Orientações para Matrícula Acadêmica para 2022.1


12/07/2022 09h53

OFERTA ACADÊMICA PARA 2022.1 

(PRESENCIAL EM AGOSTO DE 2022)

Prezados e prezadas Estudantes,

Sejam bem vindos e bem vindas a mais um semestre na universidade pública, gratuita e socialmente referenciada. Estas são as orientações para a matrícula no semestre letivo 2022.1. Por favor, leiam atentamente as orientações antes de proceder com a matrícula. Esse semestre vocês farão a matrícula diretamente na sua área do SieWeb através do link: https://sistemas.ufal.br/academico/login.seam 

É importante que vocês leiam este documento integralmente antes de efetuar a matrícula, para que não cometam erros, e tenham que aguardar o reajuste para confirmá-la. A chamada “auto matrícula” requer atenção.

A maioria de vocês estará no fluxo individual, dada as mudanças na oferta devido ao período pandêmico. Assim, sigam as datas e tentem se matricular. No período do fluxo padrão; caso não consigam, aguardem o período do fluxo individual; caso não consigam NÃO mandem e-mail para a coordenação, pois nestes dois períodos o sistema fica fechado para a coordenação. Assim, quem não conseguir se matricular, deve aguardar o período de reajuste de matrícula, quando o sistema abre para que a coordenação os matricule diretamente.

Vejam as datas a seguir, observe o seu histórico analítico, e avalie qual é a sua situação, para que possa acessar o sistema dentro dos prazos estabelecidos. O calendário de matrícula para 2022.1 é o seguinte:

- De 5 a 9 de agosto matrícula para quem está no FLUXO PADRÃO. (A maioria não está neste fluxo devido às mudanças na oferta durante o período de ensino remoto).

OBS: Caso não consiga se matricular, tente no período do FLUXO INDIVIDUAL.

-  De 10 a 12 de agosto: matrícula para quem está no FLUXO INDIVIDUAL (a maioria de vocês). Neste caso, a orientação é que a/o estudante curse a disciplina do semestre mais antigo. Esta é a regra da UFAL, e a coordenação estará atenta a isso.

OBS: Caso não consiga se matricular, preencha o formulário de ajuste de matrícula marcando apenas as disciplinas que você não conseguiu se matricular, e nas datas destinadas ao ajuste, a sua matrícula será efetuada. Nesse período o sistema fica FECHADO para a coordenação, não adiantando mandar e-mail, pois não teremos como resolver, apenas no período de ajuste.

OBS 2: Os estudantes que são do PPC antigo e desejam se matricular em disciplinas do PPC novo, devem igualmente preencher o formulário de ajuste, porém a matrícula só será efetuada no PERÍODO DE VAGAS REMANESCENTES. Ressaltamos que antes do prazo estabelecido para matrícula em vagas remanescentes, o sistema fica fechado para a coordenação efetuar essa matrícula, devendo-se aguardar.

- De 15 a 17 de agosto: Ajustes de matrícula. Este se dará através do preenchimento do formulário on-line disponibilizado pela coordenação do curso. ATENÇÃO: acessem seu histórico, leiam este documento integralmente com cuidado, e só após isso, preencha o formulário.

OBS: a coordenação não fará matrícula fora dos prazos estabelecidos, e sem o preenchimento do formulário. O preenchimento do formulário não constitui matrícula automática, portanto, deve-se aguardar até que o procedimento de inserção seja realizado. O aluno deve acompanhar através do SIEWEB a sua matrícula.

- 18 a 20 de agosto: ocorrerá a matrícula em vagas remanescentes (Vagas não preenchidas durante todos os momentos anteriores. Estas geralmente são solicitadas por estudantes que são de outro PPC que não o vigente, ou por estudantes de outros cursos). Esta demanda deve ser solicitada no formulário de matrícula e o aluno deve sinalizar no espaço para “observações” e aguardar este prazo, pois o sistema fica fechado até início destas datas para a realização da matrícula.

- Entre os dias 15/08 e 15/09 é o período para requerer o trancamento de matrícula junto à coordenação de curso. A orientação para essa ação se encontra no final deste documento.

- Para matrícula vínculo (quem está apenas com o TCC para fazer ou concluir), deve-se encaminhar um e-mail com o título “Solicitação de matrícula vínculo”, e no corpo do e-mail, seu nome completo, número de matrícula, e nome do orientador, para o seguinte endereço: coordedfara21@gmail.com

Desta forma, pedimos a atenção para as seguintes orientações no processo de matrícula:

  • CLIQUE AQUI para ver a oferta para cada período. Leia atentamente antes de realizar sua matrícula.
  • Os alunos fora do fluxo padrão, em caso de choque de horários entre disciplinas, deverão matricular-se nas disciplinas dos períodos mais iniciais.
  • Atenção aos que irão se matricular nas disciplinas de SEMINÁRIO DE TCC: haverá uma turma para cada docente do curso, com nove vagas cada uma. Segue em anexo a legenda das turmas e professores correspondentes, assim como suas ementas, para que tomem conhecimento das linhas de orientação de cada um.
  • Haverá um formulário específico para o reajuste de matrícula que será disponibilizado pela coordenação do curso. Nele haverá opções correspondentes a cada período, de acordo com as tabelas deste documento. Neste formulário terá espaço para observações, utilize-o sempre que necessário, pois não haverá outro meio para tratar do assunto da matrícula.
  • Preencha APENAS o que você não conseguiu se matricular diretamente.
  • Reforçamos que o ajuste de matrícula será realizado estritamente mediante o preenchimento do formulário até o prazo que consta no calendário acadêmico não sendo aceitos formulários entregues após o prazo. Tampouco a coordenação reconhece qualquer atividade realizada em disciplinas sem que se esteja devidamente matriculado (com exceção para as duas primeiras semanas de aula quando os ajustes ainda estão sendo realizados).
  • Lembramos que a coordenação estará conferindo a matrícula de todos os estudantes uma a uma. Portanto, pedimos a colaboração e compreensão de todos e todas nas informações contidas neste documento.
  • Informamos ainda que os estudantes que desejam solicitar prorrogação de curso, reabertura de matrícula (destrancamento) ou rematrícula (desbloqueio), a solicitação deve ser realizada pelo aluno diretamente para a e-mail da coordenação do curso utilizando o formulário específico abaixo (atenção para os documentos que são necessários anexar às solicitações).

* Formulário Geral do DRCA para pedido de rematrícula (desbloqueio) ou prorrogação de curso:
https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-geral-drca/view

* Formulário de destrancamento para reabertura de curso:
https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-para-reabertura-de-matricula-drca/view

* Declaração de veracidade das informações e autenticidade dos documentos apresentados:
 https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/declaracao-de-veracidade-e-autenticidade-de-documentos-drca-2021.pdf/view

A coordenação do curso deseja um ótimo semestre de 2022.1 e informa que o colegiado do curso está envidando esforços para que tenhamos um semestre o mais organizado possível. Pedimos que colabore com este objetivo para que todos e todas possam aproveitar ao máximo as atividades ofertadas. Usem máscaras nas dependências da universidade, vacinem-se, e em caso de síndrome gripal, permaneça em isolamento, informando aos professores e coordenação de curso.

  

Profa. Dra. Joelma de Oliveira Albuquerque

Coordenadora do curso

Prof. Dr. Bruno Cleiton Macedo do Carmo

Vice-coordenador do curso