Projeto de Arquitetura 2 - 2020.1

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Plano de Ensino_Projeto de Arquitetura 2_2020.1.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SUPERIORES – SECS/UFAL
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 80/2020-CONSUNI/UFAL
ANEXO II - PLANO DE ENSINO PARA COMPONENTES CURRICULARES/DISCIPLINAS

I – IDENTIFICAÇÃO
UNIDADE/ CAMPUS: Arapiraca / Campus Arapiraca
CURSO: Arquitetura e Urbanismo
PERÍODO LETIVO: 2020-1

COMPONENTE CURRICULAR: AQTA066 - PROJETO DE ARQUITETURA 2
( x ) OBRIGATÓRIO

(

) ELETIVO

PRÉ-REQUISITO:
(Se houver)
Não se aplica
CO-REQUISITO:
(Se houver)
Não se aplica
DOCENTE(S) RESPONSÁVEL(EIS):
(Caso o componente curricular seja ofertado por mais de um/a docente, indicar o
nome do/a responsável pelo registro)

Simone Carnaúba Torres
Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte Gonçalves
CARGA HORÁRIA TOTAL: 100

Teórica: 30

CH

100
100

Prática: 70

II – EMENTA
Estudo, discussão e práticas de metodologias de projeto arquitetônico. Discussão das relações entre
os aspectos definidores do projeto: conceito, forma, função e programa. Desenvolvimento de
projetos de média complexidade em nível de estudos preliminares, com a aplicação dos conceitos de
acessibilidade espacial, conforto ambiental e eficiência energética. Desenvolvimento de projetos
com a utilização de circulação vertical e terrenos acidentados. Desenvolvimento de modelos
volumétricos tridimensionais. Visita a obras.
III – OBJETIVOS
Esta disciplina tem como objetivo dar continuidade ao conteúdo de Projeto de Arquitetura 1,
proporcionando ao discente o desenvolvimento da prática do processo de projetar em arquitetura, a
partir de elaboração de uma proposta de edificação escolar, enfocando os temas da adequação da
edificação às condições climáticas, acessibilidade espacial e sustentabilidade ambiental. Pretende-se
explorar o processo projetual como campo multidisciplinar.

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Abordagens pedagógicas e a importância da arquitetura escolar;
2. Princípios e estratégias bioclimáticas para o alcance de conforto ambiental em
edificações escolares;
3. Normas técnicas e o projeto de edificações escolares;
4. Desenvolvimento arquitetônico de uma instituição de desenvolvimento/educação
infantil
V – METODOLOGIA
Serão realizadas vídeo aulas, ao “vivo” e gravadas (atividades síncronas), para transmitir conteúdo
teórico referente aos procedimentos relacionados ao planejamento arquitetônico e discussões a
partir da indicação de textos complementares (atividades assíncronas) , como também, seminários
com participação dos discentes e profissionais da área de arquitetura escolar (atividades síncronas).
As aulas práticas serão fundamentadas no assessoramento aos trabalhos de desenvolvimento do
projeto de uma instituição de educação/desenvolvimento infantil , a partir de assessoramento remoto
(atividades síncronas). Os discentes deverão realizar a proposta em dupla.
Será realizado acompanhamento da assiduidade e produtividade dos alunos nos assessoramentos,
para avaliar o processo, como também, o julgamento de qualidades do projeto para avaliar o
produto.
VI - PLATAFORMA/S ESCOLHIDA/S PARA AS ATIVIDADES ACADÊMICAS NÃO
PRESENCIAIS:
(Escolher uma ou mais plataforma/s de ensino a ser/serem usada/s pelo/a docente nas AANPs)
( x ) Ambiente Virtuais de Aprendizagem Institucionais (Moodle/SIGAA)
( x ) Conferência Web - RNP
( x ) Google Meet
( ) Zoom
( ) Google Classroom
( ) Site do docente
( ) Blog do docente
( ) Outros:
VII - FORMAS DE AVALIAÇÃO
Duas avaliações bimestrais com peso oito (8), representadas pela entrega de trabalho em dupla
(produtos de cada unidade referente à proposta arquitetônica elaborada), somadas a duas notas
bimestrais de peso dois (2), com base na frequência, produtividade e evolução dos assessoramentos
individuais e práticas avaliativas solicitadas em cada unidade.
VIII - CRONOGRAMA DO COMPONENTE CURRICULAR
SEMANA

HORAS

1

2

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS
Aula 1 (24/02)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Apresentação Plano de Disciplina. Procedimentos básicos sobre o
processo projetual de escolas. Dinâmica: mindmeter (nuvem de palavras).
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada;
Leitura recomendada (atividade extra-classe).

2

Aula 2 (26/02)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Aspectos físicos do terreno. Indicação de diretrizes para seleção de terreno
para o projeto de Escolas.
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada;
Leitura recomendada (atividade extra-classe).

2

2

2

2

2

3

2

4

4

2

PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Apresentar seminário sobre tipologias escolares
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Arquitetura Escolar
Atividade Assíncrona:
Leitura recomendada: Texto 1
Vídeo recomendado
Aula 3 (03/03)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Normas para o desenvolvimento do Projeto: NBR 9050 e NBR9077
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada;
Aula 4 05/03)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Discussão teórica sobre arquitetura Escolar
Abordagens pedagógicas
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada;
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Arquitetura Escolar
Atividade Assíncrona:
Leitura recomendada: Texto 2
Vídeo recomendado
Aula 5 (10/03)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
A abordagem pedagógica e o seu reflexo no espaço escolar
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada;
(Profissionais convidados. Seminário)
Aula 6 (12/03)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
A abordagem pedagógica e o seu reflexo no espaço escolar
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada;
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Apresentação Pesquisa Tipológica – Seminário de discentes
Aula 7( 17/03)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
A criança e o espaço escolar (Seminário com profissionais)
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada;

5

4

Aula 8 (19/03 )
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada (Assessoramento –
Discussão sobre o partido arquitetônico)

2

Aula 9 (24/03 )
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Ergonomia no ambiente escolar (Seminário com profissionais)
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada;

4

Aula 10 (26/03 )
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada (Assessoramento
– setorização)
Aula 11 (30/03 )
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada (Assessoramento
– setorização)
(02/04 ): FERIADO PAIXÃO DE CRISTO
Aula 13 (07/04 )
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Revisão sobre Bioclimatologia aplicada ao projeto arquitetônico
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada
Aula 14 (09/04 )
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada (Assessoramento :
volumetria).
Aula 15 (14/04 )
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada (Assessoramento :
volumetria).
Aula 16 (16/04 )
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Assessoramento Coletivo
(21/04): FERIADO TIRADENTES
Aula 18 (23/04)
CONTEÚDOS ABORDADOS:

6

2

7

4
2

4

8

2

4

9

2
4

10

2

4

11

2

4

12

2

4

13

2

4

Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada
(Assessoramento geral)
Aula 19 (28/04)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Banca de Projeto
Aula 20 (30/04 )
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada
(Assessoramento geral)
Aula 21 (05/05 )
Entrega ESTUDO PRELIMINAR (planta baixa, volume, relatório
técnico) – AB1
Aula 22 (07/05 )
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada
Assessoramento pranchas – estudo preliminar
Aula 23 (12/05 )
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada
Assessoramento pranchas – estudo preliminar
Aula 24 (14/05 )
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada
Assessoramento pranchas – estudo preliminar
Aula 25 (19/05)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada
Assessoramento pranchas – estudo preliminar
Aula 26 (21/05 )
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada

14

2

4

15

2
4

Assessoramento pranchas – estudo preliminar
Aula 27 (26/05)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Desenvolvimento de Estudo Preliminar de Instituição de
Desenvolvimento Infantil
METODOLOGIA
Atividade síncrona: Vídeo aula “ao vivo” e gravada
Assessoramento pranchas – estudo preliminar
Aula 28 ( 28/05)
Entrega ESTUDO ANTEPROJETO (planta baixa, cortes, fachadas,
volume) – AB2
02/06: ENTREGA PROJETO DE REAVALIAÇÃO
05/06: PROVA FINAL

IX – REFERÊNCIAS

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
NEUFERT, Ernst. Arte de projetar em arquitetura. 17. ed. renovada e ampl.
Barcelona: G. Gili, 2004.
PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espaços
interiores: um livro de consulta e referência para projetos. Barcelona: Gustavo Gili,
2002.
NEVES, Laert Pedreira. Adoção do partido na Arquitetura. Salvador: UFBA, 1998.
RIO, Vicente Del (org.) Arquitetura: pesquisa e projeto. São Paulo: ProEditores , 1998.
SILVA, Elvan. Uma introdução ao projeto arquitetônico. Porto Alegre: Editora da
UFRGS, 1991.
MAHFUZ, Edson. Ensaio sobre a razão compositiva. Porto Alegre: Sagra, 1992.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO. Arquiteturas do Mundo: grandes cidades sob o
olhar de grandes arquitetos, Edição 04, Ed. Abril. (vídeo).
ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO. Arquiteturas do Mundo: torres de hoje e amanhã,
Edição 05, Ed. Abril. (vídeo).
ASSOCIAÇÃO BRASIEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050:
Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro:
ABNT, 2015.
BITTENCOURT, L. S.; CANDIDO, C. Introdução à ventilação natural. Maceió:
EDUFAL, 2005.
BRANDÃO, Ludmila Lima. A casa subjetiva: matérias, afectos e espaços Domésticos.
Editora Perspectiva, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Elaboração de projetos de edificações escolares:
educação infantil / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Diretoria de Gestão,
Articulação e Projetos Educacionais. – Brasília : FNDE, 2017. 175 p. Disponível em:
http://www.mprj.mp.br/documents/20184/1232335/volume_2elaboracao_de_projetos_ed._
escolares_ed._infantil.pdf acesso em: fevereiro, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Mobiliário e equipamento escolar mobiliário e
equipamento escolar educação infantil. Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação, Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais. – Brasília : FNDE,
2017. . Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/proinfancia/areaspara-gestores/manuais/item/11466-volume-vii-mobili%C3%A1rio-e-equipamento-escolar
acesso em: fevereiro, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares
nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC,

SEB, 2010.Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12579:educacao-infantil acesso em:
fevereiro, 2021.
CUNHA, E. G. (Org.) Elementos de arquitetura de climatização natural: método
projetual buscando a eficiência energética nas edificações. Porto Alegre: Masquatro
Editora, 2006.
HERTZ, J. B. Ecotécnicas em Arquitetura: como projetar nos trópicos úmidos do Brasil.
São Paulo: Ed. Pioneira, 1998.
KOWALTOWS, Doris C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São
Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LABEEE/UFSC. Projeteee - Projetando edificações energeticamente eficientes. MMA
Brasil. 2020 disponível em: http://projeteee.mma.gov.br acesso em: outubro, 2020.
LAMBERTS, Roberto; DUTRA, Luciano; PEREIRA, Fernando O. R. Eficiência
Energética na Arquitetura. 3. Ed. PROCEL, 2013. Disponível em:
http://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/apostilas/eficiencia_energética_na_arquitetura.
pdf
NESBITT, Kate (org). Uma nova agenda para a Arquitetura. Cosacnaify, 2006.
ODEBRECHT, Silvia. Projeto Arquitetônico: conteúdos técnicos básicos. São Paulo:
Editora Edifurb.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Orientações curriculares para a
educação infantil da rede municipal de Maceió / Secretaria Municipal de Educação. –
Maceió: EDUFAL, 2015. 271 p. Disponível em:
http://www.maceio.al.gov.br/wpcontent/uploads/allansecom/documento/2015/10/Orienta%
C3%A7%C3%B5es-Curriculares.pdf acesso em: fevereiro, 2021.
SILVA, Mauri Luiz da. Luz, lâmpadas & iluminação. 3. Ed. Rio de Janeiro: Ciência
Moderna, 2004.

08/02/2021
Data de entrega do plano

____/____/____
Data da aprovação no Colegiado

Assinatura dos docente/s responsável/eis

______________________________________________________
Assinatura do/a Coordenador/a do Curso