PIBID 2022

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01_06_SUBPROJETO_FÍSICA_formulario_PIBID2022.pdf
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                    SUBPROJETO(S)
I - Área de iniciação à docência (Lista Fechada)

Física
Curso(s) participante(s) (Lista Fechada)

Física Licenciatura – Campus Arapiraca
Física Licenciatura – Campus A.C.Simões
II - Núcleo(s) (Opções fechadas)

Quantidade de Núcleo(s): 02

Quantidade de discentes de ID : 16
(Preenchimento automático – múltiplo de 24)

III - Descreva os objetivos específicos do subprojeto.
1- Elevar a qualidade dos cursos de graduação e de ensino profissional e tecnológico

da UFAL ;
2 – Diminuir a elevada evasão do curso de física e incentivar a participação dos
estudantes em atividades de ensino, pesquisa e extensão;
3- Criar espaços de consulta e divulgação científica para bolsistas ID, estudantes da
educação básica e a sociedade;
4- Conhecer as práticas pedagógicas do campo da atuação profissional do bolsista ID,
bem como propor novas metodologias levando em conta as condições da escola e a
disponibilidade dos professores;
5- Oportunizar a participação dos bolsistas no processo de elaboração de material
lúdico de ensino de Física;
6- Estimular a apresentação dos resultados obtidos nas etapas do subprojeto por parte
dos bolsistas ID em encontros e congressos locais, regionais e nacionais, de modo a
socializar resultados obtidos.
IV - Liste as metas a serem alcançadas e seus respectivos indicadores de
acompanhamento.

Assegurar a participação de 100% dos
bolsistas ID e colaboradores na
identificação da dinâmica pedagógico
administrativa
interna
da
escola,
compreendendo sua relação com os
órgãos educacionais e administrativos da
região de modo a tornar familiar o
ambiente da escola para os futuros
profissionais do ensino de Física do estado
de Alagoas.

Promoção de reuniões para orientações
quanto a pesquisa e levantamento de
dados acerca de aspectos relativos à
realidade escolar.
Acompanhamento do cotidiano escolar e
participação de reuniões e planejamentos
pedagógicos promovidos pelas escolas
participantes no subprojeto.

Assegurar a participação de 100% dos Promoção de divulgação científica na
bolsistas ID e colaboradores, estudantes
escola por meio do desenvolvimento de
da educação básica e sociedade em
eventos, oficinas e minicursos.
ações que valorizam o trabalho coletivo e
interdisciplinar integrando Universidade
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e Comunidade Escolar.
Assegurar a participação de 100% dos
bolsistas ID e colaboradores nas
atividades de Leitura, discussão e
palestras
de
aspectos
teóricoexperimentais relativas a inovações na
prática pedagógica.
Assegurar a participação de 100% dos
bolsistas ID e colaboradores na
elaboração de material lúdico de ensino
de Física.

Envolvimento dos alunos das escolas nas
atividades
teórico-experimentais
programadas nesse subprojeto.
Promoção de atividades didáticas em
razão
das
inovações
a
serem
introduzidas.
Envolvimento dos bolsistas ID e
colaboradores no cotidiano escolar para
adequação e
preparação de
experimentos a serem trabalhados na
escola
Desenvolvimento de competências e
habilidades com a prática experimental.
Incentivar a participação de 100% dos Participação em encontros, reuniões,
bolsistas ID e colaboradores em eventos seminários de socialização e outros
acadêmicos para a socialização de eventos para discussão acerca da prática
resultados e experiências obtidas.
docente e experiências vivenciadas.
V - a. Municípios das escolas em que a IES pretende desenvolver o
subprojeto. (Lista Fechada)

Arapiraca

Maceió

(+)

V - b. Descreva o contexto social e educacional dos municípios informados
no item anterior, explicitando a relação entre a realidade descrita e as
atividades propostas para o subprojeto.
(até 5.000 caracteres)

De acordo com dados revelados pelo censo escolar de 2018, Nascimento (Nascimento,
2020) revela em seu trabalho um dado alarmante quanto a atuação de licenciados em
Física na rede pública é de apenas 20% no cenário nacional, esse fator está altamente
correlacionado com a qualidade da educação. O autor detalha um percentual de 19% de
profissionais que lecionam física com formação específica da área para a região
Nordeste. Este dado é apenas uma caricatura chocante da situação do ensino de Física
em nosso país, fruto de equívocos acumulados há tempos na conduta de sua política
educacional, em vários aspectos, entre outros, a valorização profissional, estímulo à
formação continuada, padrão salarial digno, diminuição da carga didática excessiva
sem prejuízo dos rendimentos. Com relação à política global, os professores
universitários, podem apenas investir na qualidade de ensino dos cursos de licenciatura
e participar de programas de formação continuada.
Até pouco tempo, no Estado de Alagoas, a única instituição que vinha formando
professores para atuarem no ensino de Física era a Universidade Federal de Alagoas, a
qual apresenta historicamente um número muito baixo de formandos. Esse quadro, de
poucos profissionais licenciados em Física formados no Estado de Alagoas, vem
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melhorando com a política de interiorização da UFAL, onde o funcionamento do novo
curso de Física Licenciatura no Campus Arapiraca UFAL, situado na cidade de
Arapiraca numa região central e estratégica do Estado, formando profissionais na área
além de dar oportunidades aqueles que não podiam ou não podem estudar no Campus
sede em Maceió. Atualmente, o Instituto Federal de Alagoas está contribuindo para a
redução da carência de Professores de Física no Ensino Médio, uma vez que foi criado
o curso de Física Licenciatura.
Município: Arapiraca
Segundo IBGE (2021), a cidade de Arapiraca possui uma população estimada em mais
de 234 mil habitantes e uma área territorial de 345,7 km 2, localizado no centro do
Estado, na mesorregião do Agreste, e distante 136 km de Maceió, trata-se do mais
importante município do interior. Arapiraca é tradicionalmente produtora de fumo,
ainda a sua maior fonte de riqueza, sendo atividade praticada, sobretudo, por pequenos
produtores.
Segundo o último censo escolar de 2019 do INEP (Instituto de Estudos e Pesquisas
Educacionais), o município alcançou Ideb de 4,2 para o ensino médio. Um percentual
de estudantes do 3º ano do Ensino Médio com aprendizado adequado equivalente a
41% em português e 12% em matemática em 2019, indicando acréscimo referente ao
ano de 2017, porém ainda sem apresentar um bom nível de aprendizagem.
Apresentando ainda taxas de abandono acima de 10% em 2018 e 2019 e taxa de
reprovação abaixo de 10% nos mesmo anos.
Município: Maceió
Com uma população estimada de 1.031.597 pessoas em 2021 (IBGE,2021), Maceió é a
capital e maior cidade do estado de Alagoas. Apesar desta condição, está na 10ª posição
entre os municípios do estado em termos de valores de PIB per capita anual, atingindo
em 2019 o valor de R$ 22.976,55 (IBGE - 2019).
O município obteve em 2019 um Ideb de 3,8 para alunos do Ensino Médio (INEP 2019), considerado um valor muito abaixo da média nacional. Apesar disso, o INEP
constou em 2021 através do censo escolar, que 22% das escolas públicas possuem
Laboratório de Ciências (média nacional é de 10%), 46% possuem Laboratório de
Informática (média nacional é de 33%) e 71% possuem internet banda larga (média
nacional de 64%), demonstrando assim que em termos de infraestrutura as escolas
públicas do município de Maceió possuem um grande potencial de desenvolver as

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ações propostas por este subprojeto.

[1] M.M. Nascimento, Rev. Bras. Ensino Fı́sica. 42, e20200187 (2020).
[2] INEP, Indicadores de Qualidade da Educação Superior, disponı́vel em:
http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-superior/indicadores-dequalidade,acessado em 05/2022.
[3] IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, disponível em:
https://www.ibge.gov.br/ em 05/2022.
VI - Detalhe como será conduzida a inserção dos licenciandos no cotidiano
escolar, considerando as dimensões da iniciação à docência previstas no
regulamento do PIBID.
(até 5.000 caracteres)

Uma vez que o programa é voltado para licenciandos nos períodos iniciais de formação,
a inserção desses estudantes ao cotidiano escolar será realizada de forma sistemática
respeitando as atividades voltadas para a formação da equipe, que visam: (i) Seleção
dos participantes; (ii) Ciclos formativos acerca da importância do programa na
qualidade da formação docente; (iii) Leitura dos documentos relacionados aos projetos
pedagógico do curso de Física (PPC) e político pedagógicos da escola participante
(PPP), assim como as diretrizes e currículos educacionais da educação básica; (iv)
Participação em oficinas com temáticas voltadas para os conteúdos de física; (v)
Pesquisa acerca das metodologias ativas aplicadas aos conteúdos de Física; (vi)
Elaboração, testagem e desenvolvimento de estratégias didático-pedagógica e
instrumentos educacionais; entre outros.
VII - Detalhe a estratégia de comunicação e integração entre os discentes,
supervisores e coordenadores de área ao longo do projeto.
(até 5.000 caracteres)

A comunicação entre os participantes ocorrerá através de reuniões de acompanhamento
e planejamento seguindo cronograma que atenda as estratégias didático-pedagógica
estabelecida pelo subprojeto em concordância com o cronograma escolar. Ocorrendo
nos espaços escolar e na UFAL. Também se fará uso de ferramentas digitais de
informação e comunicação no sentido de promover o preenchimento compartilhado de
informações, como cronogramas de acompanhamento e relatórios parciais.
VIII - Descreva de que maneira o subprojeto promoverá a articulação
entre a teoria e a prática no processo formativo do licenciando, tanto no
que se refere aos conhecimentos pedagógicos e didáticos, quanto aos
conhecimentos específicos da área do conhecimento.
(até 5.000 caracteres)

A articulação entre teoria e prática ocorrerá por meio da realização de oficinas com
temáticas voltadas para os conteúdos de física; Assim como da pesquisa acerca das
metodologias ativas aplicadas aos conteúdos de Física; Além da criação de produtos
educacionais que atendam as estratégias didático-pedagógica estabelecida pelo
subprojeto.
IX - Apresente as estratégias a serem adotadas no subprojeto para o
exercício do trabalho coletivo no planejamento e na realização das

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atividades, bem como para a promoção da interdisciplinaridade.
(até 5.000 caracteres)

O trabalho coletivo deverá ser valorizado e terá um papel fundamental na tomada das
decisões. Isso será feito tanto nos momentos de reunião presencial entre os integrantes
do núcleo quanto de maneira assíncrona através do uso de documentos digitais
compartilhados e ferramentas de mensagem instantânea.
X - Descreva como se dará o acompanhamento das atividades ao longo da
execução do subprojeto e como será feita a avaliação da participação dos
licenciandos.
(até 5.000 caracteres)

O acompanhamento das atividades será realizados por meio de (i) diários formativos a
serem construídos individualmente pelos bolsistas ID e colaboradores; (ii) relatórios
parcial e final elaborado pelos participantes do subprojeto; A avaliação da participação
dos licenciados se dará por meio da socialização dos resultados/relatos de experiência
no formato de (i) seminários do grupo e (ii) apresentação de trabalhos em eventos.
XI - Descreva as perspectivas de integração de tecnologias digitais da
informação e comunicação ao subprojeto;
(até 5.000 caracteres)

As tecnologias digitais da informação e comunicação serão de extrema importância
para a condução do subprojeto, pois estas proporcionarão melhor acompanhamento dos
diários de formação (formato digital) dos licenciandos, acompanhamento da elaboração
de textos colaborativos (diagnóstico escolar, apresentações, artigos, etc…), criação de
conteúdos para suporte e aprofundamento dos estudos extraclasse para os estudante da
educação básica, realização de reuniões, entre outros.
XII - Caso o subprojeto seja interdisciplinar, justifique e descreva
detalhadamente como será promovida a integração entre as áreas
escolhidas;
(até 5.000 caracteres)

XIII - Indique as estratégias a serem adotadas para o aperfeiçoamento do
uso da língua portuguesa e de diferentes habilidades comunicativas do
licenciando.
até (5.000 caracteres)

Dentre as ações a serem propostas pelo subprojeto, destacamos o incentivo a leitura e
apresentação de seminários por parte dos licenciando, o que promoverá a elevação na
qualidade da escrita destes estudantes, assim como melhora da oralidade dos mesmos.
Eventualmente, a criação de vídeos e podcasts terão contribuição significativa no
desenvolvimento destas habilidades.
XIV - Detalhe os mecanismos de registro e sistematização das atividades
realizadas no decorrer do subprojeto.
(até 5.000 caracteres)

Semanalmente os licenciandos realizarão o registro das atividades realizadas em seus
diários de formação, que assumirá um formato digital. A partir destes registros, esses
estudantes irão elaborar seus relatórios parcial e final no período previsto do
cronograma do projeto institucional.

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