II Seminário Integrado de Ensino-pesquisa-extensão: ginástica e atividades circenses na formação humana: retomando a alegria de aprender na escola.

23/02/2024 18h29 - Atualizado em 23/02/2024 às 19h27

O “II Seminário Integrado de Ensino-pesquisa-extensão: ginástica e atividades circenses na formação humana: retomando a alegria de aprender na escola”, está sendo desenvolvido na Atividade Curricular de Extensão (ACE I) no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFAL/Campus Arapiraca, coordenado pela profa. Joelma Albuquerque. O evento acontecerá entre os dias 11 e 14 de março de 2024, no semestre 2023.2.

Seu objetivo, é ampliar as referências dos participantes acerca das atividades circenses e sua relevância para a formação humana. Estas atividades são reconhecidas como aquelas que carregam em si o núcleo primordial da Ginástica - o lúdico, a alegria (Ayoub, 2003), dimensões humanas que historicamente foram apartadas da ginástica.

Por sua vez, a ginástica passou a assumir hegemonicamente um caráter meramente biológico para treino das capacidades físicas que atendam a ordem social capitalista, na qual os trabalhadores possam suportar graus crescentes de exploração de sua força de trabalho. Esse reducionismo impede que as pessoas possam usufruir das ricas possibilidades (lúdicas, estéticas, artísticas) que essas atividades proporcionam.

Frente a isto, o Seminário considera a ginástica enquanto atividade da cultura corporal (Coletivo de Autores, 1992) coletivamente desenvolvida e historicamente acumulada, que se tornou um conteúdo escolar clássico (na perspectiva histórico-crítica, Saviani, 2003). Na teórica Crítico-Superadora da Educação Física (Coletivo de Autores, 1992), a ginástica sintetiza e possibilita valiosas experiências humanas para quem a pratica. Neste sentido, articula-se a alegria de aprender (Snyders, 1988), sendo, portanto, a alegria de compreender, de descobrir, de decifrar a realidade e sobre ela atuar de forma consciente, atividade fundamental para a realização da humanidade em cada indivíduo singular (Saviani, 2003).

Sua construção está se dando por dentro da ACE 1- A ginástica Circense na Universidade e na Escola, junto aos estudantes organizados em comissões de inscrição/científica; comunicação; ornamentação, organização e infraestrutura; e oficinas. Além disso, os estudantes estão organizados em quatro grupos, elaborando apresentações artísticas de Ginástica para Todos, incluindo música, dança, ginástica e atividades circenses, as quais serão apresentadas como parte da programação.

O evento está cadastrado no SIGAA/UFAL, as inscrições são gratuitas, e haverá certificados
para os participantes. Na programação, haverá uma conferência de abertura (de forma
remota), apresentações artísticas com séries ginásticas, e oficinas de malabarismos com claves
e outros materiais, perna de pau, chapéu chinês, figuras e pirâmides humanas. Cada oficina
terá 20 vagas, e as inscrições serão organizadas junto aos professores envolvidos no projeto, e
os ministrantes são professores e profissionais das instituições parceiras.
O evento conta com a parceria do Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca; da Escola
Municipal de Circo Palhaço Biribinha em Arapiraca; do Curso de Licenciatura em Teatro da
UFAL; da Rede LEPEL de Grupos de Pesquisa; e do PIBID Educação Física do Campus Arapiraca.
Como atividade de extensão, o Seminário dialoga com outros setores da sociedade, e tem
como objetivos específicos:
 Promover a formação continuada de professores e profissionais da educação que
atuam nas redes de ensino básico e nas instituições parceiras, como parte de um
processo de construção de outra cultura escolar que valorize a alegria de aprender;
 Apresentar reflexões acerca da importância das atividades circenses como conteúdo
escolar para a formação humana em suas múltiplas dimensões;
 Ampliar e aprofundar o conhecimento de professores e estudantes acerca das
atividades circenses;
 Fortalecer os vínculos entre as instituições e os participantes;
 Divulgar o curso de Educação Física com os estudantes do Ensino Médio do IFAL
Arapiraca;
 Divulgar o relevante trabalho da escola Municipal de Circo de Arapiraca;
 Realizar um festival de ginástica e atividades circenses como forma de
apresentarnovas possibilidades de trato com o conhecimento da cultura corporal na
escola.

PROGRAMAÇÃO
Dia 12 de Março de 2024 - Terça-feira (On-line, Canal do Grupo LEPEL/UFAL no YouTube)

19:00h - Mesa se abertura. Saudações dos parceiros do evento: Representante Escola
Municipal de Circo Palhaço Biribinha (Coordenadora Helga Guedes); Representante Educação
Física do IFAL/Campus Arapiraca (Profa. Karinne Coelho); Representante do Curso de
Licenciatura em Educação Física Campus Arapiraca (Coordenador do curso - Prof. Ailton
Prates); Representante das atividades circenses do curso de Teatro da UFAL (Prof. Ivanildo

PIccolli) Coordenação de área do PIBID/Educação Física UFAL (Profa. Joelma Albuquerque);
Representante da Rede Lepel de Grupos de Pesquisa (Profa. Celi Taffarel).
19:30 - 20:30 - Conferência de Abertura - Ginástica e atividades circenses na formação
humana: retomando a alegria de aprender na escola, com o Prof. Nilo Silva Pereira Netto -
SEED/FAPI.
Dia 14 de Março de 2024 – Instituto Federal de Alagoas (Presencial, IFAL – Campus Arapiraca)
13:30 – Organização geral dos grupos para as apresentações artísticas.
14:00 – Apresentações artísticas.
14:30 – Organização dos grupos para as oficinas de atividades circenses.
15:00-16:30 – Oficinas (malabarismos, perna-de-pau, figuras acrobáticas).
16:40 - Encerramento.