Ana Paula Solino Bastos

Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Formação inicial e continuada de professores pautada na perspectiva freireana; Reestruturação de Currículos Escolares baseados em Paulo Freire; Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais; Ensino de Ciências por Investigação nos Anos Iniciais; Processos de ensino e aprendizagem de Ciências baseados na perspectiva histórico-cultural.

Quadriênio

Produção mais relevante para o PPGEFOP

Quadriênio (2013-2016)

SOUSA, P. S.; BASTOS, A. P. S.; FIGUEIREDO, P.; GEHLEN, S. T. Tema Gerador e a Relação Universidade-Escola: Percepções de Professoras de Ciências de uma Escola Pública em Ilhéus, BA. Alexandria (UFSC), v. 9, p. 3-29, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p3/31783>

Quadriênio (2013-2016)

SOLINO, A. P.; GEHLEN, S. T. O papel da problematização freireana em aulas de ciências/física: articulações entre a abordagem temática freireana e o ensino de ciências por investigação. Ciência & Educação, v. 21, p. 911-930, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n4/1516-7313-ciedu-21-04-0911.pdf>

Quadriênio (2013-2016)

SOLINO, A. P.; GEHLEN, S. T. Abordagem temática freireana e o ensino de ciências por investigação: possíveis relações epistemológicas e pedagógicas. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 19, p. 141-162, 2014. Disponível em: < https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/100/71>

Quadriênio (2013-2016)

SOUSA, P. S.; SOLINO, A. P.; FIGUEIREDO, P.; GEHLEN, S. T. Investigação Temática no contexto do Ensino de Ciências: relações entre a Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador. Alexandria (UFSC), v. 7, p. 155-177, 2014. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38222/29123>