Calouros de Medicina em Arapiraca passam por Cerimônia do Jaleco

Momento teve a participação de familiares e juramento para início da vida acadêmica
Por Manuella Soares - jornalista / Fotos Lucas Souza
26/08/2022 13h19 - Atualizado em 26/08/2022 às 13h25
Familiar veste jaleco na nova acadêmica de Medicina

Com simbolismos e muita emoção, alunos de Medicina do Campus Arapiraca da Ufal participaram da primeira Cerimônia do Jaleco. Tradicional em diversas instituições do Brasil e de outros países, a turma 9 planejou essa acolhida para os novos estudantes que agora fazem parte da 10ª turma do curso.

“A cerimônia foi realizada com o objetivo de dar as boas-vindas aos recém-aprovados e seus familiares, possibilitar a aproximação com o campus e o conhecimento sobre a história do curso”, destacou a estudante Beatriz Moura, que participou da recepção aos calouros, no último dia 18.

Participaram da mesa de abertura a coordenadora do curso, Francine Mendonça, a professora Myuki Yamashita, Antônio Carlos e Fernanda Bastos, presidente e vice do Centro Acadêmico de Medicina da Ufal Campus Arapiraca, respectivamente.

Os convidados falaram sobre a importância do cuidado com a saúde mental, a participação nos movimentos e decisões universitárias e a responsabilidade como estudante e futuro médico. No momento mais esperado, um representante da família veste o jaleco no estudante e celebra com esse gesto o início da jornada acadêmica.

Os novos acadêmicos de Medicina também realizaram um juramento para despertar suas responsabilidades:

“Juro pela minha vida e pela minha honra que vestirei esse jaleco como símbolo da dignidade, do respeito à vida humana e às normas de biossegurança, agindo em defesa da vida. Exercerei minhas atividades estudantis respeitando meus professores, os demais profissionais da faculdade, meus colegas de turma e meus futuros pacientes. Desenvolverei o raciocínio crítico à luz da ciência e me voltarei ao conhecimento, ao bem-estar da humanidade de forma ética e empática, valorizando a importância da universidade pública e sua interiorização no agreste alagoano. Manterei elevados os ideais da Medicina, para me tornar um profissional a serviço da população e da preservação da vida”, juraram diante de todos os presentes.