Orientações para matrícula no Período 2021.2
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Prezados e prezadas Estudantes,
Sejam bem vindos e bem vindas a mais um semestre na universidade pública, gratuita e socialmente referenciada. Estas são as orientações para a matrícula no semestre letivo 2021.2. Por favor, leiam atentamente as orientações antes de proceder com a matrícula. Esse semestre vocês farão a matrícula diretamente na sua área do SieWeb através do link: https://sistemas.ufal.br/academico/login.seam
É importante que vocês leiam este documento integralmente antes de efetuar a matrícula, para que não cometam erros, e tenham que aguardar o reajuste para confirmá-la. A chamada “auto matrícula” requer atenção.
A maioria de vocês estará no fluxo individual, dada as mudanças na oferta devido ao período pandêmico. Assim, sigam as datas e tentem se matricular (no período do fluxo padrão; caso não consigam, aguardem o período do fluxo individual; caso não consigam NÃO mandem e-mail para a coordenação, pois nestes dois períodos o sistema fica fechado para a coordenação. Assim, quem não conseguir se matricular, deve aguardar o período de reajuste de matrícula, quando o sistema abre para que a coordenação os matricule diretamente.
Vejam as datas a seguir, e avalie qual é a sua situação, para que possa acessar o sistema dentro dos prazos estabelecidos. O calendário de matrícula para 2021.2 é o seguinte:
- De 10 a 14 de março: matrícula para quem está no FLUXO PADRÃO. (A maioria não está neste fluxo devido às mudanças na oferta durante o período de ensino remoto).
OBS: Caso não consiga se matricular, tente no período do FLUXO INDIVIDUAL.
- De 15 a 18 de março: matrícula para quem está no FLUXO INDIVIDUAL (a maioria de vocês). Neste caso, a orientação é que a/o estudante curse a disciplina do semestre mais antigo. Esta é a regra da UFAL, e a coordenação estará atenta a isso.
OBS: Caso não consiga se matricular, preencha o formulário de ajuste de matrícula que será disponibilizado pela coordenação de curso, e nas datas destinadas ao ajuste, a sua matrícula será efetuada. Nesse período o sistema fica FECHADO para a coordenação, não adiantando mandar e-mail, pois não teremos como resolver, apenas no período de ajuste.
OBS 2: Os estudantes que são do PPC antigo e desejam se matricular em disciplinas do PPC novo, devem igualmente preencher o formulário de ajuste, porém a matrícula só será efetuada no PERÍODO DE VAGAS REMANESCENTES. Ressaltamos que antes do prazo estabelecido para matrícula em vagas remanescentes, o sistema fica fechado para a coordenação efetuar essa matrícula, devendo-se aguardar.
- De 21 a 23 de março: Ajustes de matrícula. Este se dará através do preenchimento do formulário on-line que será disponibilizado pela coordenação do curso. ATENÇÃO: acessem seu histórico, leiam este documento integralmente com cuidado, e só após isso, preencha o formulário.
OBS: a coordenação não fará matrícula fora dos prazos estabelecidos, e sem o preenchimento do formulário. O preenchimento do formulário não constitui matrícula automática, portanto, deve-se aguardar até que o procedimento de inserção seja realizado. O aluno deve acompanhar através do SIEWEB a sua matrícula.
- 24 a 29 de março: ocorrerá a matrícula em vagas remanescentes (Vagas não preenchidas durante todos os momentos anteriores. Estas geralmente são solicitadas por estudantes que são de outro PPC que não o vigente, ou por estudantes de outros cursos). Esta demanda deve ser solicitada no formulário de ajuste de matrícula e o aluno deve sinalizar no espaço para “observações”.
- Entre os dias 19/03 e 19/04 é o período para requerer o trancamento de matrícula junto à coordenação de curso. A orientação para essa ação se encontra no final deste documento.
- Para matrícula vínculo (quem está apenas com o TCC para fazer ou concluir), deve-se encaminhar um e-mail com o título “Solicitação de matrícula vínculo”, e no corpo do e-mail, seu nome completo, número de matrícula, e nome do orientador, para o seguinte endereço: coordedfara21@gmail.com
Desta forma, pedimos a atenção para as seguintes orientações no processo de matrícula:
- Segue AQUI a oferta para cada período. Leia atentamente antes de realizar sua matrícula.
- Estaremos em processo de retorno ao presencial. Então avaliem suas condições para frequentar PRESENCIALMENTE as aulas, considerando o disposto na Resolução Nº 05/2022-CONSUNI/UFAL, de 15 de fevereiro de 2022, que dispõe sobre as normas a serem cumpridas por quem desejar retornar ao presencial. As principais são: 1) uso obrigatório de máscara; 2) apresentação do esquema vacinal completo no ato da matrícula; 3) distanciamento social definido pela Comissão de Biossegurança da UFAL. Leiam toda a resolução, é muito importante.
- Os alunos fora do fluxo padrão, em caso de choque de horários entre disciplinas, deverão matricular-se nas disciplinas dos períodos mais iniciais.
- Atenção aos que irão se matricular nas disciplinas ELETIVAS. Haverá especificidades de algumas, e logo informaremos sobre o funcionamento das mesmas. A disciplina Seminário de Pesquisa em EF Escolar 2 será parte presencial, parte remota.
- Há um formulário específico para o ajuste de matrícula o qual será disponibilizado pela coordenação do curso no período de reajuste de matrícula disposto no calendário acadêmico.
- Reforçamos que o ajuste de matrícula será realizado estritamente mediante o preenchimento do formulário até o prazo que consta no calendário acadêmico não sendo aceitos formulários entregues após o prazo. Tampouco a coordenação reconhece qualquer atividade realizada em disciplinas sem que se esteja devidamente matriculado (com exceção para as duas primeiras semanas de aula quando os ajustes ainda estão sendo realizados).
- Lembramos que a coordenação estará conferindo a matrícula de todos os estudantes uma a uma. Portanto, pedimos a colaboração e compreensão de todos e todas nas informações contidas neste documento.
- Informamos ainda da abertura de prazo extraordinário de 15 a 25/03/2022 para os/as estudantes retardatários solicitarem prorrogação de curso, reabertura de matrícula (destrancamento) ou rematrícula (desbloqueio). A solicitação deve ser realizada pelo aluno diretamente para a email da coordenação do curso utilizando o formulário específico.
* Formulário Geral do DRCA para pedido de rematrícula (desbloqueio) ou prorrogação de curso:
https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-geral-drca/view
* Formulário de destrancamento para reabertura de curso:
https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-para-reabertura-de-matricula-drca/view
* Declaração de veracidade das informações e autenticidade dos documentos apresentados:
https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/declaracao-de-veracidade-e-autenticidade-de-documentos-drca-2021.pdf/view
A coordenação do curso deseja um ótimo semestre de 2021.2 e informa que o colegiado do curso está envidando esforços para que tenhamos um retorno ao presencial seguro e o mais organizado possível. Pedimos que colabore com este objetivo para que todos e todas possam aproveitar ao máximo as atividades ofertadas.
Profa. Dra. Joelma de Oliveira Albuquerque
Coordenadora do curso
Prof. Dr. Bruno Cleiton Macedo do Carmo
Vice-coordenador do curso