Fundamentos do Cálculo - 2020.1

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Plano de Ensino_Fundamentos do Cálculo_2020.1.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SUPERIORES – SECS/UFAL
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 80/2020-CONSUNI/UFAL
ANEXO II - PLANO DE ENSINO PARA COMPONENTES CURRICULARES/DISCIPLINAS
I – IDENTIFICAÇÃO
UNIDADE/ CAMPUS: Campus Arapiraca - Arapiraca
CURSO: Arquitetura e Urbanismo
PERÍODO LETIVO: 2020.1
COMPONENTE CURRICULAR: Fundamentos do Cálculo - AQTA127
( X ) OBRIGATÓRIO
PRÉ-REQUISITO:
(Se houver)

(

) ELETIVO

CO-REQUISITO:
(Se houver)
DOCENTE(S) RESPONSÁVEL(EIS):
(Caso o componente curricular seja ofertado por mais de um/a docente, indicar o nome do/a
responsável pelo registro)

CH

LUCAS MACIEL MUNIZ

72 h

CARGA HORÁRIA TOTAL:

Teórica:

72 h

Prática: 0

II - EMENTA
Estudo de funções e gráficos. Limite e continuidade. Derivada. Técnicas de construção de gráficos. Integração e a
integral definida. Cálculo de áreas e volumes. Aplicação de problemas aplicados à arquitetura
III - OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático, favorecendo a interdisciplinaridade.
OBJETIVO ESPECÍFICOS
Possibilitar a capacidade de correlação de conhecimentos teóricos com situações práticas através das
funções, com a elaboração de tabelas e gráficos.
Estimular a curiosidade e a criatividade do aluno para que possa utilizar os conhecimentos adquiridos
para novas situações propostas.

Desenvolver nos alunos o hábito de estudo, rigor, precisão, clareza, perseverança.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I UNIDADE DIDÁTICA
• Revisão de conceitos básicos de matemática: Introdução estudo do cálculo
• Estudo de funções e gráficos; Representação de funções; Tipos de funções.
.
II UNIDADE DIDÁTICA
• Limites e derivadas; Conceito de limite; Conceito de Derivadas e regras de derivação.
• Integral; Conceito de integral; Regras de integração

V - METODOLOGIA
Expor aos alunos através de aulas expositivas e dialogadas, a teoria e a prática do conteúdo programático dos
fundamentos do cálculo, aplicando exemplos práticos, aliando a teoria à realidade, além de promover a participação
efetiva do aluno na construção e resolução de exercícios e construção de estudos de casos a partir de pesquisas
individuais. Para isso, teremos vídeo aulas, pesquisas na internet, uso de aplicativos e encontros virtuais.
VI - PLATAFORMA/S ESCOLHIDA/S PARA AS ATIVIDADES ACADÊMICAS NÃO PRESENCIAIS:
(Escolher uma ou mais plataforma/s de ensino a ser/serem usada/s pelo/a docente nas AANPs)
( x ) Ambiente Virtuais de Aprendizagem Institucionais (Moodle/SIGAA)
( ) Conferência Web - RNP
( x ) Google Meet
( ) Zoom
( ) Google Classroom
( ) Site do docente
( ) Blog do docente
( x ) Outros:
VII - FORMAS DE AVALIAÇÃO
A nota será composta por 20% entrega de atividades solicitadas e 80% avaliação (prova escrita síncrona pelo moodle
ou webnários)
VIII - CRONOGRAMA DO COMPONENTE CURRICULAR
SEMANA

1

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS

CONTEÚDOS ABORDADOS:
Revisão de conceitos básicos de matemática (Razão e proporção; Regra de três; Potenciação
e suas propriedades; Racionalização; Equação e Inequação)
METODOLOGIA:
Aula on-line (sincrônica 1,5h), vídeo aula (2h) e exercícios de fixação (assincrônica);
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
Apresentação de lista de exercício (aula assíncrona gravada 1,5h)

2

CONTEÚDOS ABORDADOS
Revisão de conceitos básicos de matemática (Produtos notáveis; Fatoração; Divisão de
polinômios)
METODOLOGIA:

Aula on-line (sincrônica 1,5h), vídeo aula (2h) e exercícios de fixação (assincrônica);
PRÁTICAS AVALIATIVAS:
3

Apresentação de lista de exercício (aula assíncrona gravada 1,5h)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Estudo das Funções (Função do 1º grau; Gráficos)
METODOLOGIA:
Aula on-line (sincrônica 1,5h), vídeo aula (2h) e exercícios de fixação (assincrônica);
PRÁTICAS AVALIATIVAS:

4

Apresentação de lista de exercício (aula assíncrona gravada 1,5h)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Estudo das Funções (Função do 2º grau; Gráficos)
METODOLOGIA:
Aula on-line (sincrônica 1,5h), vídeo aula (2h) e exercícios de fixação (assincrônica);
PRÁTICAS AVALIATIVAS:

5

Apresentação de lista de exercício (aula assíncrona gravada 1,5h)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Estudo das Funções e seus gráficos (Aplicação na Arquitetura)
METODOLOGIA:
Aula on-line (sincrônica 1,5h), vídeo aula (2h) e exercícios de fixação (assincrônica);
PRÁTICAS AVALIATIVAS:

6

7

Apresentação de lista de exercício (aula assíncrona gravada 1,5h)
Primeira Avaliação formativa
METODOLOGIA:
A avaliação será feita em horário de aula com uma duração máxima de 120 minutos. As
câmeras precisam estar ligadas e os microfones desligados. O conteúdo será o assunto dado
desde o início do período (Unidade Didática 1)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Introdução ao Cálculo: Limites e suas propriedades
METODOLOGIA:
Aula on-line (sincrônica 1,5h), vídeo aula (2h) e exercícios de fixação (assincrônica);
PRÁTICAS AVALIATIVAS:

8

Apresentação de lista de exercício (aula assíncrona gravada 1,5h)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Derivadas e suas propriedades
METODOLOGIA:
Aula on-line (sincrônica 1,5h), vídeo aula (2h) e exercícios de fixação (assincrônica);
PRÁTICAS AVALIATIVAS:

Apresentação de lista de exercício (aula assíncrona gravada 1,5h)
9

CONTEÚDOS ABORDADOS:
Integrais e suas propriedades
METODOLOGIA:
Aula on-line (sincrônica 1,5h), vídeo aula (2h) e exercícios de fixação (assincrônica);
PRÁTICAS AVALIATIVAS:

10

Apresentação de lista de exercício (aula assíncrona gravada 1,5h)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Aplicação prática do cálculo na Arquitetura (Derivadas)
METODOLOGIA:
Aula on-line (sincrônica 1,5h), vídeo aula (2h) e exercícios de fixação (assincrônica);
PRÁTICAS AVALIATIVAS:

11

Apresentação de lista de exercício (aula assíncrona gravada 1,5h)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Aplicação prática do cálculo na Arquitetura (Derivadas e Integrais)
METODOLOGIA:
Aula on-line (sincrônica 1,5h), vídeo aula (2h) e exercícios de fixação (assincrônica);
PRÁTICAS AVALIATIVAS:

12

Apresentação de lista de exercício (aula assíncrona gravada 1,5h)
CONTEÚDOS ABORDADOS:
Aplicação prática do cálculo na Arquitetura (Integrais)
METODOLOGIA:
Aula on-line (sincrônica 1,5h), vídeo aula (2h) e exercícios de fixação (assincrônica);
PRÁTICAS AVALIATIVAS:

13

Apresentação de lista de exercício (aula assíncrona gravada 1,5h)
Segunda Avaliação formativa

14

METODOLOGIA:
A avaliação será feita em horário de aula com uma duração máxima de 120 minutos. As
câmeras precisam estar ligadas e os microfones desligados O conteúdo será o assunto dado
desde Limites (Unidade Didática 2)
Reavaliação

15

METODOLOGIA:
A avaliação será feita em horário de aula com uma duração máxima de 120 minutos. As
câmeras precisam estar ligadas e os microfones desligados. Conteúdo referente a menor nota
Avaliação Final
METODOLOGIA:
A avaliação será feita em horário de aula com uma duração máxima de 120 minutos. As
câmeras precisam estar ligadas e os microfones desligados. Todo conteúdo dado

IX – REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
Bibliografia Básica
SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com Geometria Analítica. 2. ed. São Paulo: Makron
Books, 1994.
STEWART, J. Cálculo. v. 1, 4. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
THOMAS, G. B.; FINNEY, R.; WEIR, M. D. & GIORDANO, F. R. Cálculo. v.1. 10. Ed.
Prentice-Hall, 2002.
Bibliografia Complementar
Cálculo 1 – USP. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WgHUHPlJETs&list=PLAudUnJeNg4traiNyYCXE46L3qEZ2Nzx
AVILA, Geraldo. Introdução ao Cálculo. Ed. LTC, 1998.
AVILA, Geraldo. Cálculo: funções de uma variável. v.1, 7. ed. LTC, 2003.
AVILA, Geraldo. Cálculo: funções de uma variável. v.2, 7. ed. LTC, 2003.
ANTON, H. Cálculo, um novo horizonte. 6. ed. Porto Alegre: BookMan, 2000.

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Data de entrega do plano

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Data da aprovação no Colegiado

Assinatura dos docente/s responsável/eis

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Assinatura do/a Coordenador/a do Curso