ACE 3 - 2020.1
Plano de Curso_ACE 3_2020.1.pdf
Documento PDF (687.6KB)
Documento PDF (687.6KB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SUPERIORES – SECS/UFAL
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 80/2020-CONSUNI/UFAL
ANEXO II - PLANO DE ENSINO PARA COMPONENTES CURRICULARES/DISCIPLINAS
I – IDENTIFICAÇÃO
UNIDADE/ CAMPUS: CAMPUS ARAPIRACA
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
PERÍODO LETIVO: 2020.1
COMPONENTE CURRICULAR: AQTA 137
( X ) OBRIGATÓRIO
(
) ELETIVO
PRÉ-REQUISITO: ACE 01
CO-REQUISITO: ACE 02
DOCENTE(S) RESPONSÁVEL(EIS):
Marcelo Karloni
CH SEMANAL
2 HORAS
CARGA HORÁRIA TOTAL:
36
Teórica:
- Prática: 36 horas Assessoramentos
(orientações e prática de produção do evento previsto para essa disciplina ao fim do semestre)
II - EMENTA
Planejamento, organização e execução do evento de conclusão das atividades de pesquisa e
intervenção executadas nas atividades curriculares de extensão 01 e 02. Exposição do processo
desenvolvido nas atividades curriculares de extensão 01 e 02. Contemplação dos eixos: meioambiente, etnicidade, direitos humanos, identidade cultural, patrimônio histórico e direito à
moradia. Avaliação da experiência.
III - OBJETIVOS
GERAL: Organizar e executar FÓRUM DE HABITAÇÃO SOCIAL na modalidade virtual integrando as
turmas do 4 e 2 períodos do curso de arquitetura e urbanismo em ação conjunta com secretaria de
desenvolvimento urbano e meio ambiente do município de Arapiraca
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Arquitetura, urbanismo e meio ambiente. Arquitetura, urbanismo e identidade cultural. Arquitetura,
urbanismo e patrimônio histórico. Arquitetura, urbanismo e intervenção urbana. Etnicidade.
Educação em direitos humanos
V - METODOLOGIA
Organização do fórum virtual a ser realizado ao fim do semestre 2020.1 contará com
assessoramento semanal pelo docente ministrante da disciplina por meio de tarefas
síncronas e assíncronas com vista a montagem da programação e divulgação do fórum.
VI - PLATAFORMA/S ESCOLHIDA/S PARA AS ATIVIDADES ACADÊMICAS NÃO PRESENCIAIS:
(Escolher uma ou mais plataforma/s de ensino a ser/serem usada/s pelo/a docente nas AANPs)
( x ) Ambiente Virtuais de Aprendizagem Institucionais (Moodle/SIGAA)
( x ) Conferência Web - RNP
( x ) Google Meet
( x ) Zoom
( x ) Google Classroom
( ) Site do docente
( ) Blog do docente
( x ) Outros: WHATS APP
VII - FORMAS DE AVALIAÇÃO
Nota será atribuída ao longo da participação das equipes de organização do fórum. Nota final será,
portanto, baseada na execução e na participação das ações de assessoramento ao longo da disciplina.
VIII - CRONOGRAMA DO COMPONENTE CURRICULAR
SEMANA
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS
(Destacar quando se tratar de atividade síncrona)
1
Apresentação do objetivo da disciplina e montagem das equipes de
organização.
2
Assessoramento com equipes organizadas no primeiro encontro
3
Assessoramento com equipes organizadas no primeiro encontro
4
Assessoramento com equipes organizadas no primeiro encontro
5
Assessoramento com equipes organizadas no primeiro encontro
6
Assessoramento com equipes organizadas no primeiro encontro
7
Assessoramento com equipes organizadas no primeiro encontro
8
Assessoramento com equipes organizadas no primeiro encontro
9
Assessoramento com equipes organizadas no primeiro encontro
10
Assessoramento com equipes organizadas no primeiro encontro
11
Fórum virtual - REALIZAÇÃO
12
Fórum virtual - REALIZAÇÃO
13
Fórum virtual - REALIZAÇÃO
14
Reavaliação
15
Prova final
IX – REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BELLO, Enzo, (Org). Ensaios críticos sobre cidadania e meio ambiente. Caxias do Sul, RS: EDUCS,
2012.
MAGNOLI, Demétrio. VÁRIOS AUTORES. História da paz. São Paulo: Contexto, 2008. (e-book).
MARCHIORI, Marlene. Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do
Sul, SP: Difusão Editora, 2010 (e-book).
RIBEIRO, Mara Rejane Alves Nunes.; RIBEIRO, Getúlio (org.). Educação em direitos humanos e
diversidade: diálogos interdisciplinares. Maceió: EDUFAL, 2012.
WILLIAMS, Robin. Design para quem não é design: noções básicas de planejamento visual. 2. ed.
São Paulo: Callis, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AMANAJÁS, Roberta; KLUG, Letícia. DIREITO À CIDADE, CIDADES PARA TODOS E ESTRUTURA
SOCIOCULTURAL URBANA In: A Nova Agenda Urbana e o Brasil: insumos para sua construção e
desafios a sua implementação. IPEA, 2018.
BRASIL. Congresso Nacional. Senado Federal. Coordenação de Relações Públicas. Manual de
organização de eventos do Senado Federal / Senado Federal, Coordenação de Relações Públicas. - 1. ed. -- Brasília: Senado Federal, 2013.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação.7 ed. Rio de Janeiro. Paz e terra,1983.
SILVA JÚNIOR, Silvio Nunes da. A produção de textos e o audiovisual: uma nova contribuição para
o ensino tradicional. CADERNO DISCENTE ESUDA Número temático: Debates sobre o
desenvolvimento humano Volume 2, Número, 1.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Relatório Final do 1º Fórum Popular da UFAL. Pró-reitoria
de extensão da UFAL. Maceió, 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Resolução n.04/2018-Consuni/UFAL. Regulamenta as
ações de extensão como componente curricular obrigatório nos projetos pedagógicos dos cursos de
graduação da UFAL. Pró-reitoria de extensão da UFAL. Maceió, 2018.
26/01/2021
Data de entrega do plano
____/____/____
_____________________________________________________________
Assinatura dos docente/s responsável/eis
______________________________________________________
Data da aprovação no Colegiado
Assinatura do/a Coordenador/a do Curso