Manual de submissão de ações de extensão

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                    | Submeter Propostas
Esta funcionalidade permite ao usuário realizar a submissão de propostas de ações de extensão.

| Índice
1. Submeter Propostas de Ação de Extensão
2. Submeter Proposta de Programa
3. Submeter Proposta de Curso
4. Submeter Proposta de Produto
5. Submeter Proposta de Projeto
6. Submeter Proposta de Evento

| Submeter Propostas de Ação de Extensão
Esta funcionalidade permite ao usuário realizar a submissão de propostas de ações de extensão. Um docente coordenador
de ação de extensão pode iniciar o cadastro de uma ação e não concluí-la, deixando o cadastro incompleto. Nesta operação,
o usuário poderá continuar o cadastro de onde havia parado.
Para utilizar esta funcionalidade, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Ações de Extensão Submeter
Proposta.

| Continuar Cadastro
Caso queira dar continuidade a um cadastro de uma proposta de extensão iniciado anteriormente,
clique no ícone

relacionado à ação desejada. (Figura 1)

Figura 1

Nesta tela será possível dar continuidade ao cadastro. (Figura 2)
Dependendo do tipo de ação escolhida no cadastro da proposta, os passos seguintes da operação podem se diferenciar um
dos outros. Os campos e funcionalidades presentes neste tutorial referem-se à operação Submeter Proposta de Produto.

Figura 2

| Remover Ação de Extensão
O sistema possibilita que o usuário remova uma proposta de ação de extensão. Para isso, será preciso clicar no ícone
. Desta
forma, serão exibidos os Dados da Ação de Extensão cadastrada. Para concluir a exclusão da ação, clique em Confirmar
Remoção. (Figura 3)

Figura 3

Em seguida, será exibida uma mensagem de sucesso sobre a remoção, acompanhada da lista de ações cadastradas no sistema.
(Figura 4)

Figura 4

| Submeter Proposta de Programa
O usuário poderá acessar o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Ações de Extensão Submeter Proposta. Seleci
one a opção Programa na tela Selecione o Tipo de Ação. (Figura 5)

Figura 5

Preencha os campos indicados para submeter a proposta de um programa e clique em Avançar (Figura 6)

Figura 6

Na tela Dados Adicionais do Programa, defina os campos indicados e clique em Avançar. (Figura 7)

Figura 7

Na tela Buscar por ações de extensão, o usuário poderá buscar por ações de extensão e vinculá-las ao programa, para isso
deve digitar o nome da ação desejada e clicar em buscar. Selecione a ação clicando no ícone Vincular Ação de Extensão e
depois clique em Avançar. (Figura 8)

Figura 8

Na próxima tela, o sistema apresentará quatro abas: Docente, Servidor, Discente e Participante Externo. Na aba Docente o
usuário deverá definir os parâmetros indicados e clicar em Adicionar Membro. (Figura 9) Os membros adicionados serão
listados na seção Membros da Equipe da Ação de Extensão.
Nas abas Servidor e Discente, os parâmetros são preenchidos da mesma forma que a aba Docente

Figura 9

Preencha os dados da aba Participante Externo, definindo os dados indicados, depois clique em avançar. (Figura 10)

Figura 10

Caso queira excluir algum membro adicionado, clique no ícone
. O sistema apresentará uma tela com a seguinte
mensagem: Deseja Remover Este Membro da Equipe de Ação de Extensão?, clique em Ok para confirmar a ação e logo
depois o sistema informará que

.

Nesta tela, o usuário deverá listar os objetivos e resultados esperados do programa. Para cadastrar um novo objetivo, clique em
Cadastrar Objetivo. (Figura 11)

Figura 11

Para adicionar um novo objetivo, defina os parâmetros indicados. Em seguida, clique em Voltar e na tela Lista de Objetivos e
Resultados Esperados Cadastrados (Figura 10) clique em Avançar.(Figura 12)

Figura 12
Caso deseje adicionar um membro, clique em Adicionar Membro, o sistema listará o membro na seção Membro Projeto,
assim como mostra a tela acima. O usuário deverá clicar em Adicionar Atividade para adicionar a atividade desejada. O
sistema listará a atividade no tópico Atividades Cadastradas.

Na tela despesas, o usuário poderá selecionar o elemento de despesa, definindo os parâmetros indicados e clicar em adicionar
despesa. (Figura 13)

Figura 13
É essencial que o usuário observe o catálogo de materiais do sistema e verifique se o material a ser adicionado encontra-se
licitado em um pregão. Caso esteja, marque a opção Este material está licitado. Clique no link Clique aqui para consultar
para consultar o material.

Caso queira excluir um elemento de despesa adicionado, clique no ícone

. O sistema apresentará uma tela com a

seguinte mensagem: Deseja Remover Esta Despesa?, clique em Ok para confirmar a ação e logo depois o sistema
informará que

.

Defina como será consolidado o orçamento da ação, escolhendo entre Fundação ou Outros(Externo) e depois clicar em
avançar. (Figura 14)

Figura 14

Nesta tela o usuário deverá anexar um arquivo a ação, caso seja necessário. Deverá informar a Descrição do Arquivo,
selecionar o arquivo desejado e clicar em Anexar Arquivo. Após anexar o arquivo clique em Avançar. (Figura 13)

Figura 13

O usuário poderá anexar fotos a proposta de ação de extensão. Para realizar esta operação informe a descrição do Arquivo,
selecione a imagem desejada e clique em Anexar Foto. Após anexar a imagem clique em Avançar. (Figura 15)

Figura 15

Caso deseje gravar a proposta e submeter posteriormente, clique em Gravar (Rascunho). Esta opção permitirá alterações nos
dados da proposta até que a mesma seja submetida. Caso deseje submeter a proposta do programa criado clique em Submeter
à Aprovação. O sistema exibirá a mensagem Ação Submetida a Aprovação dos Departamentos Envolvidos (Figura 16)

Figura 16

| Submeter Proposta de Curso
O usuário poderá acessar o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Ações de Extensão Submeter Proposta, seleci

onar a opção para submeter uma nova proposta e na tela para selecionar o tipo da ação, escolher a opção Curso. Nesta tela
defina os parâmetros para submeter a proposta do evento e clique no botão Avançar. (Figura 17)

Figura 17

Na próxima tela (Figura 18). O usuário deverá informar os dados complementares do curso e em seguida clicar no botão Avançar
.

Figura 18

Será exibida a tela abaixo (Figura 19), onde o usuário poderá adicionar uma subatividade ao curso preenchendo todos os
parâmetros. Para confirmar a operação clique no botão Adicionar Subatividade e em seguida clique no botão Avançar.

Figura 19

Na próxima tela, o sistema apresentará quatro abas: Docente, Servidor, Discente e Participante Externo. Na aba Docente o
usuário deverá definir os parâmetros indicados e clicar em Adicionar Membro. (Figura 20) Os membros adicionados serão
listados na seção Membros da Equipe da Ação de Extensão.
Nas abas Servidor e Discente, os parâmetros são preenchidos da mesma forma que a aba Docente

Figura 20

Na aba Participante Externo, forneça os parâmetros indicados, clique em Adicionar Membro e em seguida clique em Avançar.
(Figura 21)

Figura 21

Caso queira excluir algum membro adicionado, clique no ícone
. O sistema apresentará uma tela com a seguinte
mensagem: Deseja Remover Este Membro da Equipe de Ação de Extensão?, clique em Ok para confirmar a ação e logo
depois o sistema informará que

.

Será exibida a tela você deverá selecionar o elemento de despesa, e preencher os campos de preenchimento obrigatório e
clicar em Avançar. Neste caso será selecionado o elemento Passagens. (Figura 22)

Figura 22

Caso queira excluir um elemento de despesa adicionado, clique no ícone
. O sistema apresentará uma tela com a
seguinte mensagem: Deseja Remover Esta Despesa?, clique em Ok para confirmar a ação e logo depois o sistema
informará que

.

Agora o usuário deverá definir como será consolidado o orçamento da ação, se pela Fundação ou Outros e em seguida clicar
em Avançar. (Figura 23)

Figura 23

Nesta tela o usuário deverá anexar um arquivo a ação, caso seja necessário. Deverá informar a Descrição do Arquivo,
selecionar o arquivo desejado e clicar em Anexar Arquivo. Após selecionar o arquivo clique em Avançar. (Figura 24)

Figura 24

O sistema exibirá uma tela de confirmação com o Resumo da Ação. Caso deseje gravar a proposta e submeter posteriormente,
clique em Gravar (Rascunho). Para submeter a proposta do curso criado, clique em Submeter à Aprovação, o sistema exibirá a
mensagem: Ação submetida à aprovação dos departamentos envolvidos. (Figura 25)

Figura 25

Caso deseje visualizar o arquivo anexado a proposta da ação de extensão, clique no ícone
. O sistema exibirá uma caixa
de download. Para confirma a operação clique em Ok e em seguida o sistema exibirá o arquivo.

| Submeter Proposta de Produto
O usuário poderá acessar o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Ações de Extensão Submeter Proposta,
selecionar a opção para submeter uma nova proposta e na tela para selecionar o tipo da ação, escolher a opção Produto.
Informe os dados indicados na figura e clique em Avançar. (Figura 26)

Figura 26
Caso deseje remover uma unidade já adicionada, o usuário deverá clicar no ícone . Logo a unidade será removida da Lista
de Outras Unidades Envolvidas.

Nesta tela o usuário deverá informar os dados complementares do produto. Preencha os campos indicados na figura e clique em
Avançar. (Figura 27)

Figura 27

Neste passo, é necessário que o usuário, caso queira, informe ações de extensão vinculadas à atividade que está sendo
cadastrada. Para isso, realize uma busca que ações filtrando o resultado na tela Busca por Ações de Extensão. Clique no
ícone

para vincular uma ação de extensão. (Figura 28)

Figura 28

Após selecionar a ação desejada, ela se apresentará automaticamente na Lista de ações vinculadas à proposta atual. Clique em
Avançar. (Figura 29)

Figura 29

Para remover alguma ação, clique no ícone

e a mesma será excluída da lista automaticamente.

Na tela Informar Membros da Equipe de Ação de Extensão, será necessário selecionar primeiramente a categoria do membro
para realizar a busca de acordo com critérios específicos. O usuário poderá optar pelas categorias Docente, Servidor Técnico
Administrativo, Discente ou Participante Externo. Nas categorias Docente, Servidor Técnico Administrativo e Discente, as
operações serão semelhantes. Selecione a categoria desejada, preencha os campos indicados e clique em Avançar. (Figura 30)

Figura 30

Se desejar remover um membro adicionado, clique no ícone
.Será exibida uma caixa de diálogo sobre a confirmação da
remoção, clique em Ok e será exibida a mensagem Operação realizada com sucesso!

será necessário registrar um Orçamento Detalhado sobre as despesas que serão necessárias para a ação de extensão.
Selecione o elemento de despesa entre os disponíveis no topo da tela e informe os dados necessários. De acordo com o
elemento escolhido, os critérios disponíveis serão diferenciados. Ao clicar em Diárias, Passagens, Pessoas Física e Pessoa
Jurídica, o usuário deverá informar a Discriminação, Quantidade e Valor Unitário. Para os ícones, Material de Consumo e E
quipamentos o usuário deverá fornecer a Discriminação, Quantidade, Valor Unitário e informar se Este Material está
Licitado. Após inserir os dados indicados, clique em Avançar. (Figura 31)

Figura 31
Se desejar remover uma despesas adicionada, clique no ícone .Será exibida uma caixa de diálogo sobre a confirmação da
remoção, clique em Ok e será exibida a mensagem Operação realizada com sucesso!

Na tela Consolidação do Orçamento Detalhado, o usuário deverá indicar como deverão ser divididas as despesas inseridas
anteriormente no cadastro. Caso a despesa seja dividida, será possível indicar o valor correspondente nos campos disponíveis,
de acordo com o critério do usuário. Clique em Avançar para continuar. (Figura 32)

Figura 32

Na tela Informe os Dados do Arquivo, você deve inserir o arquivo com a Proposta de Ação de Extensão. Durante o
procedimento, o usuário deverá fornecer a Descrição da proposta bem como inserir o Arquivo vinculado a solicitação. Para
inserir um arquivo, clique em Selecionar Arquivo e logo escolha qual documento deseja anexar. Então, clique em Anexar
Arquivo. Desta forma, uma mensagem de sucesso será exibida na tela confirmando a ação seguida pela inserção do documento
no cadastro. Clique em Avançar. (Figura 33)

Figura 33

Se desejar visualizar a proposta, clique no ícone
e uma caixa de diálogo será exibida sobre a abertura do arquivo ou a
realização de seu download. Clique em OK para confirmar e logo o documento poderá ser visualizado na tela. Caso queira
remover uma proposta de ação, clique no ícone
e uma caixa de diálogo será exibida sobre a remoção do arquivo. Caso
queira remover a proposta, clique em OK e uma mensagem de sucesso poderá ser visualizada.

Será exibida a tela Informe os Dados do Arquivo de Foto, O usuário deverá informar a Descrição da proposta bem como
inserir o Arquivo da Foto vinculado a solicitação. Para inserir um arquivo, clique em Selecionar Arquivo e logo escolha qual
documento deseja anexar. Então, clique em Anexar Foto. Desta forma, uma mensagem de sucesso será exibida na tela
confirmando a ação seguida pela inserção da foto no cadastro. Para prosseguir com o cadastro, clique em Avançar. (Figura 34)

Figura 34

Se desejar visualizar a foto, clique no ícone
e uma caixa de diálogo será exibida sobre a abertura do arquivo ou a
realização de seu download. Clique em OK para confirmar e logo o documento poderá ser visualizado na tela. Caso queira
remover uma proposta de ação, clique no ícone
e uma caixa de diálogo será exibida sobre a remoção do arquivo. Caso
queira remover a proposta, clique em OK e uma mensagem de sucesso poderá ser visualizada.

Será exibido o Resumo da Ação, apresentando as informações cadastradas pelo usuário. Para enviar a proposta à aprovação
dos departamentos envolvidos, clique em Submeter à aprovação. (Figura 35)

Figura 35

Caso o usuário deseje visualizar o arquivo anexado sobre a proposta da ação, deverá clicar no ícone
. Será exibida uma
caixa de diálogo sobre a abertura do arquivo ou a realização de seu download, como já abordado neste manual. Se desejar
apenas gravar a proposta, clique em Gravar (Rascunho).

| Submeter Proposta de Projeto
O usuário poderá acessar o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Ações de Extensão Submeter Proposta,
selecionar a opção para submeter uma nova proposta e na tela para selecionar o tipo da ação, escolher a opção Projeto. O
usuário deverá inserir os dados indicados e clicar em Avançar. Na tela Informe os Dados Gerais da Ação, preencha os dados

indicados e clique em Avançar.(Figura 36)

Figura 36

Nesta tela, selecione o Grupo de Pesquisa e Informe o Resumo , a Justificativa, a Metodologia e as Referências do
Projeto. (Figura 37)

Figura 37
Para inserir cada um dos parâmetros listados acima, o usuário deverá clicar nas abas referentes a essas funções.

Na tela Objetivos/Resultados Esperados, informe os dados indicados e clique em *Adicionar Objetivo ao Projeto. (Figura 38)

Figura 38
Para vincular uma atividade ao objetivo a ser adicionado, forneça a Descrição das Atividades, o Período da atividade e
clique em Vincular. O sistema listará as atividades vinculadas ao projeto assim como mostra a tela acima. Caso queira
remover uma atividade vinculada, clique no ícone

.

O sistema exibirá a tela contendo a Lista de Objetivos e Resultados Esperados Cadastrados. Clique em Avançar. (Figura 39)

Figura 39

Caso o usuário deseje alterar um objetivo cadastrado, clique no ícone
. O sistema exibirá uma tela com todos os dados da
tela preenchidos, nela clique em Alterar Objetivo para confirmar a operação. O sistema exibirá uma mensagem de
confirmando a ação, clique em Ok para confirmar. Caso queira excluir um objetivo cadastrado, clique no ícone

Será exibida a tela Informar Membros da Equipe de Ação de Extensão, nela usuário deverá definir os membros da ação de
extensão. O sistema apresentará quatro abas: Docente, Servidor, Discente e Participante Externo. Sendo as três primeiras
semelhantes a tela apresentada. Nela o usuário deverá definir os dados indicados e clicar em Adicionar Membro, o sistema
listará os membros adicionados na seção Membros da Equipe da Ação de Extensão. (Figura 40)

Figura 40

Caso o membro da ação de extensão seja um participante externo, selecione a aba Participante Externo, preencha os dados
indicados e clique em Adicionar Membro. Clique em Avançar. (Figura 41)

Figura 41

Para excluir algum membro adicionado, clique no ícone

, e confirme a ação na caixa de confirmação clicando em Ok.

Na tela Despesas, selecione o Elemento de Despesas, preencha os campos indicados e clique em Adicionar Despesa. Clique
em Avançar. (Figura 42)

Figura 42

Para excluir um elemento de despesa cadastrado, clique no ícone
em Ok.

, e confirme a ação na caixa de confirmação clicando

Nesta tela, o usuário deverá definir como será consolidado o orçamento da ação, se pela Fundação ou Outros (Externo). Clique
em Avançar. (Figura 43)

Figura 43

Caso deseje anexar um arquivo a ação, o usuário deverá informar a Descrição do arquivo e anexá-lo a proposta clicando em Sel
ecionar Arquivo. Para confirmar a operação, clique em Anexar Arquivo, será exibida a mensagem "Operação realizada com
sucesso!". O sistema exibirá o arquivo, na seção Lista de Arquivos Anexados com Sucesso. (Figura 44)

Figura 44

Para visualizar o arquivo anexado, clique no ícone
excluir o arquivo anexado, clique no ícone

. O sistema exibirá uma janela com o arquivo anexado. Caso deseje

, e confirme a ação na caixa de confirmação clicando em Ok.

Caso queira anexar uma foto a proposta, forneça a Descrição e anexe o Arquivo de Foto clicando em Selecionar Arquivo.
Para confirmar a operação, clique em Anexar Foto. Clique em Avançar para dar prosseguimento a ação. (Figura 45)

Figura 45

Será exibida a tela com o Resumo da Ação. Caso deseje gravar a proposta e submeter posteriormente, clique em Gravar
(Rascunho). Para submeter a proposta do projeto criado, clique em Submeter à Aprovação. (Figura 46)

Figura 46

Caso deseje visualizar o arquivo anexado a proposta da ação de extensão, clique no ícone
. O sistema exibirá a uma
caixa de download, o usuário poderá abrir ou fazer o download do arquivo. Para confirmar a operação, clique em OK e o
arquivo será exibido em seguida.

| Submeter Proposta de Evento
O usuário poderá acessar o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Ações de Extensão Submeter Proposta,
selecionar a opção para submeter uma nova proposta e na tela para selecionar o tipo da ação, escolher a opção Evento.
Preencha os campos indicados e clique em Avançar. (Figura 47)

Figura 48

Na tela Informe os Dados Complementares do Evento, preencha os dados indicados e clique em Avançar. (Figura 49)

Figura 49

Na tela Informe os Dados da Subatividade, preencha os seguintes dados e clique em Adicionar Subatividade. O sistema
recarregará a tela com a atividade adicionada. Clique em Avançar. (Figura 50)

Figura 50

Será exibida a tela Informar Membros da Equipe de Ação de Extensão, nela usuário deverá definir os membros da ação de
extensão. O sistema apresentará quatro abas: Docente, Servidor, Discente e Participante Externo. Sendo as três primeiras
semelhantes a tela apresentada. Nela o usuário deverá definir os dados indicados e clicar em Adicionar Membro, o sistema

listará os membros adicionados na seção Membros da Equipe da Ação de Extensão. (Figura 51)

Figura 51

Caso o membro da ação de extensão seja um participante externo, selecione a aba Participante Externo, preencha os dados
indicados e clique em Adicionar Membro. Clique em Avançar. (Figura 52)

Figura 52

Na tela Despesas, selecione o Elemento de Despesas, preencha os campos indicados e clique em Adicionar Despesa. Clique
em Avançar. (Figura 53)

Figura 53

Para excluir um elemento de despesa cadastrado, clique no ícone
em Ok.

, e confirme a ação na caixa de confirmação clicando

Nesta tela, o usuário deverá definir como será consolidado o orçamento da ação, se pela Fundação ou Outros (Externo). Clique
em Avançar. (Figura 54)

Figura 54

Caso deseje anexar um arquivo a ação, o usuário deverá informar a Descrição do arquivo e anexá-lo a proposta clicando em Sel
ecionar Arquivo. Para confirmar a operação, clique em Anexar Arquivo, será exibida a mensagem "Operação realizada com
sucesso!". O sistema exibirá o arquivo, na seção Lista de Arquivos Anexados com Sucesso. (Figura 55)

Figura 55

Para visualizar o arquivo anexado, clique no ícone
excluir o arquivo anexado, clique no ícone

. O sistema exibirá uma janela com o arquivo anexado. Caso deseje

, e confirme a ação na caixa de confirmação clicando em Ok.

Caso queira anexar uma foto a proposta, forneça a Descrição e anexe o Arquivo de Foto clicando em Selecionar Arquivo.
Para confirmar a operação, clique em Anexar Foto. Clique em Avançar para dar prosseguimento a ação. (Figura 56)

Figura 56

Será exibida a tela com o Resumo da Ação. Caso deseje gravar a proposta e submeter posteriormente, clique em Gravar
(Rascunho). Para submeter a proposta do projeto criado, clique em Submeter à Aprovação. (Figura 57)

Figura 57

Caso deseje visualizar o arquivo anexado a proposta da ação de extensão, clique no ícone
. O sistema exibirá a uma
caixa de download, o usuário poderá abrir ou fazer o download do arquivo. Para confirmar a operação, clique em OK e o
arquivo será exibido em seguida.

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