.
Compreender a relação da estrutura do coração com a estrutura geral dos vasos, denominando suas
camadas.
Compreender a estrutura e função do sistema linfático, detalhando a origem da linfa.
Descrever a estrutura morfológica do coração considerando os seguintes aspectos: organização em
camadas (endocárdio, miocárdio e pericárdio); organização das válvulas cardíacas; tecido nodal e
envolvido na condução do impulso elétrico (fibras de Purkinje).
PERGUNTAS PARA AUXILIAR NO ESTUDO DA AULA:
1 – Como ocorre o processo de formação do coração?
2 – Quais são as camadas presentes no coração? Qual a função do esqueleto fibroso? Qual epitélio
está presente internamente? Associe com sua função.
3 - Quais estruturas histológicas estão associadas com a regulação intrínseca da frequência cardíaca?
4 - Descreva uma glândula gástrica, citando as funções de cada tipo celular que a compõe.
5 – O que são anasmostomoses ou derivações arteriovenosas?
6 – Quais são os aspectos funcionais de cada tipo de vaso sanguíneo?
LÂMINAS
Lembrete sobre o que já foi da do anteriormente:
A maioria dos cortes a serem observado
são corados por hematoxilina-eosina ou HE. A hematoxilina cora núcleos em azul, enquanto que
a eosina cora, entre outros, citoplasma e matriz extracelular em rosa.
O que é corado por
hematoxilina é chamado de basófilo, enquanto que o tecido corado pela eosina é denominado
eosinófilo ou acidófilo.
Metodologia: A lâmina será projetada na tela da televisão e o professor fará a explicação da
mesma; após, cada aluno utilizará o microscópio para realizar o estudo e exploração da lâmina; no
roteiro de aula, o aluno deverá representar através de um desenho a imagem observada no
microscópio.
Laboratório Morfofuncional
Materiais utilizados: Microscópio, Roteiro de aula prática, Atlas de Histologia Humana e Lápis de
cor.
EPI (Equipamentos de Proteção Individual): Jaleco branco sobre a camiseta, calça comprida,
calçado fechado. Obs: o jaleco deve ser de manga longa, comprimento até o joelho e com
identificação (nome do aluno e do curso).
Avaliação: Os acadêmicos são avaliados de acordo com o envolvimento nos estudos e o
cumprimento das atividades propostas, para isso é obrigatória a impressão do roteiro de aula prática.
O professor tem autonomia para atribuir pontuação de acordo com a aula prática e com o tipo de
avaliação realizada
Esquematize a lamina, comparando-a com a figura presente no livro:
ESQUEMATIZE
Laboratório Morfofuncional
SISTEMA RESPIRATORIO
OBJETIVOS DA AULA:
Reconhecer os componentes das porções condutora e respiratória e compreender a organização
histológica de cada segmento.
Reconhecer os tipos celulares e respectivas funções do epitélio respiratório.
Estabelecer correlações entre a organização morfológica do sistema respiratório e as funções
exercidas em cada segmento.
Entender a organização alveolar e descrever a morfofisiologia da membrana hematoaérea.
PERGUNTAS PARA AUXILIAR NO ESTUDO DA AULA:
1- Quais os dois componentes funcionais do sistema respiratório? Descreva-os.
2- Como está constituído um epitélio tipo respiratório e onde é encontrado?
3 - Qual a função das células caliciformes, das glândulas mucosas e cílios na lâmina própria da
mucosa da porção condutora do trato respiratório?
4 - Faça uma descrição histológica da traqueia.
5 - Qual a estrutura histológica básica dos brônquios comparada com bronquíolos e bronquíolos
respiratórios?
6- Quais as células que formam o epitélio alveolar e qual a função de cada uma?
7 - Comente o papel dos macrófagos alveolares e sua origem.
8 - Como está constituído um septo alveolar (= parede alveolar) na região da troca de gases?
LÂMINAS
Lembrete sobre o que já foi da do anteriormente:
são corados por hematoxilina-eosina ou HE.
A maioria dos cortes a serem observado
A hematoxilina cora núcleos em azul, enquanto
que a eosina cora, entre outros, citoplasma e matriz extracelular em rosa.
por hematoxilina é chamado de basófilo, enquanto que
O que é corado
o tecido corado pela eosina é
denominado eosinófilo ou acidófilo.
Metodologia: A lâmina será projetada na tela da televisão e o professor fará a explicação da
mesma; após, cada aluno utilizará o microscópio para realizar o estudo e exploração da lâmina; no
roteiro de aula, o aluno deverá representar através de um desenho a imagem observada no
microscópio.
Laboratório Morfofuncional
Materiais utilizados: Microscópio, Roteiro de aula prática, Atlas de Histologia Humana e Lápis de
cor.
EPI (Equipamentos de Proteção Individual): Jaleco branco sobre a camiseta, calça comprida,
calçado fechado. Obs: o jaleco deve ser de manga longa, comprimento até o joelho e com
identificação (nome do aluno e do curso).
Avaliação: Os acadêmicos são avaliados de acordo com o envolvimento nos estudos e o
cumprimento das atividades propostas, para isso é obrigatória a impressão do roteiro de aula prática.
O professor tem autonomia para atribuir pontuação de acordo com a aula prática e com o tipo de
avaliação realizada
Esquematize a lamina, comparando-a com a figura presente no livro:
ESQUEMATIZE
Laboratório Morfofuncional
TECIDO NERVOSO
OBJETIVOS DA AULA:
Compreender as funções do tecido nervoso
Entender os tipos de Neurônios
Entender os tipos de Gliócitos
Diferenciar neurofibras mielinizadas e não-mielinizadas
PERGUNTAS PARA AUXILIAR NO ESTUDO DA AULA:
1 - Como se classificam os neurônios quanto à sua morfologia? Desenhe os tipos demonstrando o
``caminho´´ do impulso elétrico através deles.
2 - O que são corpúsculos de Nissl? Qual é o significado biológico da sua abundância no pericário?
3 - O que é e como origina-se a lipofucsina?
4 - Quais são as respectivas funções das proteínas dineína e cinesina ? Quais elementos do
citoesqueleto estão presentes no axônio para auxiliar a sua função?
5 - Defina os seguintes termos :
a) telodendro
b) cone de implantação
c) mesaxônio
d) Incisura de Schimidt-Lantermann
e) Nódulo de Ranvier e internódulos
f) Célula Satélite
6 - Que íons estão envolvidos na condução do estímulo elétrico ao longo de um axônio? Como
ocorre as fases de despolarização e repolarização?
7 - Use um desenho para explicar a sinapse química. Demonstre em seu desenho como a membrana
das vesículas sinápticas pode ser recuperada. Não esqueça o íon responsável por desencadear o
processo.
Laboratório Morfofuncional
8 - Qual é a especialização de membrana responsável pela sinapse elétrica ?
9 - Como se classificam as sinapses quanto à partes dos nervos pré e pós sinápticos que se
correlacionam? Qual destas é a mais comum ?
10 - Quais são as funções gerais e específicas das células astrócito, oligodendrócito e microgliócito,
conhecidas por células da Glia? Como podemos diferenciá-las e onde são encontradas em uma
lâmina de medula?
11 - Onde se localizam as células ependimárias ? E o plexo corióide ? Qual é a função da secreção
produzida pelo plexo corióide?
12 - Qual é o papel da célula de Schwann ? Que tipo celular desempenha esse mesmo papel no
SNC? Por que a bainha de mielina aparece em imagem negativa nas lâminas de microscopia óptica?
LÂMINAS
Lembrete sobre o que já foi da do anteriormente:
são corados por hematoxilina-eosina ou HE.
A maioria dos cortes a serem observado
A hematoxilina cora núcleos em azul, enquanto
que a eosina cora, entre outros, citoplasma e matriz extracelular em rosa.
por hematoxilina é chamado de basófilo, enquanto que
O que é corado
o tecido corado pela eosina é
denominado eosinófilo ou acidófilo.
Metodologia: A lâmina será projetada na tela da televisão e o professor fará a explicação da
mesma; após, cada aluno utilizará o microscópio para realizar o estudo e exploração da lâmina; no
roteiro de aula, o aluno deverá representar através de um desenho a imagem observada no
microscópio.
Materiais utilizados: Microscópio, Roteiro de aula prática, Atlas de Histologia Humana e Lápis de
cor.
EPI (Equipamentos de Proteção Individual): Jaleco branco sobre a camiseta, calça comprida,
calçado fechado. Obs: o jaleco deve ser de manga longa, comprimento até o joelho e com
identificação (nome do aluno e do curso).
Avaliação: Os acadêmicos são avaliados de acordo com o envolvimento nos estudos e o
cumprimento das atividades propostas, para isso é obrigatória a impressão do roteiro de aula prática.
Laboratório Morfofuncional
O professor tem autonomia para atribuir pontuação de acordo com a aula prática e com o tipo de
avaliação realizada
Esquematize a lamina, comparando-a com a figura presente no livro:
ESQUEMATIZE
Laboratório Morfofuncional
SISTEMA TEGUMENTAR
OBJETIVOS DA AULA:
Compreender as camadas da pele
Entender os tipos celulares que compõem a epiderme
Entender as estruturas da pele
ESQUEMATIZE
Laboratório Morfofuncional
AVALIAÇÃO DOCENT E
CAMPUS:
NOME DO PROFESSOR:
PERÍODO LETIVO EM QUE FOI MINISTRADA:
Instruções:
1. Este
questionário pretende colher subsídios do discente, objetivando avaliar o
desempenho do professor acima citado, para efeito de sua progressão funcional.
2. Analise o desempenho do professor citado neste questionário observando o seguinte:
a)
Seja sincero(a) e expresse livremente sua avaliação;
b)
Marque a alternativa que melhor caracterizar sua avaliação;
c)
Não deixe itens em branco;
d)
Não é necessário se identificar.
3. Para proceder sua avaliação, faça um “x” no número correspondente a cada item,
tomando por base a seguinte legenda; 1 – PÉSSIMO, 2 – DEFICIENTE, 3 – REGULAR, 4
– BOM, 5 - ÓTIMO
ITENS A SEREM AVALIADOS
1. Apresentou um plano de curso objetivo e claro
2. Demonstrou segurança e atualização no conteúdo da matéria que ensina
3. Apontou aspectos importantes da matéria
4. Explicou princípios e conceitos básicos do conteúdo
5. Utilizou uma metodologia adequada ao conteúdo
6. Estabeleceu relação entre teoria e prática na própria disciplina
7. Estimulou interesse pela matéria
8. Ao expor um tópico, levou em conta aquilo que o aluno já sabe
9. Estimulou o senso crítico dos alunos
10. Deu instruções detalhadas ao aluno quando necessário
11. Contribuiu para amenizar as dificuldades teóricas do aluno
12. Considerou o ponto de vista do aluno
13.Demonstrou respeito e imparcialidade com o aluno
14.Foi pontual e assíduo
15. Demonstrou dedicação à atividade docente
16. Demonstrou disponibilidade para atendimento individual do aluno
17. Relativamente ao sistema de avaliação utilizado, diria que foi
18. O cumprimento do conteúdo programático estabeleceu no plano de curso foi
TOTAL DE PONTOS OBTIDOS
PONTUAÇÃO
OBTIDA
1 2 3 4 5
AVALIAÇÃO FORMATIVA
ALUNO(A):
ANO:
TURMA:
SEMESTRE/PERÍODO:
DOCENTE:
ATENÇÃO: A nota do estudante será estabelecida pela soma dos 3 itens que compõem a avaliação, totalizando no máximo 10.
COMPETÊNCIAS:
ATITUDES
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10 11 12 13 14 15 16 17 18
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a3
0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
0a4
- Pontualidade
- Iniciativa/participação/Interesse no desenvolvimento e aprendizado
- Relacionamento interpessoal (respeito ao próximo, atenção, ética, etc.)
- Capacidade de criticar e receber críticas do(s) colegas/docente(s)
- Paramenta-se adequadamente durante a(s) atividade(s)
- Preservação dos materiais didáticos
ASPECTOS COGNITIVOS
- Estudo prévio (uso de referenciais teóricos atualizados)
- Discussão, síntese e exposição de informações de forma clara e
organizada
- Abordagem crítica/reflexiva/criativa
dos conteúdos/problemas
abordados ou vivenciados
HABILIDADES
- Desempenho das habilidades (cognitivas, afetivas e psicomotoras) e
competências relacionadas aos objetivos propostos no bloco temático
- Aspectos envolvidos (humanização, tomada de decisão, comunicação
e liderança) na relação com o(s) paciente(s) e demais
estudantes/profissionais de saúde, se aplicável à(s) atividade(s)
TOTAL:
ABREVIATURA DO TÓPICO DE AULA
Nota mínima para aprovação na Universidade Federal de Alagoas: 7,0
OBSERVAÇÕES:
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________