ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA NO SEMESTRE 2021.1 REMOTO (PERÍODO EXTRAORDINÁRIO EM OUT/2021)

04/10/2021 11h17

Prezados e prezadas Estudantes,

Sejam bem vindos e bem vindas a mais um semestre na universidade pública, gratuita e socialmente referenciada. Estas são as orientações para a matrícula no semestre letivo 2021.1. Por favor, leiam atentamente as orientações antes de proceder com a matrícula. Esse semestre vocês farão a matrícula diretamente na sua área do SieWeb através do link: https://sistemas.ufal.br/academico/login.seam

É importante que vocês leiam este documento integralmente antes de efetuar a matrícula, para que não cometam erros, e tenham que aguardar o reajuste para confirmá-la. A chamada “auto matrícula” requer atenção.

Vejam as datas a seguir, e avalie qual é a sua situação, para que possa acessar o sistema dentro dos prazos estabelecidos. O calendário de matrícula para 2021.1 é o seguinte:

- De 07 a 09 de outubro: matrícula para quem está no FLUXO PADRÃO (ou seja, quem não perdeu disciplinas e continua acompanhando sua turma integralmente).

OBS: Caso não consiga se matricular, preencha o formulário de ajuste de matrícula, e nas datas destinadas ao ajuste, a sua matrícula será efetuada. Nesse período o sistema fica FECHADO para a coordenação, não adiantando mandar e-mail, pois não teremos como resolver, apenas no período de ajuste.

-  De 11 a 14 de outubro: matrícula para quem está no FLUXO INDIVIDUAL (quem, por algum motivo, perdeu alguma disciplina e ficou fora do fluxo padrão). Neste caso, a orientação é que a/o estudante curse a disciplina do semestre mais antigo. Esta é a regra da UFAL, e a coordenação estará atenta a isso.

OBS 2: Os estudantes que são do PPC antigo e desejam se matricular em disciplinas do PPC novo, devem igualmente preencher o formulário de ajuste, porém a matrícula só será efetuada no período de vagas remanescentes. Ressaltamos que antes do prazo estabelecido para matrícula em vagas remanescentes, o sistema fica fechado para a coordenação efetuar essa matrícula, devendo-se aguardar.

OBS GERAL: Para a definição institucional precisa de Fluxo Padrão e Fluxo individual, acessar: https://bityli.com/dyHdt

- De 19 a 21 de outubro: Ajustes de matrícula. Este se dará através do preenchimento do formulário on-line disponibilizado pela coordenação do curso. ATENÇÃO: acessem seu histórico, leiam este documento integralmente com cuidado, e só após isso, preencha o formulário.

OBS: a coordenação não fará matrícula fora dos prazos estabelecidos, e sem o preenchimento do formulário. O preenchimento do formulário não constitui matrícula automática, portanto, deve-se aguardar até que o procedimento de inserção seja realizado. O aluno deve acompanhar através do SIEWEB a sua matrícula.

- De 22 a 27 de outubro, ocorrerá a matrícula em vagas remanescentes (Vagas não preenchidas durante todos os momentos anteriores. Estas geralmente são solicitadas por estudantes que são de outro PPC que não o vigente, ou por estudantes de outros cursos). Esta demanda deve ser solicitada no formulário de matrícula e o aluno deve sinalizar no espaço para “observações”.

-Entre os dias 19/10 e 19/11 é o período para requerer o trancamento de matrícula junto à coordenação de curso. A orientação para essa ação se encontra no final deste documento.

Desta forma, pedimos a atenção para as seguintes orientações no processo de matrícula:

• CLIQUE AQUI e veja a oferta para cada período. Leia atentamente antes de realizar sua matrícula.

• Será realizada a “auto matrícula”, ou seja, cada um de vocês deve entrar no SieWeb, e realizar a matrícula. A coordenação orienta que cada um e cada uma, com base no que foi o semestre de 2020.2, avalie suas condições, e se matriculem na quantidade de disciplinas que não o sobrecarregue, e que possa cumprir a contento. Lembrando que cada um tem 12 semestres para integralização curricular.

• Os alunos fora do fluxo padrão, em caso de choque de horários entre disciplinas, deverão matricular-se nas disciplinas dos períodos mais iniciais.

• Atenção aos que irão se matricular na disciplina ELETIVA - Seminário de Pesquisa em Educação Física Escolar: esta é para os que desejam desenvolver seus TCCs com essa temática, sob a orientação da Profa. Vannina Assis. Ver detalhamento ao final da oferta AQUI
  • Há um formulário específico para o reajuste de matrícula através do link que será disponibilizado pela coordenação do curso. No formulário há opções correspondentes a cada período, de acordo com as tabelas deste documento. Neste formulário haverá espaço para observações, utilize-o sempre que necessário, pois não haverá outro meio para tratar do assunto da matrícula.

• Reforçamos que o ajuste de matrícula será realizado estritamente mediante o preenchimento do formulário até o prazo que consta no calendário acadêmico não sendo aceitos formulários entregues após o prazo. Tampouco a coordenação reconhece qualquer atividade realizada em disciplinas sem que se esteja devidamente matriculado (com exceção para as duas primeiras semanas de aula quando os ajustes ainda estão sendo realizados).

• Lembramos que a coordenação estará conferindo a matrícula de todos os estudantes uma a uma. Portanto, pedimos a colaboração e compreensão de todos e todas nas informações contidas neste documento.

A coordenação do curso deseja um ótimo semestre de 2020.2 e informa que o colegiado do curso decidiu excluir a oferta de alguns componentes curriculares como as Práticas Pedagógicas e as Atividades Curriculares de Extensão, na expectativa de que em breve, seja possível, quando as condições sanitárias permitirem, vocês possam ter contato com o aspecto “prático” dos conteúdos, o qual é necessário à formação do Professor de Educação Física. A cada semestre letivo o colegiado do curso reavaliará esta situação.

Profa. Dra. Joelma de Oliveira Albuquerque

Coordenadora do curso