Grupo: Núcleo de Epidemiologia e Saúde Pública

Coordenador: Prof. Dr. Victor Santana Santos

Descrição do grupo:

O Núcleo de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, reúne pesquisadores nacionais e internacionais das variadas áreas do conhecimento com o objetivo de conduzir pesquisas científicas voltadas aos principais problemas de saúde da região e que por vezes são também os mesmos enfrentados em outras áreas do Brasil. O presente grupo se propõe a conduzir estudos epidemiológicos com intuito de identificar fatores de risco e os determinantes em saúde para o desenvolvimento de agravos e condições de saúde, examinar a acurácia dos testes e métodos diagnósticos, avaliar o impacto de ações de saúde, incluindo medidas preventivas e programas de saúde, realizar planejamento em saúde e traçar estratégias viáveis para a prevenção e controle das doenças transmissíveis, em especial as doenças tropicais negligenciadas), das doenças crônicas não-transmissíveis e outros agravos que possuem elevada carga sobre a população.