Análise Estrutural - 2021.1
Analise_Estrutural_-_2021.1_assinado.pdf
Documento PDF (251.2KB)
Documento PDF (251.2KB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SUPERIORES – SECS/UFAL
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 80/2020-CONSUNI/UFAL
ANEXO II - PLANO DE ENSINO PARA COMPONENTES CURRICULARES/DISCIPLINAS
I – IDENTIFICAÇÃO
UNIDADE/ CAMPUS: ARAPIRACA
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: ANÁLISE ESTRUTURAL
CÓDIGO: AQTA134
PERÍODO LETIVO: 2021.1
COMPONENTE CURRICULAR:__________________________________________________
( X ) OBRIGATÓRIO
(
) ELETIVO
PRÉ-REQUISITO:
Não há pré-requisito
CO-REQUISITO:
Não há co-requisito
DOCENTE(S) RESPONSÁVEL(EIS):
GEILSON MÁRCIO ALBUQUERQUE
DE VASCONCELOS
CARGA HORÁRIA TOTAL:
CH TOTAL: 72h distribuídas em 15 semanas
Atividades teóricas síncronas: 4 horas semanais
Atividades teóricas assíncronas: 2 horas semanais
Atividades práticas assíncronas: 3 horas semanais
Teórica:
52
Prática: 20
II - EMENTA
Estudo dos princípios elementares da estática aplicados aos pontos materiais e corpos rígidos. Análise
de estruturas isostáticas planas: vigas, pórticos, treliça e arcos. Estudo das características geométricas
dos corpos. Estudos e compreensão dos esforços internos solicitantes das estruturas isostáticas.
Aplicação do comportamento da estrutura ao projeto arquitetônico.
III - OBJETIVOS
1) Analisar, compreender e determinar os modelos estruturais empregados no cotidiano, bem como,
as forças atuantes nas estruturas de uma maneira simples e lógica.
2) Compreender os tipos de carregamentos e apoios/suportes nas estruturais, assim, estudar a estática
dos Corpos Rígidos e suas propriedades geométricas.
3) Analisar, compreender e determinar os modelos e o comportamento das estruturas empregados no
cotidiano, bem como, determinar e traçar os esforços internos solicitantes das vigas, pórticos e
treliças.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 – Estudos dos elementos e formas fundamentais das estruturas;
2 – Estudo da estática: forças no plano e espaço, equilíbrio de um ponto material, resultante de uma
força e momento de uma força;
3 – Estudo das características geométricas das figuras planas;
4 – Estudo dos esforços internos nos elementos estruturais;
5 – Estudo das estruturas isostáticas planas: vigas, pórticos, treliça e arcos.
V - METODOLOGIA
A metodologia está embasada numa proposta de ensino remoto que utilizará os seguintes recursos:
web aulas, vídeo aulas, questionários on line, pesquisa web e elaboração de atividades/projetos com
possível publicação.
VI - PLATAFORMA/S ESCOLHIDA/S PARA AS ATIVIDADES ACADÊMICAS NÃO
PRESENCIAIS:
(Escolher uma ou mais plataforma/s de ensino a ser/serem usada/s pelo/a docente nas AANPs)
( X ) Ambiente Virtuais de Aprendizagem Institucionais (Moodle/SIGAA)
( ) Conferência Web - RNP
( X ) Google Meet
( X ) Zoom
( ) Google Classroom
( ) Site do docente
( ) Blog do docente
( X ) Outros: Youtube, sites institucionais e educacionais.
VII - FORMAS DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através de avaliação formativa, listas de exercícios, questionários on line e
apresentação de seminários.
As listas de exercícios e os seminários terão pesos juntos de 50 % na composição da média, e a
avaliação formativa comporá os outros 50% para compor a média bimestral.
VIII - CRONOGRAMA DO COMPONENTE CURRICULAR
SEMANA
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS
(Destacar quando se tratar de atividade síncrona)
1
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Apresentação geral da disciplina: ementa, objetivos, cronograma de
atividades, metodologia de avaliação.
Conceitos e princípios fundamentais da mecânica;
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Web aula sobre o formato e o planejamento da disciplina (plataforma RNP,
Google Meet ou Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Videoaula sobre tipos e importância das estruturas;
Atividade prática assíncrona:
- Questionário on line sobre tipos e importância das estruturas.
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Participação no questionário on line.
SEMANA 02:
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Forças atuantes no plano.
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Web aula sobre o conteúdo abordado (plataforma RNP, Google Meet ou
Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Videoaula sobre o conteúdo da semana (youtube);
Atividade prática assíncrona:
- Realização de exercícios para aprofundamento do conhecimento abortado;
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Realização e publicação no e-portfólio o resultado da atividade.
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Forças atuantes no plano. Resultante de forças.
SEMANA 03:
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Web aula sobre o conteúdo abordado com a realização de exercícios
(plataforma RNP, Google Meet ou Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Videoaula sobre o conteúdo da semana (youtube);
Atividade prática assíncrona:
- Realização de exercícios para aprofundamento do conhecimento abortado;
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Realização e publicação no e-portfólio o resultado da atividade.
SEMANA 04:
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Equilíbrio de um ponto material no plano.
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Web aula sobre o conteúdo abordado com a realização de exercícios
(plataforma RNP, Google Meet ou Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Videoaula sobre o conteúdo da semana (youtube);
Atividade prática assíncrona:
- Realização e publicação no e-portfólio o resultado da atividade.
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Realização e publicação no e-portfólio do resultado das questões.
SEMANA 05:
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Forças atuantes e equilíbrio de um ponto material no espaço.
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Web aula sobre o conteúdo abordado com a realização de exercícios
(plataforma RNP, Google Meet ou Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Videoaula sobre o conteúdo da semana (youtube);
Atividade prática assíncrona:
- Realização de exercícios para aprofundamento do conhecimento abortado;
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Realização e publicação no e-portfólio o resultado da atividade.
- Realização da 1ª Avaliação de aprendizagem.
SEMANA 06:
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Momento de uma força
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Web aula sobre o conteúdo abordado com a realização de exercícios
(plataforma RNP, Google Meet ou Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Videoaula sobre o conteúdo da semana (youtube);
Atividade prática assíncrona:
- Realização de exercícios para aprofundamento do conhecimento abortado;
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Realização e publicação no e-portfólio o resultado da atividade.
SEMANA 07:
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Propriedades Geométricas: centro de gravidade
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Web aula sobre o conteúdo abordado com a realização de exercícios
(plataforma RNP, Google Meet ou Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Videoaula sobre o conteúdo da semana (youtube);
Atividade prática assíncrona:
- Realização de exercícios para aprofundamento do conhecimento abortado;
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Realização e publicação no e-portfólio o resultado da atividade.
SEMANA 8:
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Propriedades Geométricas: momento de inércia
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Web aula sobre o conteúdo abordado com a realização de exercícios
(plataforma RNP, Google Meet ou Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Videoaula sobre o conteúdo da semana (youtube);
Atividade prática assíncrona:
- Realização de exercícios para aprofundamento do conhecimento abortado;
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Realização e publicação no e-portfólio o resultado da atividade.
SEMANA 9:
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Esforços internos nas estruturas
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Web aula sobre o conteúdo abordado com a realização de exercícios
(plataforma RNP, Google Meet ou Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Videoaula sobre o conteúdo da semana (youtube);
Atividade prática assíncrona:
- Realização de exercícios para aprofundamento do conhecimento abortado;
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Realização e publicação no e-portfólio o resultado da atividade.
SEMANA 10:
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Esforços internos nas estruturas
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Web aula sobre o conteúdo abordado com a realização de exercícios
(plataforma RNP, Google Meet ou Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Videoaula sobre o conteúdo da semana (youtube);
Atividade prática assíncrona:
- Realização de exercícios para aprofundamento do conhecimento abortado;
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Realização e publicação no e-portfólio o resultado da atividade.
SEMANA 11:
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Diagrama de Esforços Internos em vigas
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Web aula sobre o conteúdo abordado com a realização de exercícios
(plataforma RNP, Google Meet ou Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Videoaula sobre o conteúdo da semana (youtube);
Atividade prática assíncrona:
- Realização de exercícios para aprofundamento do conhecimento abortado;
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Realização e publicação no e-portfólio o resultado da atividade.
SEMANA 12:
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Estudo das treliças planas.
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Web aula sobre o conteúdo abordado com a realização de exercícios
(plataforma RNP, Google Meet ou Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Videoaula sobre o conteúdo da semana (youtube);
Atividade prática assíncrona:
- Realização de exercícios para aprofundamento do conhecimento abortado;
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Realização e publicação no e-portfólio do resultado das questões.
SEMANA 13:
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Estudo das treliças planas.
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Web aula sobre o conteúdo abordado com a realização de exercícios
(plataforma RNP, Google Meet ou Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Videoaula sobre o conteúdo da semana (youtube);
Atividade prática assíncrona:
- Realização de exercícios para aprofundamento do conhecimento abortado;
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Realização e publicação no e-portfólio do resultado das questões.
SEMANA 14:
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Esforços Internos Solicitantes, Estudo das treliças planas e espaciais,
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Apresentação de Seminário pelos alunos sobre o conteúdo tratado em sala
(plataforma RNP, Google Meet ou Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Pesquisas e elaboração do material a ser apresentado sobre o conteúdo;
Atividade prática :
- Realização do seminário com participação dos alunos;
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Realização e publicação no e-portfólio das vídeos alunas apresentadas.
SEMANA 15:
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Esforços Internos Solicitantes, Estudo das treliças planas e espaciais,
METODOLOGIA:
Atividades teóricas síncronas:
- Apresentação de Seminário pelos alunos sobre o conteúdo tratado em sala
(plataforma RNP, Google Meet ou Zoom);
Atividades teóricas assíncronas:
- Pesquisas e elaboração do material a ser apresentado sobre o conteúdo;
Atividade prática :
- Realização do seminário com participação dos alunos;
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
- Realização e publicação no e-portfólio das vídeos alunas apresentadas.
24/02/2022 – Reavaliação
03/03/2022 – Avalição Final
16
IX – REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
1. BEER, Ferdinand P. & JOHNSTON, E. Russell. Mecânica vetorial para
engenheiros: estática. 5 ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1994.
Disponível em 31/10/2020: https://pt.slideshare.net/andeersoncarv/mecnica-vetorial-paraengenheiros-esttica-7-edio-beer
2. HIBBELER, R. C. Estática: Mecânica para Engenharia. 10 ed. São Paulo:
Pearson Prentice-Hall, 2005.
Disponível em 31/10/2020:
https://www.academia.edu/28039972/MECANICA_PARA_ENGENHARIA_10a_EDI%C3%87%C3%83
O
3. REBELO, Yopanan C. P. A concepção estrutural e a Arquitetura. 6. ed. São
Paulo:
Zigurate Editora, 2000.
Disponível em 31/10/2020:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5444459/mod_resource/content/1/A_Concepcao_
Estrutural_e_a_Arquitetura_Y.pdf
COMPLEMENTARES:
1. HIBBELER, R. C. Estática: Mecânica para Engenharia. 12 ed. São Paulo:
Pearson Prentice-Hall, 2011.
2. MACHADO Jr., Eloy Ferraz. Introdução à Isostática. São Carlos: EESC-USP,
1999.
3. MERIAN, J. L.; KRAIGE, L. G. Mecânica Estática. 5. ed. LTC, 2004.
4. PARETO, Luis. Mecânica e cálculo de estruturas. Ed. Hemus, 2003.
5. VIEIRO, Edison Humberto. Isostática: passo a passo. Ed. EDUCS, 2005.
30/09/2021
_____________________________________________________________
Data de entrega do plano
30/09/2021
Data da aprovação no Colegiado
Assinatura dos docente/s responsável/eis
______________________________________________________
Assinatura do/a Coordenador/a do Curso