Grupo LEPEL/UFAL/ARAPIRACA participa do I Seminário Nacional de Grupos de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer
Professoras e professores que compõem o Grupo LEPEL/UFAL/Arapiraca, participarão, entre os dias 20 a 23 de novembro de 2024, do I Seminário Nacional de Grupos de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer, a ocorrer no Instituto Anísio Teixeira, na cidade de Salvador-Bahia.
O evento, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como finalidade reunir para avaliar, disseminar, fortalecer a cooperação científica e acadêmica de 23 Grupos de Pesquisas localizados em Universidades Federais, Estaduais e Institutos Federais nas cinco regiões do Brasil - Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, no âmbito das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, tanto na Educação do Campo, quanto na Educação Física, esporte (cultura corporal) e lazer, com base no materialismo histórico dialético como teoria do conhecimento.
A REDE LEPEL de Grupos de Pesquisa, coordenada pela profa. Dra. Celi Nelza Zülke Taffarel (Visitante no curso de Licenciatura em Educação Física da UFAL/Campus Arapiraca e Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores – PPGEFOP/UFAL/Arapiraca, entre os anos de 2022-2024), está inserida no Programa de Pós-graduação em Educação da FACED/UFBA (Nota 6 na CAPES). O LEPEL- Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer da FACED/UFBA está cadastrado no Diretórios Nacional dos Grupos de Pesquisa do CNPq e na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do MCTI – PNIPE. Como polo irradiador da Rede, o Grupo LEPEL/UFBA realizou eventos anuais nos últimos 24 anos, até constituir a REDE NACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA que se reunirá em novembro de 2024 neste Seminário Nacional.
A necessidade de avalia e, disseminar a produção científica produzida no Programa de Pós-Graduação e articulada em 23 Grupos de Pesquisa é premente, necessária e vital para a continuidade dos avanços científicos. Já forma produzidas mais de 100 dissertações e teses, e agora se fez necessário avaliar para redimensionar a pesquisa matricial que articula investigações em quatro eixos: o trabalho pedagógico; a produção do conhecimento; a formação de professores e a política pública.
O grupo LEPEL/UFAL, registrado no diretório de Grupos do CNPq, tem três fases de existência: uma entre os anos 2000 e 2005 no Campus A.C. Simões (Maceió), sob a Coordenação da profa. Dra. Márcia Chaves-Gamboa, tendo como ênfase a pesquisa em Epistemologia da Educação Física, sob a coordenação geral do professor da Unicamp Silvio Sánchez Gamboa (Visitante na UFAL em 2003); uma intermediária, quando a Linha de Epistemologia da Educação Física (EPISTEF) passa a funcionar na UFBA; e a sua terceira e atual fase, iniciando suas atividades no Campus de Arapiraca em 2009, tendo registro oficial no CNPq em 2010, sob a coordenação da profa. Dra. Joelma de Oliveira Albuquerque. O grupo, que completará 25 anos em 2025, conta com a participação de diversos pesquisadores, e estará, na ocasião, representado pelo Prof. Dr. Ailton Cotrim Prates; pelas Profas. Dras. Carolina Nozella Gama (CEDU/UFAL/A. C. Simões); Joelma Albuquerque; e Márcia Chaves-Gamboa (Aposentada/UFAL/ A. C. Simões); além do Prof. Mestrando do PPGEFOP/UFAL/Arapiraca, Genivaldo Damasceno Júnior (Ex-Aluno do Curso de Educação Física da UFAL/Campus Arapiraca, e Professor efetivo da Escola Estadual Professora Maria Avelina do Carmo, situada na Cidade de Traipu, Sertão de Alagoas).
O evento possibilitará aos componentes da Rede a ampliação das referências teóricas sobre o trabalho pedagógico, a produção do conhecimento, a formação inicial e continuada de professores e as políticas públicas de Estado e Governos. Esta ampliação de conhecimentos científicos assimilados durante o evento poderá contribuir para novas alternativas nos campos de atuação dos profissionais da área, seja em termos de formação inicial, seja na formação continuada. Esta elevação da capacidade teórica, pela assimilação de conhecimentos científicos é crucial frente à realidade concreta que se apresenta na atualidade, tanto na formação quanto na atuação na área da Educação Física, Esporte e Lazer. No que diz respeito aos participantes de cursos e programas, o conteúdo a ser tratado poderá contribuir para a elaboração e execução de novos projetos de investigação integrados em rede, articulando extensão e ensino.
O evento é gratuito e terá transmissão on-line. Mais informações sobre a programação no site: https://www.redelepel.ufba.br/