JIEF 2024: 4º Edição dos Jogos Internos do Curso de Educação Física da UFAL- Campus Arapiraca

Entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro de 2024, o curso de Licenciatura em Educação Física da UFAL – Campus Arapiraca realizou a 4ª edição dos Jogos Internos de Educação Física (JIEF), reunindo alunos de diferentes períodos, egressos e professores em três semanas de intensa competição e aprendizado. O evento contou com nove modalidades: Tênis de Mesa, Corrida de Orientação (novidade desta edição), Voleibol, Basquete 3x3, Queimado, Natação, Polo Aquático, Futsal e Handebol.

Entre os participantes estavam estudantes de todos os períodos do curso, além de egressos e professores, promovendo a integração entre as turmas e proporcionando momentos de colaboração e competitividade saudável. A organização do evento ficou a cargo da turma do 8º período, que gerenciou as atividades como parte das disciplinas Atividades Curriculares de Extensão (ACE 10 e 11), sob a coordenação do Prof. Me. Douglas Henrique Bezerra Santos. O gerenciamento das atividades aconteceu com a divulgação de informações e a publicação de fotos no Instagram do evento (@jief_arapiraca) e via Whatsapp com os representantes de curso repassando as informações para os demais participantes.

O professor Douglas, idealizador do JIEF, comentou: "Desde que criei o JIEF em 2019, o intuito sempre foi de realizar um evento que tivesse como slogan: 'De estudante, para estudante', pois acredito que as atividades desenvolvidas nessa ação estão diretamente ligadas aos estudantes de Educação Física e algumas de suas atribuições no ambiente escolar como, por exemplo, vivenciar as dificuldades e os aprendizados referentes à gestão de eventos no ambiente escolar. A comissão organizadora e os participantes estão de parabéns por toda a dedicação e entrega nos dias de jogos. Que venham mais edições do JIEF."

O evento reforçou o compromisso do curso em proporcionar experiências práticas de gestão deeventos esportivos, promovendo não apenas a competição, mas também o desenvolvimento de habilidades importantes para a futura atuação profissional dos estudantes alternando o protagonismo entre vivenciar as atividades enquanto atletas e também como membros da organização das modalidades.