Manifesto de Solidariedade e Apoio ao Professor Diego de Oliveira Souza


01/02/2023 08h59

MANIFESTO DE SOLIDARIEDADE E APOIO AO

PROFESSOR DR. DIEGO DE OLIVEIRA SOUZA – UFAL/ARAPIRACA

 

Nós, professores/as, técnico-administrativos e estudantes do  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PPGEFOP UFAL/ARAPIRACA vimos através deste manifesto prestar nossa solidariedade e apoio incondicional ao professor Dr. DIEGO DE OLIVEIRA SOUZA, que no dia 27 de janeiro de 2023 sofreu situação desumana, com detenção, negação de comunicação e separação da família, sua esposa, filhos pequenos e sogra, no Aeroporto Benito Juárez, Cidade do México, sendo então deportado ao Brasil quando se dirigia a Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM) para estudos de Pós-Doutoramento financiados pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Este mal irreparável decorre da forma desumana como são tratadas as pessoas em espaços públicos regidos por diretrizes desumanas que precisam ser alteradas. Mobilização neste sentido estão ocorrendo no México.

O que almejamos é que o professor Dr. Diego de Oliveira Souza tenha o direito, com indenizações, de cumprir suas metas de pós-doutoramento na prestigiosa UACM.

 

PROFESSOR DR. DIEGO DE OLIVEIRA SOUZA – CONTE COM NOSSA SOLIDARIEDADE

POR RELAÇÕES INSTITUCIONAIS HUMANIZADAS.

 

Alagoas, 31 de janeiro de 2023.

 

Estudantes, Técnico-Administrativos e Docentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP).